The Sonics: banda que influenciou nomes consagrados
Resenha - Here Are The Sonics - Sonics
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 05 de fevereiro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O punk rock surgiu na segunda metade dos anos 70. Certo? Errado! Então, surgiu no finalzinho dos anos 60, através do proto-punk de bandas como MC5 e The Stooges. Certo? Errado! Na verdade, a estrutura musical do punk rock foi utilizada primeiramente por bandas que, após o término de suas atividades, se tornaram "obscuras" na história do rock. O "pai" do punk, chamado de "rock de garagem", surgiu entre o início e metade dos anos 60, através de bandas como The Kingsmen, The Trashmen, The Wailers (não confundir com o grupo de Bob Marley), e... The Sonics!

Não há segredo quanto à sonoridade das já citadas bandas. O The Sonics, com seu álbum de estréia "Here Are The Sonics" (1965), foi escolhido como objeto desta resenha pelo simples fato de sintetizar toda a essência do tal "rock de garagem": produção simples e "suja", guitarras barulhentas, vocais berrados e bateria alta. Tais elementos certamente chocaram muita gente naquela época. E isso costuma ser um dos pontos mais interessantes de qualquer movimento do rock, não concorda?
Obviamente, como estamos falando de um estilo que nasceu "imperfeito", podemos notar em "Here Are the Sonics" o grande ponto fraco do rock de garagem: a grande quantidade de covers! Apenas nesse álbum, temos: "Do You Love Me" (The Contours), "Roll Over Beethoven" (Chuck Berry), "Dirty Robber" (The Wailers), "Have Love Will Travel" (Richard Berry), "Money (That's What I Want)" (Barrett Strong), "Walkin' the Dog" (Rufus Thomas), "Night Time is the Right Time" (Ray Charles), e "Good Golly Miss Molly" (Little Richard).
De fato, em seu debut, o The Sonics entrega apenas 4 composições próprias: "Boss Hoss", "Strychnine", e seus 2 hits "The Witch" e "Psycho". Felizmente, tais músicas se misturam muito bem com os covers, tornando bem agradável a experiência de escutar este álbum. Durante os 29 minutos de "Here Are the Sonics" (a versão em cd possui mais 4 faixas bônus), o ouvinte é levado a uma viagem energética e barulhenta (no bom sentido), que certamente o fará notar como essa simples banda influenciou tantos nomes consagrados do punk rock, rock alternativo, noise rock, ou mesmo do grunge!
E para quem deseja conhecer melhor este movimento que trouxe o The Sonics, sem ter que recorrer a álbuns de estúdio (visto que são muito difíceis de se encontrar, mesmo em mp3), recomendo a coletânea "Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era". Apesar desta seleção trazer também muitas bandas que se enquadram no rock psicodélico, todas possuem uma coisa em comum: o rock "sujo", descompromissado, e de qualidade!
Músicas:
1. The Witch
2. Do You Love Me
3. Roll Over Beethoven
4. Boss Hoss
5. Dirty Robber
6. Have Love Will Travel
7. Psycho
8. Money (That's What I Want)
9. Walkin' the Dog
10. Night Time is the Right Time
11. Strychnine
12. Good Golly Miss Molly
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Baixista conta como cantora brasileira se tornou vocalista do Battle Beast
Robert Lowe, a voz do epic doom, anuncia turnê inédita no Brasil
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!
O compositor que Dave Grohl considera "o maior de nossa geração"
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



