Omfalos: Banda vai muito além do Black Metal
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Pedro Humangous
Postado em 27 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Brasília está muito bem representada quando o assunto é Metal. De uns anos pra cá, surgiram grandes bandas com expressão não só no cenário nacional, mas mundial. O mais novo representante da cidade é a banda Omfalos, formada por apenas dois membros: Thormianak (guitarras, baixo e teclados) e Le Misanthrope (vozes e samples).
Como acontece com toda banda debutante, procuro ouvir o som proposto e pesquisar um pouco sobre sua história. E o que encontrei foram somente elogios rasgados tanto por parte da mídia especializada quanto do público/fãs. Nada disso me serviria se o som não me agradasse efetivamente. E agradou.
Rotular a banda de Black Metal seria fácil demais. O Omfalos vai muito além disso. Podemos fazer uma analogia a uma salada cheia de ingredientes e que no final possui um sabor incrível.
"Idiots Savants" é o primeiro registro dessa dupla, que demonstra um entrosamento incrível, principalmente na hora de compor o material. Podemos notar pitadas de Death Metal, Industrial e passagens viajantes, cheias de melodias. Eu, que não sou grande fã de Black Metal, ouvi atentamente a cada segundo desse disco, simplesmente boquiaberto e curtindo a proposta diferenciada desses brasilienses.
Destaco a sexta faixa, divida em quatro partes, intitulada "Bipolar Affective Disorder Suite", exatamente pela variação nas estruturas, além de ter me lembrado algo de DIMMU BORGIR – minha banda favorita do estilo. A alternância de tempos e estilos é o que deixa o disco interessante e prazeroso de se ouvir. Belíssimas e complexas composições tanto na parte instrumental quanto na vocal.
Vale destacar a ótima produção e gravação do álbum. Realmente são merecidos os elogios recebidos até agora. Basta chegar aos ouvidos de mais pessoas para se tornar um dos clássicos do nosso metal nacional!
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


