O frontman de fenômeno do rock nacional dos anos 2000 que era lindo, mas queria ser feio
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de julho de 2025
Nos anos 2000, o LS Jack despontou como um dos maiores fenômenos do pop rock brasileiro. Com baladas românticas em alta rotação nas rádios e videoclipes em destaque na MTV, a banda conquistou fãs por todo o país — mas, segundo o empresário e produtor musical Marcelo Braga, o sucesso não foi exatamente simples para todos os envolvidos.

Em entrevista ao podcast Corredor 5, Marcelão Yahoo, que empresariou o grupo ao lado de Zé Henrique, revelou uma curiosa contradição do vocalista Marcus Menna: "Ele era bonito pra caramba, mas queria ser sujo, roqueiro. Queria ser feio", contou, aos risos. "Aquela galera que quer tocar mal, fazer aquele som podrão. Mas não dava: o cara era um galã, cantava bem, presença absurda no palco."
Durante a conversa, o produtor relembrou o processo de criação de "Carla", um dos maiores sucessos do grupo. A música, segundo ele, quase foi gravada por Luísa Possi. "Estávamos no elevador do estúdio Mega, e o Marquinho (Menna) comentou que tinha feito uma música pra Luísa. Ele cantou: ‘Eu te amei’. Eu e o Zé dissemos na hora: ‘Você não vai dar isso pra Luísa, não!’", contou Marcelão.
O refrão ainda não existia, mas nasceu ali mesmo, improvisado no elevador. "Zé perguntou: ‘Qual o nome da sua namorada?’ — que depois virou esposa dele. ‘Carla’. Pronto. Botamos ali o nome, arredondamos e virou o que virou", lembra. Apesar de não terem crédito oficial na autoria, ele diz que a música foi finalizada em conjunto com os produtores.
"Carla" levou o álbum Vibe à marca de disco de platina e consolidou o LS Jack como banda de destaque naquele momento, numa cena que disputava espaço com nomes como Detonautas, CPM 22 e Charlie Brown Jr.
Segundo Marcelão, o início da banda foi modesto, mas promissor. Descoberta pelo próprio produtor e Zé Henrique, o LS Jack gravou suas primeiras demos ainda antes de assinar contrato. "Sacamos que tinha muito talento ali. Marquinho era um baita compositor e frontman. A gente entrou com a produção musical, mas também com a gestão empresarial. Fizemos os três primeiros discos e também cuidávamos da carreira." Os três primeiros anos foram de batalha. "Empatava, empatava, empatava. Vivia-se, mas não dava lucro. Só com o Vibe a coisa virou de verdade", disse.
A banda também teve suas divergências internas, especialmente sobre o direcionamento musical. "Marquinho não queria que ‘Carla’ fosse o primeiro single. Achava comercial demais. Tinha essa preocupação artística, sabe? Ele queria lançar outra antes, tipo ‘Talvez’. Mas ‘Carla’ foi pé na porta", contou Marcelão.
Com o sucesso consolidado, o grupo passou a trabalhar com outros produtores, como Rick Bonadio e Marcelo Sussekind. Ainda assim, o acidente sofrido por Menna em 2004 interrompeu a trajetória da banda num de seus momentos mais promissores.
Vinte anos depois, a figura de Marcus Menna ainda é lembrada como um símbolo daquela geração. "Ele era o cara que queria soar como uma banda suja de garagem, mas entregava uma performance impecável. Bonito, carismático, bom de palco. E tinha um coração de ouro", concluiu Marcelão.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


O frontman de fenômeno do rock nacional dos anos 2000 que era lindo, mas queria ser feio


