Cinco curiosidades sobre "Kill 'Em All", primeiro disco do Metallica, lançado há 40 anos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de julho de 2023
O Metallica é um dos maiores nomes da história da música pesada. O quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich está na ativa há décadas e lançou discos que continuam influentes até hoje. O primeiro desses discos é o excelente "Kill 'Em All", lançado há exatos 40 anos, em 25 de julho de 1983.
Metallica - Mais Novidades
Rápido, pesado e agressivo, "Kill 'Em All" apresentou ao mundo uma banda formada por quatro jovens com sangue nos olhos, espinhas em seus rostos e muito ódio acumulado. Músicas como "Hit The Lights", "The Four Horsemen", "Whiplash", "Phantom Lord" e "Seek & Destroy" mostraram ao mundo o estilo veloz e ofensivo que passou a ser conhecido como Thrash Metal.
A estreia do Metallica une elementos do Punk Rock e da New Wave Of British Heavy Metal, além de altas doses de rebeldia e fúria. A mistura explosiva de riffs cortantes, vocais rasgados, bateria veloz e linhas virtuosas de baixo chocou o mundo do Metal, que nunca mais foi o mesmo.
Não é exagero algum afirmar que "Kill 'Em All" mudou para sempre os rumos da música pesada. Foi a partir do debut do Metallica que o Thrash Metal se tornou um estilo popular em quase todos os lugares do Planeta Terra. E foi com "Kill 'Em All" que o Metallica começou a escrever uma história vitoriosa e duradoura.
Para celebrar os 40 anos de "Kill 'Em All", confira a seguir cinco curiosidades sobre esse trabalho histórico.
Como surgiu o nome "Kill 'Em All"?
O primeiro disco de estúdio do Metallica inicialmente se chamaria "Metal Up Your Ass", que em português significa "Metal no seu C*". O título foi vetado pela gravadoras por questões um pouco óbvias, o que deixou o baixista Cliff Burton enfurecido.
"Recebemos um telefonema de nosso empresário nos dizendo que metade das gravadoras não venderia o álbum se fosse chamado daquela forma, porque o nome era obsceno. Cliff disse: ‘Sabe de uma coisa? Que se f*da esses filhos da p***, cara, essas pessoas da gravadora. Devemos simplesmente matar todos eles’. Alguém, não me lembro quem, disse: ‘É isso! É assim que devemos chamar o álbum’", disse Kirk Hammett, em entrevista concedida à jornalista Jaan Uhelszki, que teve trechos publicados pela Far Out Magazine em 2008.
Scott Ian, do Anthrax, deu chilique ouvindo as músicas de "Kill 'Em All"
"Kill 'Em All" foi gravado em Nova York, estado natal de outra grande banda de Thrash Metal, o Anthrax, que desde sua fundação, conta com os serviços de Scott Ian. O carismático guitarrista conheceu o Metallica por intermédio de Jonny Zazula, fundador da Megaforce Records, gravadora que lançou os primeiros trabalhos do Metallica e do Anthrax.
Quando ouviu o Metallica pela primeira vez, Scott ficou impressionado e com ciúmes, como ele mesmo revelou em vídeo publicado no canal do Anthrax em maio de 2021.
"[Jonny] disse algo como, ‘Scott, eu tenho essa coisa, espere até você ouvir, vai explodir sua mente! Eu tenho essa demo [‘No Life ‘Til Leather’] dessa banda, de São Francisco, eles se chamam Metallica’. Então, ele colocou essa porra dessa fita (...). Eu fiquei estupefato, eu amei aquilo, e ao mesmo tempo eu estava com um ciúme louco", disse Scott, em transcrição do vídeo acima citado publicada pela Metal Hammer.
O guitarrista do Anthrax ficou desgraçado da cabeça quando Jonny revelou que iria gravar o álbum do Metallica antes que o do Anthrax.
