Lou Reed & Metallica: Parceria saiu melhor que a encomenda
Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica
Por Rafael Tavares
Postado em 05 de novembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Há mais de cem anos atrás, um visionário alemão chamado Frank Wedekind escreveu uma coleção de peças sobre uma tempestuosa mulher chamada Lulu, que era tanto uma musa quanto um mistério. Um século depois, as histórias inspirariam Lou Reed e Metallica a criar 'Lulu', uma narração musical das provocativas peças." Foram essas palavras que apresentaram a primeira prévia do disco ao público, pelo canal da parceria no youtube, ao divulgarem a faixa "The View".

Confesso que fiquei com um pé atrás quando a parceria foi anunciada, e que meu outro pé também foi pra trás quando vi a capa, que mais parece o busto de uma boneca do Lars Ulrich. Realmente o disco não é de fácil assimilação. Trata-se de um disco extremamente conceitual em todos os aspectos possíveis: harmonias, melodias, barulhos em geral e principalmente no que diz respeito às letras. Se você não está acostumado a ouvir coisas "estranhas", e nem preciso ir longe para citar exemplos, basta lembrar de Nine Inch Nails ou musicais da Broadway ("Jekyll & Hyde" é uma ótima pedida), certamente você irá fazer cara feia ao escutar "Lulu" pela primeira vez, ainda mais quando não se domina o idioma inglês. Sim, meus amigos, pois falar inglês vai muito além de decorar as letras de suas músicas favoritas e reconhecer suas palavras jogadas em outros contextos. E essa deveria ser a palavra chave para apreciar o que o disco tem a proporcionar: contexto.

Antes de tudo, é preciso saber um pouco da história de Lulu. Há muita amargura, angústia e conflitos rolando ao longo de seu relato, e esses sentimentos tinham de ser retratados de alguma forma no projeto, o que é a tônica do álbum e é o que a grande maioria não vai conseguir chegar sequer perto de compreender. A forma como Lou Reed canta as músicas, as vezes de forma arrastada ou simplesmente recitando as letras (coisa que não deveria ser estranha pra quem conhece três ou quatro músicas do Bob Dylan e, se você não conhece três ou quatro músicas do Bob Dylan faça o favor de parar de ler agora) faz com que as letras - extremamente pesadas e angustiantes - dêem vida às melodias tão pesadas e angustiantes quanto. Tudo conspira para criar esse contexto sombrio e desconfortável em que vive Lulu.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Ouça "Lulu" como se assistisse a uma peça e deixe-se levar pelos caminhos tortos e bizarros de Lulu. Ouça além daquilo que está gravado. Faça um esforço para entender as letras, e a degustação do disco será muito mais prazerosa, mas sempre lembrando que as letras são, de fato, pesadas. Comparando tortamente, encarar as letras de Lulu pela primeira vez sem estar acostumado com esse tipo de abordagem seria o mesmo que apresentar Bukowski a quem está acostumado a literatura infanto-juvenil. Faixas como "Pumping Blood", "Cheat on Me" e "Frustration" ("I wish that I could kill you, but I do love your eyes (...) To be dead to have no feeling, to be dry and spermless like a girl. I want so much to hurt you, marry me, I want you as my wife") deixam bem claras as vísceras que inspiraram e fazem parte do disco. Os conflitos, os sentimentos ruins, a angústia, o desespero... tudo isso está presente em cada segundo do disco e em cada letra cantada por Reed.

Se poesia de escárnio, de verdade, não é a sua praia, então é melhor nem se dar ao trabalho de tentar entender esse contexto. Livre-se de todo seu preconceito e lembre-se de que você não está ouvindo um disco do Metallica (não tem nada parecido com "Master of Puppets" ou "Blackened" por aqui) e tente entrar no estranho mundo de "Lulu", pois é uma viagem que vale muito a pena ser feita, do começo ao fim, pois não há falhas e tudo se encaixa perfeitamente. Mas para construir esse tipo de visão é preciso destruir muitas outras coisas... cabe a você tomar sua decisão. Só não julgue sem antes saber exatamente do que se trata e o que o projeto propõe e, no que diz respeito a isso, a parceria Lou Reed & Metallica saiu muito melhor do que a encomenda!

Faixas:
CD 1
Brandenburg Gate
The View
Pumping Blood
Mistress Dread
Iced Honey
Cheat On Me
CD 2
Frustration
Little Dog
Dragon
Junior Dad
Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Cinco coisas que Jeff Hanneman, do Slayer, odiava
O dia que Prince demitiu o guitarrista que ele considerava o melhor de todos os tempos
James Hetfield revela o passatempo exótico que tem em comum com Neil Peart
Lulu: Obra de arte destinada (injustamente) ao esquecimento
Lou Reed & Metallica: vai ser impossível haver um consenso
A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

