Lou Reed & Metallica: Boas letras, mas Rock não é poesia
Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica
Por Igor Miranda
Fonte: Blog Van do Halen
Postado em 22 de outubro de 2011
Muito se aguardava o lançamento do álbum "Lulu", uma parceria entre a banda METALLICA e o vocalista LOU REED, conhecido principalmente por ter integrado o VELVET UNDERGROUND. Uns esperavam um fracasso, outros esperavam um grande disco. Particularmente, não esperava algo arrasa-quarteirões, mas fui surpreendido.
Sim, surpreendido. E de forma negativa. Não esperava que "Lulu" me decepcionasse tanto. Ressalto que aprecio todos os trabalhos anteriores do METALLICA (até mesmo o depreciado "St. Anger", apesar de reconhecer que passou longe de ser o melhor momento do grupo) e que entendo que essa é uma parceria, não é um disco propriamente do quarteto norte-americano e que obviamente a influência de Reed seria muito mais latente que o metal dos caras.
Fico feliz, inclusive, que o METALLICA procure outros caminhos. Prefiro seus experimentos do que a repetição maçante de fórmulas musicais que outras bandas de metal andam fazendo.
Mas, ao meu ver, não começou muito bem por ser uma parceria com LOU REED. Trata-se de um grande compositor, tanto lírico quanto melódico, mas não de um grande performer. E, infelizmente, o mesmo é o vocalista principal. A impressão dada é que o homem não se importa em variar o tom de sua voz e muitas vezes ele sequer canta, só recita a letra.
Outro ponto negativo que contribui para que o ouvinte esteja arrancando os cabelos ao fim do disco é que tudo soa muito repetitivo, com exceção da parte orquestrada de Junior Dad. O instrumental está bem gravado e executado pelo METALLICA e Reed, mas cada música tem um riff principal que é repetido durante mais da metade de seu andamento, ou até mesmo em todo o seu andamento – na faixa Iced Honey, por exemplo.
Há pontos positivos em "Lulu" sim. Endossei anteriormente que LOU REED é um compositor de mão cheia. Todas as letras foram escritas pelo mesmo, enquanto que as melodias foram feitas em conjunto com os metálicos. Os poucos riffs e arranjos contidos no álbum são bons e as letras são impecáveis, respeitando o conceito anteriormente imposto. Mas Rock não é poesia. O campo lírico é apenas uma parte de um bom disco do gênero. A repetição e o vocal pouco melodioso são os pontos fracos em minha opinião. Tão fracos que realmente comprometem a audição.
Escute o álbum completo por streaming no link abaixo:
http://www.loureedmetallica.com/listen-to-lulu.php
CD 1:
01. Brandenburg Gate
02. The View
03. Pumping Blood
04. Mistress Dread
05. Iced Honey
06. Cheat On Me
CD 2:
01. Frustration
02. Little Dog
03. Dragon
04. Junior Dad
Lou Reed – vocal, guitarra, continuum
James Hetfield – guitarra, co-vocal rhythm guitar, second vocals
Kirk Hammett – guitarra
Robert Trujillo – baixo
Lars Ulrich – bateria
Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps