Lulu: Obra de arte destinada (injustamente) ao esquecimento
Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica
Por Tiago Neves
Fonte: The Seventh Wall
Postado em 06 de novembro de 2011
Certos discos já nascem condenados ao esquecimento. Não será diferente com o tão aguardado fruto da parceria entre a banda METALLICA e LOU REED – Lulu (2011). A parceria – surgida após uma apresentação de ambos no Rock and Roll Hall of Fame em 2009 – inspirou o velho REED a compor este trabalho baseado em duas obras do dramaturgo expressionista alemão Frank Wededkind: "O Espírito da Terra" (1895) e "A Caixa de Pandora" (1904), e arranjada musicalmente pelo Metallica. Independente do enredo da história, o que esperar de uma mescla de estilos tão inusitada quanto essa?
Para os fãs xiitas e ortodoxos do METALLICA, um conselho: passem longe desse disco! O caráter predominantemente experimental da obra, aliado aos vocais declamados de REED, passam longe de qualquer álbum clássicos como "Master Of Puppets" e "Ride The Lightning". A banda arrisca mais uma vez em um território musical diferente do habitual e, na minha opinião, acho isso completamente válido, pois é isso que a mantém viva e criativa na cena musical. Porém, a banda peca ao transformar esse disco em uma versão melhor produzida de St. Anger (2003), apenas com o diferencial de "Lulu" ser melhor produzido e com a inclusão de um vocal dez vezes mais desafinado, no caso, a voz já cansada de MR. REED em seus quase 70 anos.
O disco é ruim? Não, longe disso. A mistura de sons estranhamente inseridos entre as composições, somados as recitações de Reed, combinam perfeitamente com o conceito da obra. As melodias cruas em músicas de longa duração (a última faixa – a melancólica "Junior Dad" – tem mais de 19 minutos de duração) podem cansar o ouvinte menos habituado a canções digamos... ahn... progressivas como esta. Obviamente, este não foi um disco composto pensando em vendas extraordinárias ou na adoração dos fãs a ele. Eu mesmo, a princípio, não gostei de "Lulu", entretanto, o disco não foi concebido para ser ouvido e assimilado de imediato, e aí está a grande proeza da parceria: a criação de uma obra de arte que estimule a audição mais atenciosa da mesma. Sim, pois o disco passa a ter sentido e aceitação a partir do entendimento dele como um todo, não apenas como um disco somente do Metallica ou de Lou Reed, mas sim como uma parceria de igual contribuição dos dois mundos musicais completamente distintos de ambos.
O destaque absoluto fica para a excelente "Mistress Dead", musicada com o thrash metal que o METALLICA faz como ninguém, e que soaria perfeitamente bem no já citado "St. Anger", com seu clima frenético (qualquer comparação com "Frantic" não será mera coincidência). "Dragon", com seus 11 minutos de duração, assim como grande parte do repertório deste disco, não faria feio em qualquer um dos injustamente subestimados e execrados "Load" e "Reload", de 1996 e 1997, respectivamente.
A comparação com os trabalhos mais recentes do METALLICA será inevitável, e é aí que grande parcela de fãs e crítica musical vão torcer o nariz, porém trata-se de uma obra atípica, a qual não será dada a devida atenção e reconhecimento. O que será uma pena, pois perde-se aí a oportunidade de conhecer um mundo musical completamente distinto do habitual, como a experiência de ouvir "Lulu".
Como disse no início deste texto, certos discos já nascem condenados ao esquecimento. Não deixe que este se inclua à sua discografia injustiçada e dê a ele ao menos a oportunidade de fazê-lo desbravar uma experiência repleta da tensão, melancolia de "Lulu".
Faixas:
1. "Brandenburg Gate" – 4:19
2. "The View" – 5:17
3. "Pumping Blood" – 7:24
4. "Mistress Dread" – 6:52
5. "Iced Honey" – 4:36
6. "Cheat on Me" – 11:26
7. "Frustration" – 8:33
8. "Little Dog" – 8:01
9. "Dragon" – 11:08
10. "Junior Dad" – 19:28
Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Lou Reed & Metallica: vai ser impossível haver um consenso
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


