Metallica: os 25 anos de Load, um disco amado, odiado e bom demais
Resenha - Load - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de junho de 2021
No dia 4 de junho de 1996, o Metallica lançou "Load", o seu sexto trabalho de estúdio, que é amado por uns e esculachado por outros. Tanto o ódio quanto o amor que o álbum em questão costuma despertar nos ouvintes são oriundos da mudança de sonoridade apresentada no disco, que está completando 25 anos, ou então, para quem gosta de pompa, um quarto de século.
O trabalho, que sucede o ótimo "Black Album", passa longe do thrash metal, estilo que consagrou a banda nos anos 1980. A velocidade e a agressividade apresentadas em "Ride The Lightning", "Master Of Puppets" ou "...And Justice For All" foram substituídas por uma sonoridade que se aproxima muito mais do rock alternativo do que do metal.
Como se a mudança no som não fosse suficiente, James Hetfield e sua turma cortaram o cabelo, como é possível notar nas fotos que estampam o encarte que acompanha o disco. A mudança visual também assustou algumas pessoas, que por um momento, podem ter esquecido um fato importante: em 1996, os integrantes da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó ostentavam belas cabeleiras e nem por isso tocavam heavy metal.
Voltando a falar a respeito do aspecto musical, "Load" é um disco diferente de tudo o que a banda havia feito até ali. Talvez (veja bem, TALVEZ) o único trabalho anterior que "Load" lembra seja seu antecessor, que também foi criticado pela mudança no direcionamento musical.
A sonoridade mais acessível e palatável que caracteriza "Load" é muito bem representada pela ótima "Hero Of The Day", que é não apenas uma das composições mais legais do disco, mas também, um dos grandes momentos de toda a carreira do Metallica.
Outra excelente faixa é "Until It Sleeps". Apesar de seu início cadenciado e lento, a música tem um refrão explosivo e carregado de raiva, bem como o seu pesado clipe, que pode chocar as pessoas que são adeptas do Cristianismo.
As duas faixas citadas nos parágrafos anteriores são os principais destaques do disco, porém, não são os únicos. A agitada "King Nothing", as descontraídas "Ain't My Bitch", "Cure", as profundas "The House Jack Built", "Bleeding Me" e até mesmo a country "Mama Said" são ótimas composições, feitas com alguns "ingredientes" que o Metallica parece ter perdido tempos depois: sentimento, alma e a capacidade de Kirk Hammett em fazer solos de guitarra.
Vale destacar a (literalmente) grande "The Outlaw Torn", que encerra "Load" com muita dignidade e é capaz de prender a atenção do ouvinte durante os seus quase dez minutos de duração.
No final das contas, trata-se de um álbum muito bom e versátil, que mostra uma cara do Metallica que até então era desconhecida. Todos os músicos também envolvidos desenvolveram ótimos papéis, mesmo escrevendo e tocando um estilo musical diferente do que faziam. Até mesmo o baterista Lars Ulrich, alvo constante da corneta de muitos fãs (inclusive este que vos escreve), mandou bem.
Comparado ao passado, "Load" pode ser fraco, mas em comparação com todas as coisas que a banda escreveu dali em diante, é uma obra-prima, que deve ser ouvida e reverenciada. Aperte o play e tire suas conclusões.
Álbum: "Load"
Artista: Metallica:
Data de lançamento: 4 de junho de 1996
FAIXAS
"Ain't My Bitch"
"2x4"
"The House Jack Built"
"Until It Sleeps"
"King Nothing"
"Hero Of The Day"
"Bleeding Me"
"Cure"
"Poor Twisted Me"
"Wasting My Hate"
"Mama Said"
"Thorn Within"
"Ronnie"
"The Outlaw Torn"
FORMAÇÃO
James Hetfield: guitarra e vocal
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Lars Ulrich: bateria
Outras resenhas de Load - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
"Um dos meus maiores heróis": Kiko Loureiro presta homenagem a Oscar Schmidt
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Há 23 anos: Metallica lançava o polêmico Load
Metallica: em 1997, uma derrapada feia
Discos e Histórias: Metallica e o rompimento com o metal em Load
Discos e Histórias: Metallica e o fim de uma era em Reload
Os 25 anos de "Reload", que já foi o pior disco da história do Metallica
O disco mais agressivo de todos os tempos, segundo o vocalista do Death Angel
A música que levou mais de um ano para ficar pronta e se tornou um clássico do metal oitentista
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
Mark Osegueda, do Death Angel, diz que Cliff Burton era "um cara maravilhoso"
A obsessão de Kirk Hammett que moldou a identidade do Metallica
Como o Metallica vendeu 160 mil ingressos em dois dias, segundo Kirk Hammett
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


