Omfalos: Mais que Black Metal, uma "Ópera Extrema"
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Écio Souza Diniz
Fonte: Pólvora Zine
Postado em 09 de fevereiro de 2012
É do conhecimento de todos os fiéis admiradores do Metal Extremo que tivemos e temos grandes obras metálicas feitas neste meio. Mas, também sabemos que ao mesmo tempo há muito "mais do mesmo", sendo feito por aí. Para a salvação da lavoura, felizmente, temos pessoas que enxergam neste tipo de música uma forma artisticamente eficaz de demonstrá-la, de forma que o contexto lírico se alia com aura e força à sonoridade exposta.

A OMFALOS se encaixa perfeitamente neste ranking de bandas que propõe não mais um álbum de Black metal, mas uma "Ópera Extrema". A começar pelo conceito da capa, que remete a uma forma de arte abstrata, achei incomum para uma banda desta categoria e ao mesmo tempo um tema fantástico. A introdução com as passagens ritualísticas com final de cerestra mexicana em ‘Que bonito és um entierro’, retirada da obra-prima do cinema surrealista de Alejandro Jodorowsky, abre de forma incomum o álbum, no entanto se alia muito a fúria que vem em seguida com ‘Drain the air out of my lungs’, que tem uma técnica muito apurada, tanto nas bases quanto nos solos.
A ira prossegue com ‘Sleep state misperception’ e ‘The naked lunch’, com ótimos solos e vocais agonizantes que se contrapões com rasgados insanos, mostrando uma pitada de Death metal e Industrial, que tornaram-na interessante. A pegada de ‘Anonymous hate manifesto’ lembra um Death/Black primordial, revelados ao mundo por bandas como HELLHAMER, CELTIC FROST e os mineiros do IMPURITY, tornando esta a composição mais orgânica do álbum.
‘Bipolar affective disorder’ é uma verdadeira caixa das mais diversas emoções que vão desde o desespero e insanidade profunda até as emoções mais recônditas da mente humana. Esta música varia de um começo furioso, passando por um insano, chegando a uma parte cadenciada harmônica com belíssimo solo, e se desfecha em uma atmosfera sombria e psicótica. Ou seja, é uma faixa progressiva, mas acessível, na qual você se deixa levar facilmente.
Um clima embriagante, cadenciado, e que vai evoluindo densamente em peso, constitui ‘A funeral dirge for my sanity’, que é também altamente técnica e melódica envolta numa atmosfera rústica. Foi uma das que mais gostei. A instrumental ‘The disperate ballad of the motherless child’, tem um começo dedilhado e outros elementos sonoros como ondas do mar, que lhe tornam perfeita ao contexto do álbum.
‘A failed experimente in fitting into this world’ fecha com maestria o trabalho com sua levada a lá PARADISE LOST. Certamente, os já conhecidos no cenário nacional Thormianak (MIASTHENIA) e Zé Misanthrope (CABRUNCO, RED OLD SNAKE) deram uma grande contribuição para o Metal brasileiro com este "Idiots savants", um álbum que consegue ser uma mescla de temas, ao mesmo tempo correlatos, pois tratam dos mais intensos problemas mentais/emocionais humanos , e ser acessível ao ouvinte, sem aquela velha necessidade que muitos músicos tem de tratar tais coisas em músicas longas e enfadonhas. Com certeza, "Idiots savants" é um dos trabalhos mais inovadores feitos por aqui nos últimos tempos, e deixará sua marca.
Selo: Equivokke records
Formação:
Thormianak: guitarras, baixos e arranjos
Le Misanthrope: vozes, samples e ruídos
Faixas:
1-Que bonito és um enterro
2-Drain the air out of my lungs
3-Sleep state misperception
4-The naked lunch
5-Anonymous hate manifest
6-Bipolar affective disorder
7-A funeral dirge for my sanity
8-The disperate ballad of the motherless child
9-A failed experimente in fitting into this world
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Keith Richards elege o riff mais pesado do blues: "Disse tudo que tinha para ser dito"
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio
Bruce Dickinson conta qual rango manda pra dentro após os shows do Iron Maiden


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



