Omfalos: Gana em não se limitar a absolutamente nada
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sempre interessante observar os resultados da união de forças de alguns músicos em prol de um projeto que soe propositadamente distinto do oferecido por suas bandas principais... E este é o caso dos brasilienses Thormianak (Miasthenia) e Zé Misanthrope (Cabrunco), as mentes idealizadoras do Omfalos, que liberou há alguns meses "Idiots Savants", um disco que se encaixa no segmento mais extremo do Heavy Metal, mas com muitas experimentações que lhe deram um tom bastante peculiar.
Apesar de, inicialmente, todo o experimentalismo de "Idiots Savants" induzir a um Omfalos um tanto quanto pretensioso, esta é uma conclusão precipitada e errônea. Algumas audições provarão que o processo de composição exigiu um grande planejamento aliado à fundamental e intensa exteriorização de sentimentos ao longo de seu amplo espectro musical, que passeia pelo Black Metal, Death, Doom, Industrial e Gótico, além da curiosa inserção outros elementos sonoros para uma melhor estruturação de climas.
Neste sentido, a bizarra e inesperada abertura "Que Bonito És um Entierro" (uma verdadeira homenagem à "Fando y Lis", cultuado filme surrealista de Alejandro Jodorowsky) já anuncia que a audição será imprevisível. Ainda que o repertório seja bem diversificado e cada vez mais dramático – toda a influência doom fez de "Funeral Dirge For My Sanity" algo maravilhoso! –, é a riqueza dos arranjos de "Bipolar Affective Disorder Suite" que a eleva à posição de (quase) síntese do que é a proposta deste disco.
A abstração da imagem que ilustra "Idiots Savants" reflete toda a gana do Omfalos em não se limitar a absolutamente nada, e se muitos compreensivelmente acharem que os cerca de 25 minutos de audição sejam insuficientes, deve-se levar em conta que o objetivo aqui é simplesmente dar vazão à Arte propriamente dita, o que fatalmente se distinguirá do que encontramos por aí. Já com distribuição garantida em territórios europeu, nipônico e norte-americano, esta é uma obra interessantíssima e, como tal, altamente recomendável!
Contato: www.myspace.com/omfalossavants
Formação:
Zé Misanthrope - voz e samples
Thormianak - guitarras, baixo e teclado)
Dale Nixon - bateria (músico de estúdio)
Omfalos - Idiots Savants
(2011 / Equivokke Records – nacional)
01. Que Bonito És um Entierro
02. Drain The Air Out Of My Lungs
03. Sleep State Misperception
04. The Naked Lunch
05. Anonymous Hate Manifesto
06. Bipolar Affective Disorder Suite
07. A Funeral Dirge For My Sanity
08. The Desperate Ballad Of The Motherless Child
09. A Failed Experiment In Fitting Into This World
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted Sister
Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose
O hit sobre amor que Lulu Santos mudou a letra duas vezes para torná-lo mais inclusivo

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



