Chris Cornell: podemos dizer que ele é o atual rei do grunge?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Brunelson T., Fonte: Rock in The Head
Enviar correções  |  Ver Acessos

Se há alguém que merece o título atual de "Rei do Grunge", é Chris Cornell.

Soundgarden: "Chris Cornell ficaria empolgado com o Rock and Roll Hall of Fame"Humor: os dez maiores picaretas da música internacional

Talvez uma das vozes mais distinguíveis na história do rock'n roll, o vocalista/guitarrista do SOUNDGARDEN superou os seus contemporâneos de várias maneiras. Vamos ver o por quê:

O seu alcance vocal

Primeiro e acima de tudo, o timbre da sua voz. É incrivelmente extensa e está implementada em muitas de suas canções por rosnar profundamente em altas escalas. A música "Beyond The Wheel", lançada no 1º álbum de estúdio do SOUNDGARDEN, "Ultramega OK" (1988), é um ótimo exemplo disso - especialmente a versão ao vivo. Enquanto que Kurt Cobain, Eddie Vedder, Scott Weiland e Layne Staley foram as outras principais vozes de assinatura da era do grunge - e todos apresentando os seus próprios estilos distintos de vocais - a nitidez e o alcance vocal de Cornell fazem dele o mais extraordinário de todos.

As suas letras

Não só ele é um cantor excepcional, mas um talentoso e poético compositor. De questões sociais a doces canções sobre a sua filha e família, nenhum de seus versos soa forçado ou absurdo como muitos outros cantores. Uma música como exemplo seria "Like a Suicide", lançada no 4º álbum de estúdio do SOUNDGARDEN, "Superunknown" (1994).

A 1ª banda que abriu a porta do grunge

Chris Cornell obteve sucesso em múltiplos projetos. Ele fundou o SOUNDGARDEN em meados da década de 80 e apenas alguns anos depois, eles foram o 1º grupo do grunge a assinar com uma grande gravadora - tornando-os a 1ª banda que estabeleceu a cena grunge de Seattle, ao contrário dos argumentos de muitos fãs do NIRVANA (o NIRVANA foi o grupo que realmente chutou a porta do mainstream em 1991, para que outras bandas obscuras pudessem sair do bueiro). Antes disso, em 1990, Cornell também formou o TEMPLE OF THE DOG com a galera do PEARL JAM para homenagear o amigo falecido, Andy Wood (ex-vocalista do MOTHER LOVE BONE). Eles lançaram somente 01 álbum de estúdio em 1991, e que leva o mesmo nome da banda.

O seu 2º ato com o AUDIOSLAVE

Após 05 álbuns de estúdio, o SOUNDGARDEN havia encerrado as suas atividades em 1997 e Cornell prosseguiu em carreira solo. Ele lançou o disco "Euphoria Morning" (1999), e depois, em 2001, fundou o super grupo AUDIOSLAVE com os membros do RAGE AGAINST THE MACHINE. A vibe geral do AUDIOSLAVE não era tão escura quanto a do SOUNDGARDEN, mas era enérgica com um rock agressivo. Cornell utilizou muito mais distorções no seu vocal para dar ao som um estilo mais cru, como é possível escutar em canções como "Cochise" (música que abre o 1º álbum, "Audioslave", 2002). Os riffs e os seus vocais icônicos estabeleceram o AUDIOSLAVE como uma das bandas mais populares dos anos 2000. Eles lançaram 03 ótimos discos antes de encerrarem as atividades em 2007... Com o retorno da banda aos palcos em Janeiro/2017, esperamos mais histórias para vivenciar junto com este super grupo.

Ele ainda está em evidência

Após a separação do AUDIOSLAVE em 2007, Cornell lançou mais 02 discos solo e 01 álbum ao vivo, que contou com as suas performances solo acústicas - e que ele ainda faz até hoje. O SOUNDGARDEN se reuniu em 2010 e logo saíram em turnê. Em 2012, vimos o lançamento do 6º álbum de estúdio do SOUNDGARDEN, o ótimo "King Animal".

Desde 2015, Chris Cornell tem feito mais para o rock do que qualquer músico em anos. Ele liderou o show do MAD SEASON em Seattle junto com a orquestra da cidade - substituindo o saudoso Layne Staley. Também em 2015, ele lançou outro disco solo viajando bastante pelo mundo afora divulgando-o, até que ele entrou em turnê com o TEMPLE OF THE DOG em 2016 para homenagear os 25 anos do seu único álbum de estúdio. Com apenas 08 datas nos EUA, a 1ª turnê na história do TEMPLE OF THE DOG teve todos os ingressos vendidos em minutos.

Além disso, uma série de performances do SOUNDGARDEN como headliner em festivais americanos e europeus foram anunciadas para o ano de 2017, ao lado de bandas como: METALLICA, DEF LEPPARD e KORN.

E finalmente, o SOUNDGARDEN planeja lançar um novo álbum de estúdio no final de 2017.

Chris Cornell explorou vários estilos de música rock ao longo de sua carreira, e deixou claro que ainda não terminou. Com mais de 50 singles lançados aos 52 anos de idade, a sua voz - que ainda está forte - prova que ele é o rei atual do grunge.

Comente: Chris merece todos os créditos?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Soundgarden"Todas as matérias sobre "Audioslave"Todas as matérias sobre "Temple Of The Dog"Todas as matérias sobre "Mad Season"Todas as matérias sobre "Chris Cornell"


Soundgarden: Chris Cornell ficaria empolgado com o Rock and Roll Hall of FameSoundgarden
"Chris Cornell ficaria empolgado com o Rock and Roll Hall of Fame"

Rock Hall of Fame: Judas Priest, Motörhead, Soundgarden e outros concorrem para 2020Rock Hall of Fame
Judas Priest, Motörhead, Soundgarden e outros concorrem para 2020

Canal Barbônico: Chris Cornell e o fim de uma das maiores vozes do grunge

Eddie Vedder: citando Kurt Cobain e Chris Cornell em apresentação soloEddie Vedder
Citando Kurt Cobain e Chris Cornell em apresentação solo

Chris Cornell: filme é falso, diz viúva, que acusa hatersChris Cornell
Filme é falso, diz viúva, que acusa haters

Chris Cornell: filme tem produção de Brad Pitt e elenco com ator que fará Axl RoseChris Cornell
Filme tem produção de Brad Pitt e elenco com ator que fará Axl Rose

Hall of Fame: presidente comenta sobre o Soundgarden e Alice In ChainsSoundgarden: demo rara de 1985 com Cornell na bateria e vocais

Chris Cornell: a falta de sentido de Black Hole SunChris Cornell
A falta de sentido de "Black Hole Sun"

Kim Thayil: Qual a opinião dele sobre o glam metal dos anos 80?Billy Corgan: "Valeria a pena se o Soundgarden terminasse o álbum novo"Soundgarden: guitarrista comenta sobre o som e desenvolvimento da banda

Chris Cornell: remanescentes do Audioslave prestam homenagem a vocalistaChris Cornell
Remanescentes do Audioslave prestam homenagem a vocalista

Alice In Chains: Nirvana não fazia parte da galera delesAlice In Chains
Nirvana não fazia parte da "galera" deles

VMA da MTV: Chester e Cornell foram desrespeitados no evento, dizem fãsVMA da MTV
Chester e Cornell foram desrespeitados no evento, dizem fãs


Humor: os dez maiores picaretas da música internacionalHumor
Os dez maiores picaretas da música internacional

A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Gene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?Gene Simmons
Sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

Cliff Burton: um hippie headbangerCliff Burton
Um hippie headbanger

Iron Maiden: Assista reação de Rebecca Vocal Athlete ao ouvir Hallowed Be Thy NameIron Maiden
Assista reação de Rebecca Vocal Athlete ao ouvir "Hallowed Be Thy Name"


Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336