Resenha - Ride The Lightning - Metallica
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu sei que a primeira coisa que você pensou ao ver este review foi: "Só quero ver o que esta besta vai falar a respeito deste clássico do heavy metal..." Mexer no passado de uma das maiores bandas de metal da história não é coisa para os mais normais e reservados, mas como minha sanidade nunca foi muito boa mesmo, vamos a ele: o clássico álbum da cadeira elétrica.
Metallica - Mais Novidades
Eu só passei a ter contato com os primeiros álbuns do Metallica muito recentemente -calma, amigos headbangers! Já estou me corrigindo! Por isso mesmo, tive o desejo de fazer esse review.
Primeiro, não sou fanático ao ponto de dizer que o Metallica "salvou" o metal da degradação e da estagnação na época, como alguns costumam bradar. Que estagnação meu caro? Nos anos 80? Com centenas de bandas explodindo, criando e se expandindo a todo momento? Onde clássicos e mais clássicos do estilo foram lançados um atrás do outro?
O Metallica foi sim uma banda inovadora, uma das precursoras do thrash metal e que ajudou a espalhar e propagar o estilo, além de influenciar muitos outros grupos.
Além das clássicas, pesadas, muito bem construídas e com um talento muito grande de criação e execução em todos os elementos (guitarra,baixo,bateria e vocal) "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death", além da faixa título, "Ride The Lightning" mostra essa qualidade de todas as suas músicas. Classificar "Fade To Black" como balada ao meu ver é errôneo e superficial. A primeira música mais lenta e arrastada do grupo é uma pérola, com riffs, dedilhados, viradas, solos e cavalgadas geniais, além de James Hetfield mostrar como se faz uma música desse tipo com sentimento, emoção e agressividade ao mesmo tempo. Um grande clássico do metal. As mais rápidas (com uma veia "speed" bem aberta), agressivas e diretas "Fight Fire With Fire" e "Trapped Under Ice" têm todas essas características em comum e também refrões fortes e marcantes.
Comparando o James Hetfield atual com o da primeira fase, vê-se uma grande diferença. Nos primórdios era dono de uma voz mais melódica, rasgada e aguda, uma impostação bem diferente.
"Call of Ktulu", instrumental beirando os nove minutos, mostrava o lado ainda mais técnico e elaborado da banda, que seria adotado mais abertamente em "And Justice for All". "Ride The Lightning" mostra a verdadeira essência do Metallica. Mostra o que James Hetfield, Kirk Hammet, Cliff Burton e Lars Ulrich sabem (ou sabiam?) fazer de melhor: METAL... da melhor qualidade, o que todos nós gostamos de ouvir.
O disco tem o dom de encantar e conquistar metaleiros depois de muitos anos, como eu, que não conhecia o passado da banda e que não aprecio o presente. Se é isso que torna um álbum clássico e importante (a sua qualidade capaz de conquistar gerações e gerações de metaleiros), com certeza, "Ride The Lightning" é clássico com todas as letras.
Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A banda esquecida dos anos 60 que Phil Collins considera sua favorita de todos os tempos
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
Onde fica a Ilha do Norte cantada por Paulo Ricardo em "Revoluções por Minuto"
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Max Cavalera e o curioso motivo pelo qual ele usa apenas quatro cordas na guitarra
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas
Tensões internas e despedida amarga: Geddy Lee revela detalhes da turnê final do Rush
Metallica: Em 1984, o clássico Ride The Lightning
Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica
Os 40 anos de "Ride The Lightning", a segunda obra-prima do Metallica
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer



