O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 que ele classifica como "trabalho em preto e branco"
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de dezembro de 2024
O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 foi marcado por sua busca por autenticidade e inovação. No livro "Raul Seixas – Por Ele Mesmo", organizado por Sylvio Passos e lançado pela editora Martin Claret, o artista revelou detalhes sobre o conceito de seu disco "Metrô Linha 743", de 1984. Raul classificou o projeto como um "trabalho em preto e branco", refletindo sua visão artística da época.
Raul Seixas - Mais Novidades
Segundo Raul, a ideia surgiu em novembro daquele ano, quando ele e sua esposa, Kika, começaram a idealizar o álbum de estreia na gravadora Som Livre. A canção-título, única composição pronta até então, inspirou o conceito minimalista.
"Metrô Linha 743 vai ser preto e branco, essa minha música é um filme black and white! Vamos ser eu e meu pedaço de árvore. Musicalmente, a concepção do que a gente vai ouvir é, igualmente, música preto e branca. Não vai haver o colorido condicionado dos clichês de violinos de metais e nem de guitarras elétricas, nada além do simples violão acústico e a voz mais para flat. Eu vou juntar uma concepção musical à concepção visual, nesse LP", afirmou.
Raul também teorizou sobre o impacto do preto e branco, conectando-o à liberdade criativa: "O colorido aprisiona a imaginação. O preto e branco é mais forte, é livre porque dá asas a cada um de projetar sua imaginação; de criar o que você sente sem se prender ao óbvio das cores impostas pelo colorido do mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock


7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"


