Metallica: 35 anos de um álbum que não envelhece nunca

Resenha - Ride The Lightning - Metallica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

10

O Metallica chocou o mundo em julho de 1983, quando lançou "Kill´Em All", registro inicial da banda californiana, que ajudou o mundo a conhecer o estilo violento que passou a ser conhecido como thrash metal. Após a repercussão extremamente positiva, se por um lado a banda apresentou um belo cartão de visitas, por outro, teria um grandioso desafio para o segundo disco: manter o alto nível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um ano e dois dias depois, em 27 de julho de 1984, a esperada sequência foi lançada com o nome de "Ride The Lightning". O nível não apenas foi mantido, como a banda mudou de patamar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A revolta que tornou "Kill´Em All" um sucesso foi lapidada, e o Metallica mostrou que sabia fazer barulho com qualidade. É nítido que a banda evoluiu de maneira assombrosa do primeiro para o segundo disco. As músicas ficaram mais maduras tanto musical quanto liricamente, tratando de temas mais sérios, como medo, suicídio e até mesmo a Bíblia. De fato, a banda mostrou que estava pronta para tomar o mundo de assalto, o que se confirmou no disco seguinte, "Master Of Puppets".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se a capa do primeiro registro já chamava a atenção, a de "Ride The Lightning" não ficou atrás. O título, uma expressão utilizada por presidiários para falar dos condenados à morte na cadeira elétrica, foi muito bem retratado na arte sombria e macabra da capa do álbum.

Logo de cara, "Fight Fire With Fire" mostra que o som da banda continuava extremamente rápido e pesado. Aliás, a faixa de abertura é um dos momentos mais brutais da carreira da banda. A faixa título é um pouco mais cadenciada, mas também bate forte. Vale ressaltar que Dave Mustaine participou de sua composição. Na sequência, um dos maiores sucessos da carreira do Metallica, "For Whom The Bell Tolls", com um show de Cliff Burton. Fechando o primeiro lado do disco, "Fade To Black", a primeira balada da banda, que fala sobre o suicídio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O lado B do disco se inicia com a rápida "Trapped Under Ice", seguida pela subestimada "Escape". As duas últimas músicas figuram entre as maiores obras já escritas pelo Metallica: a inesquecível "Creeping Death", que além de ótimos riffs, refrão forte e um solo marcante, fala sobre a passagem bíblica das pragas do Egito; já a instrumental "The Call of Ktulu" mostra todo o talento da banda, em uma instrumental sombria que faz referência ao romance " The Call of Cthulhu", escrito por H. P. Lovecraft, de quem Cliff Burton sempre foi fã.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se o Metallica se tornou um gigante da música pesada, muito desse processo se concentra em "Ride The Lightning", um disco que não envelhece nunca, e continua sendo referência para milhares de músicos e fãs do estilo.

Ano de lançamento: 1984

Formação:
James Hetfield - vocal/guitarra
Kirk Hammett - guitarra
Cliff Burton - baixo
Lars Ulrich - bateria

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Faixas

1 - "Fight Fire With Fire"
2 - "Ride The Lightning"
3 - "For Whom The Bell Tolls"
4 - "Fade To Black"
5 - "Trapped Under Ice"
6 - "Escape"
7 - "Creeping Death
8 - "The Call of Ktulu"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica

Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do MetallicaClássicos imortais
Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica

Metallica: Em 1984, o clássico Ride The LightningMetallica
Em 1984, o clássico Ride The Lightning

Metallica: 1984, o ano da ascensão

Metallica: Com Ride The Lightning, de promessa a realidade

Resenha - Ride The Lightning - Metallica

Metallica: Ride the Lightning, a virilidade do poeta

Metallica: Ride The Lightning, um clássico dos anos 80Metallica
"Ride The Lightning", um clássico dos anos 80


WhiFin Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336