O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 que ele classifica como "trabalho em preto e branco"
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de dezembro de 2024
O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 foi marcado por sua busca por autenticidade e inovação. No livro "Raul Seixas – Por Ele Mesmo", organizado por Sylvio Passos e lançado pela editora Martin Claret, o artista revelou detalhes sobre o conceito de seu disco "Metrô Linha 743", de 1984. Raul classificou o projeto como um "trabalho em preto e branco", refletindo sua visão artística da época.
Segundo Raul, a ideia surgiu em novembro daquele ano, quando ele e sua esposa, Kika, começaram a idealizar o álbum de estreia na gravadora Som Livre. A canção-título, única composição pronta até então, inspirou o conceito minimalista.
"Metrô Linha 743 vai ser preto e branco, essa minha música é um filme black and white! Vamos ser eu e meu pedaço de árvore. Musicalmente, a concepção do que a gente vai ouvir é, igualmente, música preto e branca. Não vai haver o colorido condicionado dos clichês de violinos de metais e nem de guitarras elétricas, nada além do simples violão acústico e a voz mais para flat. Eu vou juntar uma concepção musical à concepção visual, nesse LP", afirmou.
Raul também teorizou sobre o impacto do preto e branco, conectando-o à liberdade criativa: "O colorido aprisiona a imaginação. O preto e branco é mais forte, é livre porque dá asas a cada um de projetar sua imaginação; de criar o que você sente sem se prender ao óbvio das cores impostas pelo colorido do mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps