Omfalos: Um black metal que não cultua o Belzebu
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 23 de abril de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O "OMFALOS" é um projeto de black metal experimental oriundo da capital federal brasileira (Brasília). O núcleo do grupo gira em torno de apenas duas mentes, que atendem pelos seguintes pseudônimos: Thormianak (guitarras) e Zé Misanthrope (vocais).

Confesso que quando recebi o release não imaginei que o grupo fosse superar tantos minhas expectativas. Mas que grata surpresa tive! É sempre bom ver uma banda que faz um som extremo, bem definido e caótico. Porém - por mais paradoxal que pareça -, bem feito e com sentido... não apenas uma grande massa de barulho dita como música.
A dupla trilha pelo caminho do black metal, mas resumir este álbum em tal rótulo seria ingenuidade, burrice. Ao ouvir as músicas você encontrará passagens que remetem desde ao doom metal, rock progressivo, melodic death metal até o já citado black metal em sua forma mais ríspida. Exemplo? "Bipolar Affective Disorder Suite" (sexta faixa) é uma das melhores composições desse trabalho e a que mais reune os elementos citados anteriormente.
Já a velocidade de faixas como "Drain the Air Out of my Lungs" e "Sleep State Misperception" remetem gigantes do metal extremo norueguês como "ENSLAVED" e "IMMORTAL", só pra ilustrar alguns exemplos. Os solos de guitarra e riffs são afiados e bem feitos. A mixagem do álbum - realizada por Caio Duarte - contribui bastante para a audição, pois mesmo em meio ao "caos" tudo soa cristalino e no seu devido lugar.
Esse cuidado com a produção é assustador: toda a ambientação é realizada, no maior estilo progressivo - uso de sons como chuva, falas e sons ambientes no geral são utilizados. Tal recurso faz o ouvinte sentir ainda mais o clima de desespero das músicas. Sim, é um black metal que não cultua o Belzebu, mas se preocupa em aventurar-se pelos sentimentos mais obscuros da mente humana. Um olhar mais atento ao nome das canções revela isso facilmente, pois elas remetem a distúrbios como bipolaridade, insônia, síndrome do pânico... Tal fato pode revelar o álbum como uma obra conceital - dependendo da ótica analisada.
A sétima faixa ("A Funeral Dirge For My Sanity") diminui a velocidade das primeiras mósicas e mostra um som mais cadenciado que encheria o falecido Peeter Steele ("TYPE O NEGATIVE") de orgulho. Posso dizer, sem medo, que "Idiots Savants" vai crescendo aos poucos e te preparando para o final. Atento ao fato das músicas soarem bem distintas entre si - o que torna a audição do álbum bem agradável - e a vinhetas (primeira e oitava faixa respectivamente) não soarem desnecessárias, mas sim como partes essenciais da obra.
As vocalicações de Zé são excelentes: o cara varia muito entre o vocal gutural e o vocal limpo mais desesperado soando totalmente bipolar (perdão pela tentativa de trocadilho) em certas ocasiões.
Atualmente a dupla de músicos definiu uma formação especial para realizar apresentações ao vivo.
Tudo isso mostra um cuidado incrível dos caras em fazer arte de forma sincera e bem feita, um pouco barulhenta é verdade, mas ainda assim musical e compreensível. A cena do metal extremo - geral, não apenas nacional - seria melhor se todas as bandas entendessem a lição que esses brasilienses do "Omfalos" mostram em "Idiot Savants". Antes de ser black, gothic, ou qualquer outro rótulo, é apenas música sincera e bem feita. Recomendado.
Formação:
Zé Misanthrope (vocais e samples)
Thormianak (guitarras, baixo e teclado)
Dale Nixon - músico de estúdio - (bateria)
Tracklist:
01 - Que Bonito És um Entierro
02 - Drain the Air Out of my Lungs
03 - Sleep State Misperception
04 - The Naked Lunch
05 - Anonymous Hate Manifesto
06 - Bipolar Affective Disorder Suite
07 - A Funeral Dirge For My Sanity
08 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
09 - A Failed Experiment in Fitting Into This World
Mais informações:
http://www.myspace.com/omfalossavants
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
"Rock é muito excludente, muito masculino, muito branco, muito camisa preta", diz Lulu Santos
O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd
Em 1988, Humberto Gessinger explicou por que não gostava do álbum "Clube da Esquina"


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



