Omfalos: Gana em não se limitar a absolutamente nada

Resenha - Idiots Savants - Omfalos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É sempre interessante observar os resultados da união de forças de alguns músicos em prol de um projeto que soe propositadamente distinto do oferecido por suas bandas principais... E este é o caso dos brasilienses Thormianak (Miasthenia) e Zé Misanthrope (Cabrunco), as mentes idealizadoras do Omfalos, que liberou há alguns meses “Idiots Savants”, um disco que se encaixa no segmento mais extremo do Heavy Metal, mas com muitas experimentações que lhe deram um tom bastante peculiar.
5000 acessosCristina Scabbia: "Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"5000 acessosFilhos de Rockstars: qualquer coincidência é semelhança

Apesar de, inicialmente, todo o experimentalismo de “Idiots Savants” induzir a um Omfalos um tanto quanto pretensioso, esta é uma conclusão precipitada e errônea. Algumas audições provarão que o processo de composição exigiu um grande planejamento aliado à fundamental e intensa exteriorização de sentimentos ao longo de seu amplo espectro musical, que passeia pelo Black Metal, Death, Doom, Industrial e Gótico, além da curiosa inserção outros elementos sonoros para uma melhor estruturação de climas.

Neste sentido, a bizarra e inesperada abertura “Que Bonito És um Entierro” (uma verdadeira homenagem à “Fando y Lis”, cultuado filme surrealista de Alejandro Jodorowsky) já anuncia que a audição será imprevisível. Ainda que o repertório seja bem diversificado e cada vez mais dramático – toda a influência doom fez de “Funeral Dirge For My Sanity" algo maravilhoso! –, é a riqueza dos arranjos de "Bipolar Affective Disorder Suite" que a eleva à posição de (quase) síntese do que é a proposta deste disco.

A abstração da imagem que ilustra “Idiots Savants” reflete toda a gana do Omfalos em não se limitar a absolutamente nada, e se muitos compreensivelmente acharem que os cerca de 25 minutos de audição sejam insuficientes, deve-se levar em conta que o objetivo aqui é simplesmente dar vazão à Arte propriamente dita, o que fatalmente se distinguirá do que encontramos por aí. Já com distribuição garantida em territórios europeu, nipônico e norte-americano, esta é uma obra interessantíssima e, como tal, altamente recomendável!

Contato: www.myspace.com/omfalossavants

Formação:
Zé Misanthrope - voz e samples
Thormianak - guitarras, baixo e teclado)
Dale Nixon - bateria (músico de estúdio)

Omfalos - Idiots Savants
(2011 / Equivokke Records – nacional)

01. Que Bonito És um Entierro
02. Drain The Air Out Of My Lungs
03. Sleep State Misperception
04. The Naked Lunch
05. Anonymous Hate Manifesto
06. Bipolar Affective Disorder Suite
07. A Funeral Dirge For My Sanity
08. The Desperate Ballad Of The Motherless Child
09. A Failed Experiment In Fitting Into This World

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos

841 acessosOmfalos: Banda vai muito além do Black Metal438 acessosOmfalos: Black metal bem variado e muito interessante449 acessosOmfalos: Deixem a função "repeat" do CD ativada213 acessosOmfalos: Sonoridade inteligente e perturbadora551 acessosOmfalos: Mais que Black Metal, uma "Ópera Extrema"370 acessosOmfalos: Entre melhores produções do Black Metal nacional1159 acessosOmfalos: Um black metal que não cultua o Belzebu

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Omfalos"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Omfalos"

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
"Símbolo sexual? fico surpresa com isto!"

Filhos de RockstarsFilhos de Rockstars
Qualquer coincidência é mera semelhança

RodolfoRodolfo
"O rock brasileiro entrou numa crise desde o começo dos anos 2000"

5000 acessosPoeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte5000 acessosKing Diamond: o "Rei Satânico"5000 acessosO lado escuro do rock: você acredita em magia negra?3403 acessosRock And Roll: os 10 músicos mais rebeldes de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal: Os melhores covers segundo a Metal Hammer5000 acessosMetal Hammer: os maiores hits do rock eleitos em votação

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online