Omfalos: Um black metal que não cultua o Belzebu
Resenha - Idiots Savants - Omfalos
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 23 de abril de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O "OMFALOS" é um projeto de black metal experimental oriundo da capital federal brasileira (Brasília). O núcleo do grupo gira em torno de apenas duas mentes, que atendem pelos seguintes pseudônimos: Thormianak (guitarras) e Zé Misanthrope (vocais).

Confesso que quando recebi o release não imaginei que o grupo fosse superar tantos minhas expectativas. Mas que grata surpresa tive! É sempre bom ver uma banda que faz um som extremo, bem definido e caótico. Porém - por mais paradoxal que pareça -, bem feito e com sentido... não apenas uma grande massa de barulho dita como música.
A dupla trilha pelo caminho do black metal, mas resumir este álbum em tal rótulo seria ingenuidade, burrice. Ao ouvir as músicas você encontrará passagens que remetem desde ao doom metal, rock progressivo, melodic death metal até o já citado black metal em sua forma mais ríspida. Exemplo? "Bipolar Affective Disorder Suite" (sexta faixa) é uma das melhores composições desse trabalho e a que mais reune os elementos citados anteriormente.
Já a velocidade de faixas como "Drain the Air Out of my Lungs" e "Sleep State Misperception" remetem gigantes do metal extremo norueguês como "ENSLAVED" e "IMMORTAL", só pra ilustrar alguns exemplos. Os solos de guitarra e riffs são afiados e bem feitos. A mixagem do álbum - realizada por Caio Duarte - contribui bastante para a audição, pois mesmo em meio ao "caos" tudo soa cristalino e no seu devido lugar.
Esse cuidado com a produção é assustador: toda a ambientação é realizada, no maior estilo progressivo - uso de sons como chuva, falas e sons ambientes no geral são utilizados. Tal recurso faz o ouvinte sentir ainda mais o clima de desespero das músicas. Sim, é um black metal que não cultua o Belzebu, mas se preocupa em aventurar-se pelos sentimentos mais obscuros da mente humana. Um olhar mais atento ao nome das canções revela isso facilmente, pois elas remetem a distúrbios como bipolaridade, insônia, síndrome do pânico... Tal fato pode revelar o álbum como uma obra conceital - dependendo da ótica analisada.
A sétima faixa ("A Funeral Dirge For My Sanity") diminui a velocidade das primeiras mósicas e mostra um som mais cadenciado que encheria o falecido Peeter Steele ("TYPE O NEGATIVE") de orgulho. Posso dizer, sem medo, que "Idiots Savants" vai crescendo aos poucos e te preparando para o final. Atento ao fato das músicas soarem bem distintas entre si - o que torna a audição do álbum bem agradável - e a vinhetas (primeira e oitava faixa respectivamente) não soarem desnecessárias, mas sim como partes essenciais da obra.
As vocalicações de Zé são excelentes: o cara varia muito entre o vocal gutural e o vocal limpo mais desesperado soando totalmente bipolar (perdão pela tentativa de trocadilho) em certas ocasiões.
Atualmente a dupla de músicos definiu uma formação especial para realizar apresentações ao vivo.
Tudo isso mostra um cuidado incrível dos caras em fazer arte de forma sincera e bem feita, um pouco barulhenta é verdade, mas ainda assim musical e compreensível. A cena do metal extremo - geral, não apenas nacional - seria melhor se todas as bandas entendessem a lição que esses brasilienses do "Omfalos" mostram em "Idiot Savants". Antes de ser black, gothic, ou qualquer outro rótulo, é apenas música sincera e bem feita. Recomendado.
Formação:
Zé Misanthrope (vocais e samples)
Thormianak (guitarras, baixo e teclado)
Dale Nixon - músico de estúdio - (bateria)
Tracklist:
01 - Que Bonito És um Entierro
02 - Drain the Air Out of my Lungs
03 - Sleep State Misperception
04 - The Naked Lunch
05 - Anonymous Hate Manifesto
06 - Bipolar Affective Disorder Suite
07 - A Funeral Dirge For My Sanity
08 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
09 - A Failed Experiment in Fitting Into This World
Mais informações:
http://www.myspace.com/omfalossavants
Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Quando Ronnie James Dio revelou sua canção favorita do Pink Floyd; "bem diferente"
Os dois solos de guitarra matadores que David Gilmour gostaria de ter feito

The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida



