Raul Seixas: poeta da melancolia e das promessas de amor
Por Lucineia Ferreira dos Santos
Fonte: PIBIC-UNIR / GEEFIL
Postado em 01 de agosto de 2018
Na passagem dos anos 1970 para 80 esperava-se que com o advento das indústrias e da ciência houvesse mudanças significativas no rumo do país, contudo, o Brasil parecia continuar sendo "um eterno país do futuro". Nesse contexto, RAUL SEIXAS demonstrava seu inconformismo através de suas canções.
Em um tom melancólico, RAUL SEIXAS cantava os anos 80 sem descuidar da qualidade de suas composições. A melancolia presente em suas canções é um tema dominante desde a modernidade. De acordo com o escritor Moacyr Scliar, a melancolia é uma reação de intelectuais à euforia e às grandes transformações que pareciam colocar o mundo de pernas para o ar.
O modo que o compositor RAUL SEIXAS encontrou para reagir foi refletindo criticamente através de suas canções, que buscavam atingir tanto a elite opressora como procurava de certa forma causar uma reflexão nas massas oprimidas, perante as grandes transformações que estavam acontecendo.
As letras das canções de RAUL SEIXAS, como se pode observar, são pensadas sob um sistema de representação e organização que organiza o discurso lírico, elementos que compõe e as figuras de linguagem, principalmente naquele momento foram essenciais nas composições de Raul, bem como de outros compositores e poetas que se encontravam inconformados com a situação do país.
A canção de RAUL SEIXAS apresenta um teor poético levando a uma profunda reflexão. Não são meras expressões de emoções, pelo contrário, expressam o que estava acontecendo e o que não aconteceu, oferecendo reflexões de um passado que deságua no presente ou no "eterno futuro". Ou seja, através da canção pode-se refletir criticamente sobre os acontecimentos. Exemplar é a canção "Anos 80", que tematiza o país carregado de miséria e o lixo que é varrido para debaixo do tapete.
As promessas de amor da redemocratização se revelaram incertezas, tristezas, desilusões, frustações. Pois a política brasileira, que prometia um mundo melhor, também ameaçava acabar com o que havia de bom.
RAUL SEIXAS denunciou a farsa da abertura política. Memorável foi sua participação no programa do Chacrinha, montado num jegue, vestido de Ali-Babá e cercado de odaliscas, pois como dizia várias vezes em tom de deboche, os 40 ladrões já estavam no Brasil fazendo política mentirosa e sedimentando os valores desgastados do velho Aeon.
O ideal de RAUL SEIXAS continua atual, pois ele não estava preocupado somente com a derrocada do militarismo, mas sim com a dificuldade que têm as pessoas de manifestar suas ideias, de pensar e de dizer o que melhor lhes aprouver.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O hit de Raul Seixas que ele precisou compor rápido após 30% do álbum ser censurado
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam


