Resenha - Mystery of Time - Avantasia

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Mystery of Time - Avantasia


  | Comentários:

De volta após três anos, a metal opera AVANTASIA, uma das mais bem sucedidas da história, lança seu sexto trabalho: The Mystery of Time. Assim como The Scarecrow, é um trabalho bem compacto, de apenas dez faixas (mais duas bônus) e "solteiro", ou seja, desacompanhado de uma parte II (como nos Metal Opera) ou de um disco-gêmeo, como no caso de The Wicked Symphony e Angel of Babylon. Mas isto é totalmente compensado pela presença de uma orquestra. Pela primeira vez, o vocalista, baixista e mentor do projeto TOBIAS SAMMET convida um exército de músicos eruditos para acompanhá-lo na execução das peças avantasianas. No caso, são os membros da Deutsches Filmorchester Babelsberg (algo como "Orquestra de Filmes Alemã de Babelsberg"), a mesma que atuou em Hellfire Club, do Edguy.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A abertura "Spectres" lembra "The Wicked Symphony", que também serviu de abertura, no caso, para o álbum homônimo, de 2010: orquestrada e marcada por um belo trabalho no vocal de TOBIAS, que divide espaço com o estadunidense JOE LYNN TURNER. Logo em seguida, "The Watchmaker's Dream" repete a fórmula TOBIAS+TURNER, mas sem a orquestra. Aqui, o ponto alto fica nos solos: primeiro, a única e breve participação de ARJEN ANTHONY LUCASSEN, multi-instrumentista holandês e líder do AYREON, que traz um solo inspirado e com toques de LORI LINSTRUTH, seguido por outro solo, agora de órgão, por MIRO, tecladista que acompanha o projeto desde o terceiro disco.

Em "Black Orchid", a orquestra volta, e TOBIAS canta com BIFF BYFORD, do SAXON - desnecessário dizer que o resultado foi bom. Em "Where Clock Hands Freeze", o inconfundível MICHAEL KISKE, que marcou presença em todos os discos do projeto, faz uma de suas melhores performances num CD do AVANTASIA.

"Sleepwalking", lançada previamente como single, marca a única participação feminina do disco, na qual TOBIAS faz um dueto com CLOUDY YANG. A balada, que ganhou um clipe ambientado numa bela floresta nevada, quebra um pouco o clima metal do disco e traz algo com um apelo mais hard rock, estilo com o qual TOBIAS gosta de flertar. Esta não é a única balada do disco: "What's Left of Me" é mais pesada, mas ainda tem os toques emotivos, reforçados pelo trabalho da orquestra. Aqui, TOBIAS canta com nítida emoção, talvez para fazer jus à presença de ERIC MARTIN, vocalista do MR. BIG, que faz aqui sua participação no disco.

O respiro de "Sleepwalking" logo dá lugar a "Savior in the Clockrwork", a mais longa do disco, que combina os vocais de TURNER, BYFORD, KISKE e TOBIAS, produzindo uma poderosa faixa. "Invoke the Machine" e "Dweller in a Dream", separadas pela já mencionada "What's Left of me", são como "The Watchmaker's Dream": rápidas e cruas. A primeira já era conhecida dos fãs, por ter sido liberada previamente, e traz a participação de RONNIE ATKINS, do grupo holandês PRETTY MAIDS.

Fechando o álbum, "The Great Mystery", com TOBIAS, TURNER, BYFORD e BOB CATLEY, fazendo aqui sua única participação no disco. Como que sintetizando o disco, a faixa combina o peso das faixas mais power metal com a orquestração das mais sinfônicas e a emoção das baladas.

Não há muito o que reclamar do disco, mesmo sendo uma proposta nitidamente menos ambiciosa que os trabalhos anteriores. Destaque para "Spectres", "The Watchmaker's Dream", "Black Orchid" e "What's Left of Me". Vale lembrar os outros músicos que participaram do disco: além dos veteranos SASCHA PAETH (guitarra base e produção), OLIVER HARTMANN (guitarra solo) e MIRO (teclados); TOBIAS também convidou RUSSELL GILBROOK, do URIAH HEEP, para assumir as baquetas; e o guitarrista BRUCE KULICK, do GRAND FUNK RAILROAD, para alguns solos.

Como dito anteriormente, o disco é menos ambicioso que seus predecessores. Contudo, dentro das possibilidades (10 faixas, a maioria curta, preenchidas pelo trabalho de menos músicos convidados que o usual), TOBIAS conseguiu fazer mais um bom trabalho, mostrando que o AVANTASIA ainda tem fôlego para mais discos.

Abaixo, o vídeo de "Sleepwalking":

Track-list
1 Spectres
2 The Watchmaker's Dream
3 Black Orchid
4 Where Clock Hands Freeze
5 Sleepwalking
6 Savior in the Clockwork
7 Invoke the Machine
8 What's Left of Me
9 Dweller in a Dream
10 The Great Mystery

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Mystery of Time - Avantasia

Avantasia: hard rock dos bons, grandioso e poderoso
Avantasia: álbum dá impressão de que foi feito às pressas
Avantasia: fãs do projeto podem comprar de olhos fechados


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Avantasia"

Jeff Scott Soto e Eric Martin: Enchendo de alegria os fãs de Hard
Vandroya: a semelhança com música do Avantasia
Michael Kiske: a importância de Sammet no seu retorno ao Metal
Avantasia: vídeos ao vivo de novo DVD do Masters of Rock 2013
Avantasia: Tobias Sammet é premiado no Metal Hammer Award
Avantasia: 10 músicas essenciais da Metal Opera
Avantasia: Tobias Sammet pretende parar no Wacken 2014
Avantasia: Missão cumprida em 3 horas de uma grande apresentação
Avantasia: a Metal Opera itinerante mais uma vez em São Paulo
Avantasia: a orquestra do metal invade São Paulo!
Avantasia: fundador Tobias Sammet conversa com o Wikimetal
Avantasia: fã remixa "Lost in Space" com Michael Kiske
Avantasia em SP: "Early Entrance Package", ingresso sem filas
Avantasia: último lote de ingressos para São Paulo à venda
Helloween: Markus e Dani falam sobre os fãs, Maiden, Avantasia

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é paulistano e morador da Granja Viana em Carapicuíba, São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC-SP, tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. É voluntário do Movimento Wikimedia Brasil e passa as horas livres editando as Wikipédias em inglês e português. Apaixonado por livros, ciências, cinema, viagens, ufologia, e, é claro, música, que entra em seus ouvidos na forma de rock, metal, pop, dance, folk, erudito, ou todos juntos. Além de ouvir, também toca e compõe com o piano ou teclado.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas