A vergonha que impediu Raul Seixas de regravar o maior hit brega de todos os tempos
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de julho de 2025
Durante muito tempo, Raul Seixas foi visto como um artista subversivo e roqueiro por excelência. Mas nem todo mundo sabe que ele também teve uma fase fortemente ligada à música brega, com dezenas de composições populares gravadas por outros intérpretes. Segundo Isaac Soares, fundador do fã clube Novo Aeon, Raul chegou a compor até cem músicas desse estilo — muitas delas enquanto ainda atuava como produtor de discos, no início dos anos 1970.
Raul Seixas - Mais Novidades
Em entrevista ao livro "O Raul que me Contaram", de Tiago Bittencourt, Isaac revelou que Raul produzia essas músicas em ritmo quase industrial. "Ele sentava no banheiro pra defecar e criava 10, 11, 12 composições populares, tamanha era a facilidade", conta. "Isso não desmerecendo os cantores populares, porque existe o brega que é uma verdadeira negação musical e existe o brega genial."
Apesar de reconhecer o valor da música brega e de ter grande admiração por artistas como Waldick Soriano, Raul tinha suas reservas. "O sonho do Raul era gravar ‘Eu Não Sou Cachorro Não’, só que ele tinha vergonha de gravar essa música do Waldick", diz Isaac. O motivo da hesitação de gravar essa que é uma das maiores composições bregas de todos os tempos? A própria imagem pública de Raul, que já cultivava a figura do roqueiro filosófico, poderia colidir com um sucesso abertamente cafona.
O gosto de Raul pelo brega, no entanto, não foi totalmente escondido. Em parceria com Paulo Coelho, ele compôs a sátira "Tu És o MDC da Minha Vida", uma homenagem debochada ao gênero que ajudou a torná-lo conhecido nos rincões do país. A música, segundo o pesquisador Júlio Ettore, foi inspirada em artistas como Odair José e em papos entre Raul e Coelho sobre o universo da música popular mais romântica e simples.
"É quase uma peça teatral, bem divertida. Também pesou algo que o Raul insistia, que era fazer letras mais simples", explica Júlio, em vídeo publicado no YouTube. Com rimas fáceis, clichês e sotaque interiorano proposital, "Tu És o MDC da Minha Vida" é tanto um pastiche quanto uma crítica bem-humorada ao amor tradicional e à estética do brega.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa

Raul Seixas: o clássico que presta homenagem ao brega e foi feito com Paulo Coelho
A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas
O dia que Zé Ramalho detonou Paulo Coelho após escritor o proibir de gravar Raul Seixas
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira


