Omfalos: Black metal bem variado e muito interessante

Resenha - Idiots Savants - Omfalos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  


Para quem ainda não conhece o OMFALOS, trata-se de um projeto dos músicos brasilienses Thormianak (guitarrista da banda MIASTHENIA) e Misanthrope (CABRUNCO), e que praticam um black metal bem variado e muito interessante, com diversos elementos de metal industrial e de death metal, e até algo de doom metal. E a qualidade apresentada neste "Idiots Savants", que é apenas o debut da banda, chega a impressionar, tamanha a competência dos músicos em aliarem tantos elementos diversos e criarem algo tão homogêneo.

Pactos?: Os envolvimentos de bandas com ocultismo

Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa

Conforme dito, a banda tem uma sonoridade calcada na música extrema, e mesmo com os experimentalismos mencionados, não se afasta em momento algum da proposta metálica em que busca se enquadrar. Assim, temos aqui um emaranhado de influências, que vão de BURZUM, BATHORY e DARK FUNERAL até SAMAEL, RAMMSTEIN e NOVEMBER´S DOOM, mas tudo de forma muito orgânica e original, o que torna a audição do disco algo muito prazeroso. E, por tudo isso, acredito que o trabalho irá agradar tanto os mais tradicionalistas, como aqueles que buscam algo mais moderno e diversificado, o que não é uma tarefa das mais fáceis.

Desde a inusitada introdução "Que Bonito és um Entierro", que já dá um nó na cabeça do ouvinte, a banda surpreende em todos os pouco mais de 25 minutos do play, com canções ora mais rápidas e agressivas, que são predominantes no trabalho, como "Drain The Air Out Of My Lungs" e "The Naked Lunch" (que deverá agradar em cheio os fãs das bandas nórdicas do começo do movimento black metal, e apresenta uma qualidade impressionante em sua estrutura e arranjos) e outras climáticas e carregadas de melancolia, como em "A Failed Experiment in Fitting Into This World", outra verdadeira obra prima.

A temática tratada nas canções (e na arte gráfica) também foge do convencional do estilo, sendo que a dupla resolveu abordar temas mais intimistas como depressão, insônia e síndrome do pânico, o que torna tudo ainda mais envolvente e amplia o interesse do ouvinte. Merece destaque ainda a qualidade de gravação, que ficou excelente, evidenciando todas as qualidades do material.

Enfim, o OMFALOS lançou um debut fantástico, e se continuar nessa pegada tem tudo para se tornar uma das maiores bandas brasileiras de música extrema, e conseguir uma amplo reconhecimento mundial, tornando-se referência. O primeiro passo já foi dado, resta aguardar o que o futuro reserva para a dupla. Para você que ainda dúvida que o Brasil é o maior celeiro atual de novas (e boas) bandas de metal, eis aqui mais uma prova de tal fato. Não perca.

Idiots Savants - Omfalos
(2011 – Equivokke Records - Nacional)

Formação:
Thormianak: guitarras, baixos e arranjos
Misanthrope: vozes, samples e ruídos
Dale Nixon – bateria

Track List:

1 - Que Bonito és un Entierro
2 - Drain The Air Out Of My Lungs
3 - Sleep State Misperception
4 - The Naked Lunch
5 - Anonymous Hate Manifesto
6 - Bipolar Affective Disorder Suite
7 - A Funeral Dirge For My Sanity
8 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
9 - A Failed Experiment in Fitting Into This World


Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos

Omfalos: Banda vai muito além do Black Metal

Omfalos: Deixem a função "repeat" do CD ativada

Omfalos: Sonoridade inteligente e perturbadora

Omfalos: Gana em não se limitar a absolutamente nada

Omfalos: Mais que Black Metal, uma "Ópera Extrema"

Omfalos: Entre melhores produções do Black Metal nacional

Omfalos: Um black metal que não cultua o Belzebu




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pactos?: Os envolvimentos de bandas com ocultismoPactos?
Os envolvimentos de bandas com ocultismo

Jared Leto: a reação ao se ver no papel do CoringaJared Leto
A reação ao se ver no papel do Coringa


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin