Metallica: 1984, o ano da ascensão
Resenha - Ride The Lightning - Metallica
Por Arysson Gonçalves de Lima
Postado em 12 de novembro de 2012
Durante o início da década de 80, um novo estilo começou a se popularizar nos EUA, o designado Thrash Metal. Bandas do estilo surgiam em todo o país, mas em especial numa região chamada Bay Area, berço das principais bandas do estilo. Foi por lá onde surgiram nomes como EXODUS, MEGADETH, SLAYER, TESTAMENT, OVERKILL e talvez, a mais importante de todas, o Metallica, a época integrada por James Hetfield (vocais e guitarra base), Kirk Hammett (Guitarra solo), Lars Ulrich (Bateria) e Cliff Burton (Baixo). Após o bem sucedido lançamento do seu debut, Kill'Em All, em 1983, o Metallica foi tido como uma das bandas mais promissoras do estilo, e foi graças ao Ride The Lightning, álbum este que resenharei, os ajudou a capitanear o movimento, que outrora estava explodindo devido a outros grandes lançamentos de outras bandas, mas isso é assunto para outro dia.
O álbum se inicia com a pesadíssima Fight Fire With Fire, uma das melhores composições do Metallica e infelizmente esquecida pela banda. A música se inicia de forma bastante calma, com instrumentos de cordas em bela sincronia. Mas, ao terminar tudo isso, entra um Riff fortíssimo, acompanhado pela cozinha, que está absurdamente pesada. James tem um dos melhores vocais do Heavy Metal e demonstra isso aqui, numa interpretação ultra violenta. A letra é bem apocalíptica, e muito bem feita. Destaque para todos da banda, mas em especial para Lars Ulrich, que "joga duro" nessa faixa, e estava em seu melhor momento como baterista.
Logo após temos a excelente faixa título, que entra bem cadenciada no início, mas depois vai acelerando até se tornar um Thrash Metal de responsabilidade. Ótimos riffs de James Hetfield e solos memoráveis de Kirk Hammett, mas o destaque vai para Cliff Burton e suas linhas de baixo animalescas, um gênio que infelizmente morreu cedo, a história todos já sabem. Vale ressaltar que essa é uma composição de Dave Mustaine, ex-guitarrista da banda e atual Frontman do MEGADETH.
For Whom To Be Tolls é uma das canções mais conhecidas da banda e até um dia desses esteve presente no setlist dos shows (não sei exatamente se ainda a tocam.). A introdução da música é assustadora, com um sino apocalíptico dando sinais do que estará por vir. E logo após, um dos riffs mais bem feitos da carreira da banda, cortesia de James e Kirk. É uma faixa mais cadenciada, mas muito pesada e com outro grande desempenho de Cliff Burton. Um refrão bem convidativo, apesar da atmosfera sombria que a música passa.
Fade To Black é o ponto alto do disco para mim. É também a canção mais conhecida do álbum e até hoje segue como uma das mais populares da banda, sendo tocada ao vivo em shows. A música se inicia de forma bastante melancólica, com destaque para os vocais de Hetfield, os melhores em todo o álbum. Mas logo após a parte mais melancólica, entra um Riff bastante pesado, que dá uma nova forma a música, pesada ao extremo. O solo que Kirk Hammett faz nessa faixa é para mim um dos melhores da história, bastante tocante e cheio de Feeling. Algo que raramente encontramos em guitarristas mais novos... A música causou certa controvérsia na época, pois sua letra instigava suicídio. Mas isso não impede a faixa de ser disparada a melhor do disco.
Trapped Under Ice é um Thrash Metal empolgante e rápido, com destaque para Cliff e Lars. Uma boa letra e ótimos riffs e solos. Mas não acrescenta em nada o álbum, e embora seja uma ótima música, é a mais fraquinha do disco.
Escape é uma faixa com uma levada mais lenta, chegando a lembrar um Heavy Metal mais tradicional. É uma das melhores faixas do disco, porém esquecida pela banda. Não há um destaque único aqui, todos tem excelentes performances. A letra da música, pela minha interpretação, fala sobre o individualismo pessoal, de alguém que simplesmente quer viver sua vida sem ligar para opiniões de outras pessoas. Um grande refrão.
Creeping Death tem um riff pesadíssimo, Lars Ulrich toca com vontade a sua bateria. Hetfield chega ao nível máximo de insanidade com os seus vocais, Kirk Hammet faz solos bem inspirados e Cliff, bem, este aqui não é necessário descrever. Uma música poderosa resulta na mistura de todos esses elementos.
The Call Of Ktulu é uma composição de Dave Mustaine, mas que foi batizada por Cliff Burton, que era um grande fã de H.P Lovecraft. É uma das melhores músicas instrumentais de todos os tempos e a melhor do Metallica, batendo com facilidade a famigerada Orion. Todos os membros demonstram técnica, com grandes performances, mas o destaque mesmo fica por conta de Cliff. Como esse garoto tocava!! São 8:53 minutos de pura nostalgia, impossível não viajar ao escutar uma música dessas. Que encerra o álbum de forma mais que perfeita.
Ride The Lightning é considerado um dos clássicos insubstituíveis do Thrash Metal, e para alguns fãs (inclusive eu), o melhor da banda. O Metallica evoluiu bastante se comparado ao álbum anterior. As composições melhoraram drasticamente e a produção foi mais bem feita. A banda estava em ascensão com o lançamento do tal, mas só viria a deixar sua marca na história do Rock N' Roll com o lançamento seguinte, Master Of Puppets. Mas desde o início, a banda dava sinais de que seria lembrada por todos que curtem o estilo, e Ride The Lightning apenas provou isso.
Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) detalham álbum em parceria
Whitesnake anuncia relançamentos em vinil dos seus álbuns mais bem-sucedidos
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
Ouça "Run", nova música solo da vocalista Floor Jansen (Nightwish)

Metallica: Em 1984, o clássico Ride The Lightning
Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica
Os 40 anos de "Ride The Lightning", a segunda obra-prima do Metallica
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


