Omfalos: Mais que Black Metal, uma "Ópera Extrema"
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Écio Souza Diniz
Fonte: Pólvora Zine
Postado em 09 de fevereiro de 2012
É do conhecimento de todos os fiéis admiradores do Metal Extremo que tivemos e temos grandes obras metálicas feitas neste meio. Mas, também sabemos que ao mesmo tempo há muito "mais do mesmo", sendo feito por aí. Para a salvação da lavoura, felizmente, temos pessoas que enxergam neste tipo de música uma forma artisticamente eficaz de demonstrá-la, de forma que o contexto lírico se alia com aura e força à sonoridade exposta.

A OMFALOS se encaixa perfeitamente neste ranking de bandas que propõe não mais um álbum de Black metal, mas uma "Ópera Extrema". A começar pelo conceito da capa, que remete a uma forma de arte abstrata, achei incomum para uma banda desta categoria e ao mesmo tempo um tema fantástico. A introdução com as passagens ritualísticas com final de cerestra mexicana em ‘Que bonito és um entierro’, retirada da obra-prima do cinema surrealista de Alejandro Jodorowsky, abre de forma incomum o álbum, no entanto se alia muito a fúria que vem em seguida com ‘Drain the air out of my lungs’, que tem uma técnica muito apurada, tanto nas bases quanto nos solos.
A ira prossegue com ‘Sleep state misperception’ e ‘The naked lunch’, com ótimos solos e vocais agonizantes que se contrapões com rasgados insanos, mostrando uma pitada de Death metal e Industrial, que tornaram-na interessante. A pegada de ‘Anonymous hate manifesto’ lembra um Death/Black primordial, revelados ao mundo por bandas como HELLHAMER, CELTIC FROST e os mineiros do IMPURITY, tornando esta a composição mais orgânica do álbum.
‘Bipolar affective disorder’ é uma verdadeira caixa das mais diversas emoções que vão desde o desespero e insanidade profunda até as emoções mais recônditas da mente humana. Esta música varia de um começo furioso, passando por um insano, chegando a uma parte cadenciada harmônica com belíssimo solo, e se desfecha em uma atmosfera sombria e psicótica. Ou seja, é uma faixa progressiva, mas acessível, na qual você se deixa levar facilmente.
Um clima embriagante, cadenciado, e que vai evoluindo densamente em peso, constitui ‘A funeral dirge for my sanity’, que é também altamente técnica e melódica envolta numa atmosfera rústica. Foi uma das que mais gostei. A instrumental ‘The disperate ballad of the motherless child’, tem um começo dedilhado e outros elementos sonoros como ondas do mar, que lhe tornam perfeita ao contexto do álbum.
‘A failed experimente in fitting into this world’ fecha com maestria o trabalho com sua levada a lá PARADISE LOST. Certamente, os já conhecidos no cenário nacional Thormianak (MIASTHENIA) e Zé Misanthrope (CABRUNCO, RED OLD SNAKE) deram uma grande contribuição para o Metal brasileiro com este "Idiots savants", um álbum que consegue ser uma mescla de temas, ao mesmo tempo correlatos, pois tratam dos mais intensos problemas mentais/emocionais humanos , e ser acessível ao ouvinte, sem aquela velha necessidade que muitos músicos tem de tratar tais coisas em músicas longas e enfadonhas. Com certeza, "Idiots savants" é um dos trabalhos mais inovadores feitos por aqui nos últimos tempos, e deixará sua marca.
Selo: Equivokke records
Formação:
Thormianak: guitarras, baixos e arranjos
Le Misanthrope: vozes, samples e ruídos
Faixas:
1-Que bonito és um enterro
2-Drain the air out of my lungs
3-Sleep state misperception
4-The naked lunch
5-Anonymous hate manifest
6-Bipolar affective disorder
7-A funeral dirge for my sanity
8-The disperate ballad of the motherless child
9-A failed experimente in fitting into this world
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que Axl Rose acusou de só fazer música para ganhar dinheiro
"Entendeu, Tadeu?"; ex-membros do Engenheiros do Hawaii mandam diretas para Regis em podcast
Provando ser beatlemaníaco, Mark Knopfler elege música obscura dos Beatles como favorita
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



