Bruce Dickinson tem a solução para o problema do Spotify, mas ele sabe que não vai rolar
Por Bruce William
Postado em 21 de fevereiro de 2024
Uma das principais plataformas de streaming de música, o Spotify tem sido alvo de críticas por parte de alguns músicos em relação aos valores pagos pelos streams. A principal queixa é que, embora o serviço proporcione acesso fácil e amplo à música, os pagamentos recebidos pelos artistas por reproduções individuais são relativamente baixos, pois a estrutura de remuneração do Spotify é baseada no modelo "por stream", o que significa que os músicos recebem uma fração de centavo por cada reprodução de uma de suas músicas.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
Muitos artistas, especialmente os independentes ou menos conhecidos, argumentam que esses pagamentos são insuficientes para sustentar uma carreira musical. Isso é particularmente evidente quando comparado aos rendimentos que os artistas podem obter por meio de vendas físicas de álbuns ou downloads digitais.
De seu lado, o Spotify defende a ideia de que seu modelo de negócios é projetado para gerar receita constante ao longo do tempo, à medida que as músicas são reproduzidas repetidamente. Além disso, a plataforma argumenta que, ao oferecer um amplo alcance, ela ajuda os artistas a alcançar novos públicos e, consequentemente, aumentar suas oportunidades de receita por meio de outros canais, como turnês, merchandising e reconhecimento geral.
O debate sobre a remuneração justa na era do streaming reflete os desafios em conciliar o acesso fácil à música para os ouvintes com a necessidade de garantir que os artistas sejam justamente compensados pelo seu trabalho criativo. E o que Bruce Dickinson tem a dizer sobre o assunto? Vamos ver o que ele disse durante uma entrevista coletiva transcrita pelo site Igor Miranda.
"Acho que é uma situação em que todos perdem. Spotify e plataformas do tipo, basicamente, roubam os músicos, pagando-lhes quase nada por seu trabalho", diz Bruce. "Os músicos não conseguem ganhar dinheiro. Novas bandas dificilmente podem se dar ao luxo de começar. Mesmo assim, elas começam. Por quê? Porque eles amam o que fazem. É isso que os move. É isso que os motiva".
Bruce acredita que existe uma forma de melhorar o serviço, mas acha que a maioria das pessoas não concordaria com a ideia: "Se os serviços de streaming conseguissem pagar as pessoas adequadamente, provavelmente significaria que as pessoas que ouvem têm que pagar mais. Eu francamente não me oponho. Não acho que provavelmente a maioria dos ouvintes aceitaria, talvez menos pessoas ouviriam, mas seriam pessoas que se importam, não pessoas que ouvem música porque é barato", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


Graham Bonnet e Bruce Dickinson aparecem juntos gravando videoclipe; confira a foto
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A divergência com Bruce que fez Derek Riggs não desenhar mais as capas do Iron Maiden
Lars Ulrich concorda quando Bruce Dickinson diz que Maiden é superior ao Metallica


