Lou Reed & Metallica: Boas letras, mas Rock não é poesia

Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda, Fonte: Blog Van do Halen
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Muito se aguardava o lançamento do álbum “Lulu”, uma parceria entre a banda METALLICA e o vocalista LOU REED, conhecido principalmente por ter integrado o VELVET UNDERGROUND. Uns esperavam um fracasso, outros esperavam um grande disco. Particularmente, não esperava algo arrasa-quarteirões, mas fui surpreendido.
1280 acessosMetallica: a música preferida dos fãs nos shows ao vivo5000 acessosDeath Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Sim, surpreendido. E de forma negativa. Não esperava que “Lulu” me decepcionasse tanto. Ressalto que aprecio todos os trabalhos anteriores do METALLICA (até mesmo o depreciado “St. Anger”, apesar de reconhecer que passou longe de ser o melhor momento do grupo) e que entendo que essa é uma parceria, não é um disco propriamente do quarteto norte-americano e que obviamente a influência de Reed seria muito mais latente que o metal dos caras.

Fico feliz, inclusive, que o METALLICA procure outros caminhos. Prefiro seus experimentos do que a repetição maçante de fórmulas musicais que outras bandas de metal andam fazendo.

Mas, ao meu ver, não começou muito bem por ser uma parceria com LOU REED. Trata-se de um grande compositor, tanto lírico quanto melódico, mas não de um grande performer. E, infelizmente, o mesmo é o vocalista principal. A impressão dada é que o homem não se importa em variar o tom de sua voz e muitas vezes ele sequer canta, só recita a letra.

Outro ponto negativo que contribui para que o ouvinte esteja arrancando os cabelos ao fim do disco é que tudo soa muito repetitivo, com exceção da parte orquestrada de Junior Dad. O instrumental está bem gravado e executado pelo METALLICA e Reed, mas cada música tem um riff principal que é repetido durante mais da metade de seu andamento, ou até mesmo em todo o seu andamento – na faixa Iced Honey, por exemplo.

Há pontos positivos em “Lulu” sim. Endossei anteriormente que LOU REED é um compositor de mão cheia. Todas as letras foram escritas pelo mesmo, enquanto que as melodias foram feitas em conjunto com os metálicos. Os poucos riffs e arranjos contidos no álbum são bons e as letras são impecáveis, respeitando o conceito anteriormente imposto. Mas Rock não é poesia. O campo lírico é apenas uma parte de um bom disco do gênero. A repetição e o vocal pouco melodioso são os pontos fracos em minha opinião. Tão fracos que realmente comprometem a audição.

Escute o álbum completo por streaming no link abaixo:
http://www.loureedmetallica.com/listen-to-lulu.php

CD 1:
01. Brandenburg Gate
02. The View
03. Pumping Blood
04. Mistress Dread
05. Iced Honey
06. Cheat On Me

CD 2:
01. Frustration
02. Little Dog
03. Dragon
04. Junior Dad

Lou Reed – vocal, guitarra, continuum
James Hetfield – guitarra, co-vocal rhythm guitar, second vocals
Kirk Hammett – guitarra
Robert Trujillo – baixo
Lars Ulrich – bateria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica

5000 acessosMetallica: Não arrisque tentar encaixar Lulu na discografia3427 acessos"Lulu": Mais chances de agradar aos fãs de Lou Reed4731 acessosLou Reed & Metallica: vai ser impossível haver um consenso4133 acessosLulu: Obra de arte destinada (injustamente) ao esquecimento5000 acessosLou Reed & Metallica: Parceria saiu melhor que a encomenda5000 acessosMetallica & Lou Reed: "Lulu" não é um disco fácil

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MetallicaMetallica
A música preferida dos fãs nos shows ao vivo

242 acessosMeshuggah: e se "Bleed" tivesse a bateria de "St. Anger"?306 acessosMetallica: vídeo profissional de "Creeping Death" em Miami0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Em canaEm cana
Bandas que gravaram video clipes em presídios de verdade

Top 20Top 20
Os discos e singles mais odiados do rock, segundo o UCR

Metal HeavyMetal Heavy
10 clássicos para entender o Thrash Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Lou Reed"

Death MetalDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Sexo e rock n rollSexo e rock n' roll
Banda grava e vende pornô para bancar despesas

Por poucoPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

5000 acessosPhotoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais5000 acessosHelter Skelter: a música que Charles Manson "roubou" dos Beatles5000 acessosBullet For My Valentine: vocal detonou Guns em turnê5000 acessosThe Sun: os dez melhores riffs da história do Rock5000 acessosPantera: sem guitarras, com pianos, violinos, violoncelos5000 acessosDeath Metal: melhores versões "executadas" por artistas Pop

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online