Metallica: 1984, o ano da ascensão
Resenha - Ride The Lightning - Metallica
Por Arysson Gonçalves de Lima
Postado em 12 de novembro de 2012
Durante o início da década de 80, um novo estilo começou a se popularizar nos EUA, o designado Thrash Metal. Bandas do estilo surgiam em todo o país, mas em especial numa região chamada Bay Area, berço das principais bandas do estilo. Foi por lá onde surgiram nomes como EXODUS, MEGADETH, SLAYER, TESTAMENT, OVERKILL e talvez, a mais importante de todas, o Metallica, a época integrada por James Hetfield (vocais e guitarra base), Kirk Hammett (Guitarra solo), Lars Ulrich (Bateria) e Cliff Burton (Baixo). Após o bem sucedido lançamento do seu debut, Kill'Em All, em 1983, o Metallica foi tido como uma das bandas mais promissoras do estilo, e foi graças ao Ride The Lightning, álbum este que resenharei, os ajudou a capitanear o movimento, que outrora estava explodindo devido a outros grandes lançamentos de outras bandas, mas isso é assunto para outro dia.
O álbum se inicia com a pesadíssima Fight Fire With Fire, uma das melhores composições do Metallica e infelizmente esquecida pela banda. A música se inicia de forma bastante calma, com instrumentos de cordas em bela sincronia. Mas, ao terminar tudo isso, entra um Riff fortíssimo, acompanhado pela cozinha, que está absurdamente pesada. James tem um dos melhores vocais do Heavy Metal e demonstra isso aqui, numa interpretação ultra violenta. A letra é bem apocalíptica, e muito bem feita. Destaque para todos da banda, mas em especial para Lars Ulrich, que "joga duro" nessa faixa, e estava em seu melhor momento como baterista.
Logo após temos a excelente faixa título, que entra bem cadenciada no início, mas depois vai acelerando até se tornar um Thrash Metal de responsabilidade. Ótimos riffs de James Hetfield e solos memoráveis de Kirk Hammett, mas o destaque vai para Cliff Burton e suas linhas de baixo animalescas, um gênio que infelizmente morreu cedo, a história todos já sabem. Vale ressaltar que essa é uma composição de Dave Mustaine, ex-guitarrista da banda e atual Frontman do MEGADETH.
For Whom To Be Tolls é uma das canções mais conhecidas da banda e até um dia desses esteve presente no setlist dos shows (não sei exatamente se ainda a tocam.). A introdução da música é assustadora, com um sino apocalíptico dando sinais do que estará por vir. E logo após, um dos riffs mais bem feitos da carreira da banda, cortesia de James e Kirk. É uma faixa mais cadenciada, mas muito pesada e com outro grande desempenho de Cliff Burton. Um refrão bem convidativo, apesar da atmosfera sombria que a música passa.
Fade To Black é o ponto alto do disco para mim. É também a canção mais conhecida do álbum e até hoje segue como uma das mais populares da banda, sendo tocada ao vivo em shows. A música se inicia de forma bastante melancólica, com destaque para os vocais de Hetfield, os melhores em todo o álbum. Mas logo após a parte mais melancólica, entra um Riff bastante pesado, que dá uma nova forma a música, pesada ao extremo. O solo que Kirk Hammett faz nessa faixa é para mim um dos melhores da história, bastante tocante e cheio de Feeling. Algo que raramente encontramos em guitarristas mais novos... A música causou certa controvérsia na época, pois sua letra instigava suicídio. Mas isso não impede a faixa de ser disparada a melhor do disco.
Trapped Under Ice é um Thrash Metal empolgante e rápido, com destaque para Cliff e Lars. Uma boa letra e ótimos riffs e solos. Mas não acrescenta em nada o álbum, e embora seja uma ótima música, é a mais fraquinha do disco.
Escape é uma faixa com uma levada mais lenta, chegando a lembrar um Heavy Metal mais tradicional. É uma das melhores faixas do disco, porém esquecida pela banda. Não há um destaque único aqui, todos tem excelentes performances. A letra da música, pela minha interpretação, fala sobre o individualismo pessoal, de alguém que simplesmente quer viver sua vida sem ligar para opiniões de outras pessoas. Um grande refrão.
Creeping Death tem um riff pesadíssimo, Lars Ulrich toca com vontade a sua bateria. Hetfield chega ao nível máximo de insanidade com os seus vocais, Kirk Hammet faz solos bem inspirados e Cliff, bem, este aqui não é necessário descrever. Uma música poderosa resulta na mistura de todos esses elementos.
The Call Of Ktulu é uma composição de Dave Mustaine, mas que foi batizada por Cliff Burton, que era um grande fã de H.P Lovecraft. É uma das melhores músicas instrumentais de todos os tempos e a melhor do Metallica, batendo com facilidade a famigerada Orion. Todos os membros demonstram técnica, com grandes performances, mas o destaque mesmo fica por conta de Cliff. Como esse garoto tocava!! São 8:53 minutos de pura nostalgia, impossível não viajar ao escutar uma música dessas. Que encerra o álbum de forma mais que perfeita.
Ride The Lightning é considerado um dos clássicos insubstituíveis do Thrash Metal, e para alguns fãs (inclusive eu), o melhor da banda. O Metallica evoluiu bastante se comparado ao álbum anterior. As composições melhoraram drasticamente e a produção foi mais bem feita. A banda estava em ascensão com o lançamento do tal, mas só viria a deixar sua marca na história do Rock N' Roll com o lançamento seguinte, Master Of Puppets. Mas desde o início, a banda dava sinais de que seria lembrada por todos que curtem o estilo, e Ride The Lightning apenas provou isso.
Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
Metallica: Em 1984, o clássico Ride The Lightning
Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica
Os 40 anos de "Ride The Lightning", a segunda obra-prima do Metallica
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"


