Omfalos: Um black metal que não cultua o Belzebu

Resenha - Idiots Savants - Omfalos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Pimentel, Fonte: Hangover Music
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


O "OMFALOS" é um projeto de black metal experimental oriundo da capital federal brasileira (Brasília). O núcleo do grupo gira em torno de apenas duas mentes, que atendem pelos seguintes pseudônimos: Thormianak (guitarras) e Zé Misanthrope (vocais).

Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humoradoSlipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confesso que quando recebi o release não imaginei que o grupo fosse superar tantos minhas expectativas. Mas que grata surpresa tive! É sempre bom ver uma banda que faz um som extremo, bem definido e caótico. Porém - por mais paradoxal que pareça -, bem feito e com sentido... não apenas uma grande massa de barulho dita como música.

A dupla trilha pelo caminho do black metal, mas resumir este álbum em tal rótulo seria ingenuidade, burrice. Ao ouvir as músicas você encontrará passagens que remetem desde ao doom metal, rock progressivo, melodic death metal até o já citado black metal em sua forma mais ríspida. Exemplo? "Bipolar Affective Disorder Suite" (sexta faixa) é uma das melhores composições desse trabalho e a que mais reune os elementos citados anteriormente.

Já a velocidade de faixas como "Drain the Air Out of my Lungs" e "Sleep State Misperception" remetem gigantes do metal extremo norueguês como "ENSLAVED" e "IMMORTAL", só pra ilustrar alguns exemplos. Os solos de guitarra e riffs são afiados e bem feitos. A mixagem do álbum - realizada por Caio Duarte - contribui bastante para a audição, pois mesmo em meio ao "caos" tudo soa cristalino e no seu devido lugar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esse cuidado com a produção é assustador: toda a ambientação é realizada, no maior estilo progressivo - uso de sons como chuva, falas e sons ambientes no geral são utilizados. Tal recurso faz o ouvinte sentir ainda mais o clima de desespero das músicas. Sim, é um black metal que não cultua o Belzebu, mas se preocupa em aventurar-se pelos sentimentos mais obscuros da mente humana. Um olhar mais atento ao nome das canções revela isso facilmente, pois elas remetem a distúrbios como bipolaridade, insônia, síndrome do pânico... Tal fato pode revelar o álbum como uma obra conceital - dependendo da ótica analisada.

A sétima faixa ("A Funeral Dirge For My Sanity") diminui a velocidade das primeiras mósicas e mostra um som mais cadenciado que encheria o falecido Peeter Steele ("TYPE O NEGATIVE") de orgulho. Posso dizer, sem medo, que "Idiots Savants" vai crescendo aos poucos e te preparando para o final. Atento ao fato das músicas soarem bem distintas entre si - o que torna a audição do álbum bem agradável - e a vinhetas (primeira e oitava faixa respectivamente) não soarem desnecessárias, mas sim como partes essenciais da obra.

As vocalicações de Zé são excelentes: o cara varia muito entre o vocal gutural e o vocal limpo mais desesperado soando totalmente bipolar (perdão pela tentativa de trocadilho) em certas ocasiões.

Atualmente a dupla de músicos definiu uma formação especial para realizar apresentações ao vivo.

Tudo isso mostra um cuidado incrível dos caras em fazer arte de forma sincera e bem feita, um pouco barulhenta é verdade, mas ainda assim musical e compreensível. A cena do metal extremo - geral, não apenas nacional - seria melhor se todas as bandas entendessem a lição que esses brasilienses do "Omfalos" mostram em "Idiot Savants". Antes de ser black, gothic, ou qualquer outro rótulo, é apenas música sincera e bem feita. Recomendado.

Formação:

Zé Misanthrope (vocais e samples)
Thormianak (guitarras, baixo e teclado)
Dale Nixon - músico de estúdio - (bateria)

Tracklist:

01 - Que Bonito És um Entierro
02 - Drain the Air Out of my Lungs
03 - Sleep State Misperception
04 - The Naked Lunch
05 - Anonymous Hate Manifesto
06 - Bipolar Affective Disorder Suite
07 - A Funeral Dirge For My Sanity
08 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
09 - A Failed Experiment in Fitting Into This World

Mais informações:
http://www.myspace.com/omfalossavants


Outras resenhas de Idiots Savants - Omfalos

Omfalos: Banda vai muito além do Black MetalOmfalos: Black metal bem variado e muito interessanteOmfalos: Deixem a função "repeat" do CD ativadaOmfalos: Sonoridade inteligente e perturbadoraOmfalos: Gana em não se limitar a absolutamente nadaOmfalos: Mais que Black Metal, uma "Ópera Extrema"Omfalos: Entre melhores produções do Black Metal nacional



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Omfalos"


Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humoradoHeadbangers
O preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?Slipknot
Qual é o significado e a tradução do nome da banda?


Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.

Mais matérias de Thiago Pimentel no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280