Omfalos: Black metal bem variado e muito interessante
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Junior Frascá
Postado em 16 de março de 2012
Para quem ainda não conhece o OMFALOS, trata-se de um projeto dos músicos brasilienses Thormianak (guitarrista da banda MIASTHENIA) e Misanthrope (CABRUNCO), e que praticam um black metal bem variado e muito interessante, com diversos elementos de metal industrial e de death metal, e até algo de doom metal. E a qualidade apresentada neste "Idiots Savants", que é apenas o debut da banda, chega a impressionar, tamanha a competência dos músicos em aliarem tantos elementos diversos e criarem algo tão homogêneo.
Conforme dito, a banda tem uma sonoridade calcada na música extrema, e mesmo com os experimentalismos mencionados, não se afasta em momento algum da proposta metálica em que busca se enquadrar. Assim, temos aqui um emaranhado de influências, que vão de BATHORY e DARK FUNERAL até SAMAEL, RAMMSTEIN e NOVEMBER´S DOOM, mas tudo de forma muito orgânica e original, o que torna a audição do disco algo muito prazeroso. E, por tudo isso, acredito que o trabalho irá agradar tanto os mais tradicionalistas, como aqueles que buscam algo mais moderno e diversificado, o que não é uma tarefa das mais fáceis.
Desde a inusitada introdução "Que Bonito és um Entierro", que já dá um nó na cabeça do ouvinte, a banda surpreende em todos os pouco mais de 25 minutos do play, com canções ora mais rápidas e agressivas, que são predominantes no trabalho, como "Drain The Air Out Of My Lungs" e "The Naked Lunch" (que deverá agradar em cheio os fãs das bandas nórdicas do começo do movimento black metal, e apresenta uma qualidade impressionante em sua estrutura e arranjos) e outras climáticas e carregadas de melancolia, como em "A Failed Experiment in Fitting Into This World", outra verdadeira obra prima.
A temática tratada nas canções (e na arte gráfica) também foge do convencional do estilo, sendo que a dupla resolveu abordar temas mais intimistas como depressão, insônia e síndrome do pânico, o que torna tudo ainda mais envolvente e amplia o interesse do ouvinte. Merece destaque ainda a qualidade de gravação, que ficou excelente, evidenciando todas as qualidades do material.
Enfim, o OMFALOS lançou um debut fantástico, e se continuar nessa pegada tem tudo para se tornar uma das maiores bandas brasileiras de música extrema, e conseguir uma amplo reconhecimento mundial, tornando-se referência. O primeiro passo já foi dado, resta aguardar o que o futuro reserva para a dupla. Para você que ainda dúvida que o Brasil é o maior celeiro atual de novas (e boas) bandas de metal, eis aqui mais uma prova de tal fato. Não perca.
Idiots Savants - Omfalos
(2011 – Equivokke Records - Nacional)
Formação:
Thormianak: guitarras, baixos e arranjos
Misanthrope: vozes, samples e ruídos
Dale Nixon – bateria
Track List:
1 - Que Bonito és un Entierro
2 - Drain The Air Out Of My Lungs
3 - Sleep State Misperception
4 - The Naked Lunch
5 - Anonymous Hate Manifesto
6 - Bipolar Affective Disorder Suite
7 - A Funeral Dirge For My Sanity
8 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
9 - A Failed Experiment in Fitting Into This World
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps