A banda que Jimmy Page assistiu nos 60s e achou fenomenal; "uma dúzia de pessoas na plateia"
Por Bruce William
Postado em 24 de agosto de 2025
Led Zeppelin surgiu no final dos anos 1960 em um momento perfeito. Enquanto os Beatles já davam sinais de que não durariam muito, o quarteto de Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham surgiu com um som pesado e inventivo que logo conquistou o mundo. Diferente foi o caso do Velvet Underground, que na mesma época revolucionava a música nos Estados Unidos, mas permanecia praticamente ignorado pelo grande público.
Led Zeppelin - Mais Novidades

O grupo liderado por Lou Reed lançou em 1967 o álbum "The Velvet Underground & Nico", cuja capa da banana criada por Andy Warhol se tornaria uma das mais reconhecidas da história. Musicalmente, o disco plantou as bases do que décadas depois seria chamado de indie rock. Mas na época, em vez de tocar para multidões, a banda se apresentava em bares nova-iorquinos pela metade da lotação.
Jimmy Page, ainda nos tempos de Yardbirds, teve a chance de assistir a essas apresentações no clube The Scene, em Manhattan. O local tinha a decoração excêntrica de Warhol, com paredes cobertas por papel alumínio. Em entrevista à Classic Rock em 2020, o guitarrista lembrou: "De repente você ouvia aquela banda fazendo coisas com drones (sons contínuos e repetitivos, quase hipnóticos), e a escrita de Lou Reed era de outro mundo. Eles eram simplesmente fenomenais, e soavam exatamente como no primeiro álbum."

O músico ainda recordou a estranheza de ver tão pouca gente assistindo a uma performance tão intensa. Em conversa com a Interview em 2019, disse que havia apenas "nove, uma dúzia de pessoas na plateia", apesar de o Velvet ser uma banda "radical, com uma química maravilhosa entre eles, uma sinergia que era sombria. Muito sombria."
Page chegou a gravar um single com Nico em 1965, antes dela se juntar oficialmente ao Velvet Underground. Mas o que mais lhe marcou foi ver de perto como um grupo tão inovador não conseguia atrair atenção na época. Décadas depois, ele ainda se mostrava surpreso: "Todo mundo fala do Velvet Underground, mas naqueles dias as pessoas não iam vê-los, e eu achava isso estranho."

O reconhecimento, como se sabe, viria muito tempo depois. O Velvet Underground passou de banda cult com público reduzido a nome fundamental da história do rock, influenciando gerações inteiras. Jimmy Page pôde dizer que testemunhou de perto aquele começo obscuro e, como ele mesmo definiu, "fenomenal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps