The Sonics: banda que influenciou nomes consagrados

Resenha - Here Are The Sonics - Sonics

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fábio Cavalcanti
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O punk rock surgiu na segunda metade dos anos 70. Certo? Errado! Então, surgiu no finalzinho dos anos 60, através do proto-punk de bandas como MC5 e The Stooges. Certo? Errado! Na verdade, a estrutura musical do punk rock foi utilizada primeiramente por bandas que, após o término de suas atividades, se tornaram "obscuras" na história do rock. O "pai" do punk, chamado de "rock de garagem", surgiu entre o início e metade dos anos 60, através de bandas como The Kingsmen, The Trashmen, The Wailers (não confundir com o grupo de Bob Marley), e... The Sonics!
5000 acessosMorbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980

Não há segredo quanto à sonoridade das já citadas bandas. O The Sonics, com seu álbum de estréia "Here Are The Sonics" (1965), foi escolhido como objeto desta resenha pelo simples fato de sintetizar toda a essência do tal "rock de garagem": produção simples e "suja", guitarras barulhentas, vocais berrados e bateria alta. Tais elementos certamente chocaram muita gente naquela época. E isso costuma ser um dos pontos mais interessantes de qualquer movimento do rock, não concorda?

Obviamente, como estamos falando de um estilo que nasceu "imperfeito", podemos notar em "Here Are the Sonics" o grande ponto fraco do rock de garagem: a grande quantidade de covers! Apenas nesse álbum, temos: "Do You Love Me" (The Contours), "Roll Over Beethoven" (Chuck Berry), "Dirty Robber" (The Wailers), "Have Love Will Travel" (Richard Berry), "Money (That's What I Want)" (Barrett Strong), "Walkin' the Dog" (Rufus Thomas), "Night Time is the Right Time" (Ray Charles), e "Good Golly Miss Molly" (Little Richard).

De fato, em seu debut, o The Sonics entrega apenas 4 composições próprias: "Boss Hoss", "Strychnine", e seus 2 hits "The Witch" e "Psycho". Felizmente, tais músicas se misturam muito bem com os covers, tornando bem agradável a experiência de escutar este álbum. Durante os 29 minutos de "Here Are the Sonics" (a versão em cd possui mais 4 faixas bônus), o ouvinte é levado a uma viagem energética e barulhenta (no bom sentido), que certamente o fará notar como essa simples banda influenciou tantos nomes consagrados do punk rock, rock alternativo, noise rock, ou mesmo do grunge!

E para quem deseja conhecer melhor este movimento que trouxe o The Sonics, sem ter que recorrer a álbuns de estúdio (visto que são muito difíceis de se encontrar, mesmo em mp3), recomendo a coletânea "Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era". Apesar desta seleção trazer também muitas bandas que se enquadram no rock psicodélico, todas possuem uma coisa em comum: o rock "sujo", descompromissado, e de qualidade!

Músicas:
1. The Witch
2. Do You Love Me
3. Roll Over Beethoven
4. Boss Hoss
5. Dirty Robber
6. Have Love Will Travel
7. Psycho
8. Money (That's What I Want)
9. Walkin' the Dog
10. Night Time is the Right Time
11. Strychnine
12. Good Golly Miss Molly

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Sonics"

Morbid AngelMorbid Angel
"Banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1980

SlashSlash
Comentários sobre Guns, pornstars e Michael Jackson

5000 acessosHard Rock - Aqueles que ficaram para trás - Parte 15000 acessosSlipknot: Veja membros atuais sem máscara5000 acessosLegião Urbana: Bonfá toca bateria com telefone e passa vergonha na TV5000 acessosVideo: Metallica, Slayer, Slipknot, Pantera e A7X sem distorção5000 acessosKorn: banda celebra 20 anos do álbum que mudou o Metal pra sempre5000 acessosAndreas Kisser: quem se importa com o que Max pensa?

Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online