"Quem são esses caras? Qual a idade deles? Jonny respondeu: ‘Eles são iguais a você, possuem a mesma idade’. Tudo sobre isso [a demo] era melhor do que onde estávamos como uma banda naquele ponto, você sabe, e Jonny, como o nosso cara, disse: ‘Estou trazendo-os de São Francisco para Nova York, e vamos colocá-los no estúdio, fazer um álbum e conseguir um contrato com uma gravadora!’. Minha reação foi: ‘O quê? E nós?’", relembrou Ian.
No final das contas, o primeiro disco do Metallica foi lançado alguns meses antes de "Fistful Of Metal", o debut do Anthrax, que chegou às lojas em janeiro de 1984.
Megatallica?
Conhecido por ser o líder do Megadeth, Dave Mustaine foi integrante do Metallica entre 1982 e 1983. Enquanto fez parte da banda, Mustaine participou da composição de quatro músicas que foram lançadas como faixas de "Kill 'Em All": "The Four Horsemen", "Jump In The Fire", "Phantom Lord" e "Metal Militia".
Embora tenha sido creditado como autor das citadas canções, Mustaine não gostou de ver suas obras no primeiro disco do Metallica. O cantor e compositor relembrou o incômodo durante participação no programa The Joe Rogan Experience.
"Eu fui direto para o Megadeth, mas na época eu estava tentando digerir tudo o que havia acontecido. O que mais me incomodou foi que eu tinha todas as minhas músicas que deixei pra trás. Eu disse: ‘Não usem minhas músicas’. E é claro que eles usaram. Eles usaram no primeiro disco, no segundo disco, há partes da minha música em uma música no terceiro disco".
Sweet Home San Francisco
Pode soar estranho, mas em "Kill 'Em All", há um trecho inspirado na introdução de "Sweet Home Alabama", música mais conhecida da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd. A referida passagem pode ser ouvida em "The Four Horsemen", música que Mustaine escreveu antes de entrar no Metallica.
"Um dia eu fui ensaiar com Cliff Burton e Lars disse: ‘Oh, porra, cara, nós temos que mudar essa parte’. Eu estava ouvindo Lynyrd Skynyrd no carro com Cliff e pensei: ‘OK, vou tocar Sweet Home Alabama, ele [Lars] nunca saberá’. Lars respondeu: ‘Porra, cara, essa é a melhor parte de todas’. E então eu disse: ‘Oh, meu Deus. Você está brincando, certo?’. Então, ‘Mechanix’ com ‘Sweet Home Alabama’ é o que agora conhecemos carinhosamente como ‘The Four Horsemen", declarou Mustaine à Rolling Stone.
Kirk gravou os solos de "Kill 'Em All" em menos de uma semana
O guitarrista Kirk Hammett foi escolhido como o substituto de Dave Mustaine. Vindo do Exodus, Kirk teve pouco tempo para gravar os solos de "Kill 'Em All".
"Tive talvez quatro ou cinco dias para fazer todos os meus solos. Lembro-me de pensar: há 10 ou 12 músicas neste álbum, o que significa duas por dia. Tive que lançar um solo, não pensar muito sobre isso e seguir em frente", contou Kirk em entrevista concedida à Guitar World.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Kill 'Em All", é hora de apertar o play e curtir essa obra-prima do Thrash Metal. Aumente o som e boa diversão!
Álbum: "Kill 'Em All"
Banda: Metallica (EUA)
Data de lançamento: 25 de julho de 1983
"Hit The Lights"
"The Four Horsemen"
"Motorbreath"
"Jump In The Fire"
"(Anesthesia) Pulling Teeth"
"Whiplash"
"Phantom Lord"
"No Remorse"
"Seek & Destroy"
"Metal Militia"
James Hetfield: guitarra/vocal
Kirk Hammett: guitarra
Cliff Burton: baixo
Lars Ulrich: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Wacken Open Air anuncia mais de 55 atrações confirmadas para 2026
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fã desembolsa quase meio milhão de reais por guitarra de Kirk Hammett (Metallica)
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
O maior solo de Kirk Hammett no Metallica, na visão do próprio guitarrista
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
O baterista que fez Lars Ulrich pensar em largar as baquetas
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


