Omfalos: Sonoridade inteligente e perturbadora
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Vitor Franceschini
Postado em 16 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Omfalos é fruto da parceria do guitarrista Thormianak (Miasthenia) e Misanthrope (Cabrunco). Confesso que me animei pelo projeto ao saber que derivava de algo do grande Miasthenia, talvez uma das maiores bandas de Black Metal do país.
E meu ânimo só aumentou depois que coloquei o álbum para rodar. A única surpresa ficou por conta da sonoridade do grupo fugir do Black Metal vanguardista feito pelo Miasthenia e focar mais seu trabalho em elementos mais contemporâneos do estilo mais malvado do Metal.
"Idiots Savants" já acerta de cara com o trabalho gráfico, que é simples, mas muito bem feito e fora dos padrões normais do estilo. O som pode ser definido como uma mistura de Anaal Nathrakh, principalmente pela leve acentuação Grind, e Dimmu Borgir, pelas melodias, arranjos e teclados, vide "Bipolar Affective Disorder Suite", o grande destaque do disco.
Outras características são as inclusões de elementos industriais que só contribuíram para a música do duo. Depois da tragicômica intro "Que Bonito Es Um Entierro", o massacre sonoro se inicia com a rápida e brutal "Drain The Air Out Of My Lungs", que ainda possui ótimos solos e uma pequena dose de melodia que não a deixa soar cansativa. Outro grande trunfo são que as faixas são diretas, até mesmo as mais trabalhadas, não deixando a coisa desandar e sem chances de irritar o ouvinte, o que é muito comum em bandas que mesclam diversas influências distintas.
"The Naked Lunch" parte para o Black Metal mais tradicional, com seus riffs gélidos e ríspidos de guitarras, mostrando as raízes de seus integrantes. A alternância de vocais rasgados com vozes agonizantes limpas (mais ou menos na linha de ICS Vortex, ex- Dimmu Borgir e Borknagar) também ficou muito boa.
"A Funeral Dirge For My Sanity" é outro destaque e a mais longa do trabalho. Seu clima agonizante se transformando em raiva em um ritmo cadenciado do meio pra frente só contribuiu para a temática da banda que foca, principalmente, perturbações humanas.
O Omfalos tem tudo para deixar de ser um projeto e é pioneiro no estilo no Brasil. Uma parceria que deu certo e mostra uma sonoridade inteligente, bem executada e principalmente perturbadora.
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Noel Gallagher elege a canção Pop perfeita; "é simplesmente incrível"
Aquiles Priester: os álbuns que marcaram o baterista
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



