Como caso de preconceito, Nara Leão e Chico Anysio levaram Raul Seixas ao estrelato
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de julho de 2025
Em seus primeiros anos de estrada, Raul Seixas ainda assinava como "Raulzito" e comandava a banda Os Panteras, grupo baiano que tocava rock'n'roll com claras influências dos Beatles, da Bossa Nova e até de orquestrações ao estilo de Elvis Presley.
Raul Seixas - Mais Novidades
Apesar do talento, o grupo ainda não havia encontrado sua grande chance — até que um episódio lamentável de preconceito racial abriu uma inesperada porta para o futuro Maluco Beleza.

A história foi relembrada por Carleba, baterista dos Panteras, em entrevista ao livro "O Raul que me contaram", de Tiago Bittencourt. Segundo ele, o conjunto de Raul foi chamado para substituir a banda "Os Jormans", que contava com três integrantes negros e que, por isso, foi impedida de tocar em um clube, em Salvador. "Disseram que não podia e não sei o quê, inventaram qualquer desculpa lá, mas no fundo, no fundo, a gente sabia que era isso", contou Carleba.

Na ocasião, quem se apresentaria no clube era ninguém menos que Jerry Adriani, acompanhado por Nara Leão e Chico Anysio. Raul e os Panteras, que já dominavam o repertório da Jovem Guarda, foram chamados de última hora para salvar o show — e o fizeram com competência. "Fizemos um show excelente com Jerry", disse Carleba. Impressionada, Nara Leão perguntou ao cantor: "Por que você não leva esse pessoal para o Rio?"
O próprio Jerry respondeu que, se eles aparecessem por lá, deveriam procurá-lo. E assim foi. Tempos depois, já no Rio de Janeiro, Raul e os Panteras foram acolhidos por Chico Anysio, que os conhecia da ocasião e ofereceu apoio.
"Ele nos sustentou no Rio durante muito tempo, seis meses a gente ficou. E ele, inclusive, pagava do bolso dele", relembrou o baterista. O grupo passou a se apresentar em programas de TV, ganhou projeção e, em 1968, gravou o disco Raulzito e os Panteras, hoje um item cultuado pelos fãs de Raul.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps