Por que guitarras de Tony Iommi são mais difíceis que as de Randy Rhoads, segundo Jake E. Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de julho de 2025
Jake E. Lee, conhecido por sua passagem marcante na banda de Ozzy Osbourne nos anos 1980, falou recentemente sobre a complexidade de interpretar músicas de dois ícones da guitarra: Tony Iommi e Randy Rhoads. Embora os estilos dos dois sejam distintos, Lee surpreendeu ao dizer que o repertório de Iommi foi mais desafiador do que o de Rhoads.
Em entrevista à revista Guitar World, o guitarrista relembrou o período em que entrou na banda, durante a turnê "Speak of the Devil", que misturava músicas do Black Sabbath e da fase inicial solo de Ozzy. "Tentei me aproximar ao máximo das versões originais", contou. "Com o material do Sabbath, coloquei um pouco mais de mim. Já com as músicas do Randy, mantive mais fiel."
Black Sabbath - Mais Novidades

Segundo Lee, embora tecnicamente as músicas de Iommi não fossem mais difíceis, havia nuances que exigiam atenção redobrada. "Nada que ele toca é tão complicado, exceto aqueles licksrápidos — não sei como ele faz aquilo —, mas há uma sutileza", afirmou. "Quando ele dobra uma nota, especialmente nos graves, não chega ao tom exato. Ele deixa um pouco abaixo, o que dá um tom sombrio e maligno. Isso faz parte da genialidade dele."
Jake E. Lee também destacou que a fidelidade ao estilo de cada guitarrista era fundamental para fazer justiça ao legado que ambos deixaram. Ainda assim, encontrou maior liberdade criativa ao reinterpretar os riffs pesados e sombrios de Iommi, em comparação com as composições mais recentes e técnicas de Rhoads.
O guitarrista voltou aos palcos recentemente em uma apresentação ao lado de nomes como Nuno Bettencourt, Mike Bordin e David Ellefson, tocando clássicos como "The Ultimate Sin" e "Shot in the Dark". A performance fez parte do show de despedida "Back to the Beginning", que celebrou a trajetória de Ozzy e do Black Sabbath.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


