Metallica: Em 1984, o clássico Ride The Lightning
Resenha - Ride The Lightning - Metallica
Por Thomas Engel
Postado em 17 de março de 2019
FIGHT FIRE WITH FIRE é a música que abre o disco, que começa com uma linha de violão dedilhada e relativamente calma, com um violão de 12 cordas acompanhando, mas logo depois entram as guitarras distorcidas e o riff rápido e violento de uma das músicas mais pesadas do Metallica.
RIDE THE LIGHTNING ja inicia com um riff em guitarras gêmeas, com o baixo mais visceral que ja escutei vindo do grandioso e eterno Cliff Burton. A música não traz toda a velocidade da anterior mas é super pesada e densa (como o Metallica viria a compor logo depois). Vale destacar o solo sensacional de Kirk e as cavalgadas fortes do James.
FROM WHOM THE BELL TOLLS é uma porrada na cara, os sinos no inicio te preparam pro soco que você vai tocar com o acorde estupidamente forte que sustenta o riff de baixo que mais parece uma guitarra extremamente distorcida (característica fundamental de Cliff Burton), a música é ainda mais cadenciada porém é a mais pesada do disco em termos de densidade e atmosfera. Ela também traz dois solos em guitarras gêmeas, mostrando que não é só o Kirk que sabe solar.
FADE TO BLACK é uma música já consagrada! sem dúvidas, junto de Master of Puppets e Seek and Destroy, é a música mais conhecida da banda na fase Cliff Burton. A canção traz uma letra melancólica que mostra desespero, agonia e descrença com a vida da parte do eu lírico (não se precipitem dizendo que a música incita o suicídio, como foi dito nos anos 80, ela apenas mostra um lado mais íntimo da banda). Seu riff de violão é até hoje carro chefe das rodinhas de violão. A música é marcada por uma transição entre momentos pesados e momentos calmos, que encerra em uma passagem pesada e muito melodica, com mais uma vez um riff em guitarras gêmeas (aos dotes do Iron Maiden, uma de suas maiores influências) seguido de um dos melhores solos ja tocados por Kirk Hammet.
TRAPPED UNDER ICE é, na humilde opinião desse jovem de 18 anos, a música mais subestimada do album, pois é uma porrada na fuça! é rápida, crua e pesada, como uma boa música de thrash metal tem que ser, feita para moshar e headbanguear sem medo de ser feliz. Não tem muito o que dizer, a crueza dessa bagaça fala por sí só.
ESCAPE mostra mais uma vez as guitarras dobradas da fonte Iron Maiden/Judas Priest/Thin Lizzy de inspiração. com uma linha vocal forte do James (que tava no auge da sua voz juvenil) sustentada por uma base que se resume na mizona (última corda para os leigos) sendo abafada, dando todo um peso único para a música. O refrão é um caso isolado, pois é um dos mais ricos melodicamente falando, seguido de um breakdown que eu duvido que você não teve vontade de banguear loucamente.
CREEPING DEATH é outra bicuda de coturno no estômago! só a introdução ja prepara para o que vai vir, que no caso é um riff veloz e desgraçado que acelera o batimento cardíaco e te da vontade de sair moshando enquanto o James canta e batendo cabeça na passagem entre a estrofe e o refrão, que mais uma vez mostra um auge melódico da banda, seguido de um solo rápido digno de um bom disco de thrash oitentista, tudo isso preparando você pro breakdown mais insano que essa banda ja criou, e até hoje é impossível o estádio inteiro não gritar em couro "DIE!" enquanto James canta.
THE CALL OF KTULU é um instrumental maravilhoso que mostra toda a influência que as bandas de rock progressivo tiveram na banda, e uma mostra do quão genial era Cliff Burton para criar melodias. A música não possui uma bateria constante, a variação rítmica é um ponto forte da música, que vai do violão clássico ao thrash metal veloz, passando pelo heavy metal mais melódico e tudo isso ligado pelas melhores transições do progressivo.
Na minha opinião, é o melhor do Metallica! Paulera do inicio ao fim! Se você não conhece thrash metal ou não conhece Metallica, esse disco é um ótimo ponto de partida! Com destaques para as músicas Fight Fire With Fire, Fade to Black, From Whom the Bell Tolls e Creeping Death.
METALLICA - Ride the LIghtning (1984)
gravadora: Elektra Records (EUA), Megaforce Records e Vertigo Records (ENG)
capa: AD Artists
produtor: Flemming Rasmussen
gênero: Thrash Metal
line up:
James Hetfield – guitarra e vocal
Lars Ulrich – bateria
Cliff Burton – baixo e backing vocal
Kirk Hammett – guitarra
tracklist:
Fight Fire With Fire
Ride the Lightning
For Whom the Bell Tolls
Fade to Black
Trapped Under Ice
Escape
Creeping Death
The Call of Ktulu (Instrumental)
Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Max Cavalera afirma que Donald Trump o fez reativar o Nailbomb
Por que o Children of Bodom adorava gravar covers improváveis, de Britney Spears a Kenny Loggins
Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica
Os 40 anos de "Ride The Lightning", a segunda obra-prima do Metallica
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted


