"Lulu": Mais chances de agradar aos fãs de Lou Reed
Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica
Por Luís Fernando Amâncio
Fonte: wwsuicide.blogspot.com
Postado em 20 de dezembro de 2011
Um dos anúncios que mais abalaram o mundo da música em 2011 foi a parceria entre Metallica e Lou Reed. Inusitado encontro de duas referências em estilos do rock que, oficialmente, trilham caminhos diferentes. São gerações distintas de músicos. Os veteranos se encontraram em uma apresentação no Rock in Roll Hall of Fame, em 2009, e, sabe lá porque cargas d’água, resolveram desenvolver o trabalho em conjunto.
Enquanto notícia, o álbum foi um evento inusitado. Mas, lançado Lulu, resta saber como classificar sua relevância musical. Pois um encontro dessa magnitude é, antes de tudo, uma associação de marcas. Lou Reed® & Metallica©. É impossível pensar as duas partes sem as referências prévias que temos delas. É o mal dos "projetos paralelos". Raramente tornam-se a banda predileta de alguém, ou ultrapassam os fãs dos "projetos oficiais".
Lulu está sendo massacrado por críticos e fãs, principalmente os do Metallica. Quanto mais altas as expectativas, maior a decepção. Porém, antes de crucificar os "tios", é preciso analisar o caso. Quase todas as músicas foram compostas inicialmente por Lou Reed, ao menos a linha vocal. Lulu é muito, muito mesmo, mais um trabalho dele do que da trupe de James Hetfield. Deve ser entendido assim.
E pensemos com parcimônia: Lou Reed é um literato/ músico/ artista. Seus álbuns vão de ícones essenciais à viagens mal compreendidas, segundo os próprios fãs. Sobre Lulu, certamente ele pensou: "ficaria legal se eu colocasse um fundo com guitarras pesadas nessas canções!" Então, ele chamou uns amigos para fazerem isso. No círculo de amizade dele estavam os "meninos" do Metallica. Coube ao nome mais forte do heavy metal o papel de coadjuvante nesse álbum.
Musicalmente, Lulu não consegue dar ao ouvinte algo que extravase a curiosidade. Não é um álbum apaixonante. Lou Reed recita o tempo todo. As letras e o tom de voz de narrador de contos do Allan Poe é o que ele oferece – quem não gosta disso, pode passar longe desse lançamento. Já o Metallica está, na grande parte do disco em jams preguiçosas, que não inovam em nada. Lars Ulrich, em vários momentos, parece estar prestes a emendar "Enter Sandman". Coisas do costume.
Os melhores momentos são aqueles em que o Metallica entra na onda do Lou Reed e deixa de ficar apenas "martelando" ao fundo. Eu destaco "Cheat on Me" e "Frustration", com uma introdução mais à altura da banda. O primeiro single, "The View", é uma boa amostra da dinâmica de Lulu. A música ganhou clipe de Darren Aronofsky que pode ser conferido abaixo.
Lulu tem mais chances de agradar aos fãs de Lou Reed. Faz mais sentido dentro da discografia dele. Mas, ao que tudo indica, o álbum ficará no limbo da repulsa por alguns bons anos. Depois disso, talvez alguma revisão, com outros parâmetros, leve-o a uma apreciação mais positiva. Isso acontece. Mas, por agora, Lulu soa como um trabalho infinitamente menor ao evento que ele é – uma parceria histórica.
Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
A banda que lançou o "Master of Puppets" do novo milênio; "James disse que curtiu, pronto!"
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
As atitudes de Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt que levaram Confessori a deixar o Angra
A opinião de Humberto Gessinger sobre movimentos separatistas da região Sul do Brasil
Os dez álbuns de Heavy Metal favoritos de Rob Halford, e os dez de qualquer gênero
Lulu: Obra de arte destinada (injustamente) ao esquecimento
Lou Reed & Metallica: vai ser impossível haver um consenso
Dave Mustaine copiou solo de Kirk na versão do Megadeth para "Ride the Lightning"?
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



