Avantasia: fãs do projeto podem comprar de olhos fechados
Resenha - Mystery of Time - Avantasia
Por Junior Frascá
Postado em 25 de março de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ninguém mais tem dúvida de que Tobias Sammet é o músico mais inquieto e criativo da atual cena do metal melódico. Além de manter uma carreira bem consistente com o EDGUY, ainda é responsável por um dos projetos mais bem sucedidos do metal contemporâneo, o AVANTASIA, que possui uma legião de fãs em todas as partes do mundo, incluindo o Brasil. E agora, novamente contando com a participação de um time estrelado, Tobias volta com sua mais nova obra, "The Mystery of Time", inaugurando uma nova saga do projeto.
E apesar de manter alguns convidados que já estavam presentes nos discos anteriores, o alemão conseguiu dar uma boa variada nos músicos chamados, sendo que o disco conta com a participação de Arjen Lucassen (AYREON e outros), Eric Martin (MR. BIG), Ronnie Atkins (PRETTY MAIDS), Biff Byford (SAXON) e Joe Lynn Turner, além de figuras já carimbadas, como Michael Kiske (UNISONIC), Bob Catley (MAGNUN) e outros.
O disco, no geral, segue a linha de seus antecessores, "The Wicked Symphony" e "Angel of Babylon", variando entre faixas mais pesadas e voltadas ao power metal melódico, com outras mais épicas e bombásticas, além de conter duas baladas. Ademais, o lado mais hard rock foi deixado um pouco mais de lado, embora presente em alguns momentos mais pontuais.
Dentre as faixas mais metálicas e rápidas, o destaque fica para a maravilhosa "Where Clock Hands Freeze" em que Michael Kiske mostra o porquê de ser considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos, atingindo tons altíssimos. Outrossim, a faixa conta com um refrão muito cativante e grudento, típico dos primeiros registros do AVANTASIA. "Invoke the Machine", que conta com a participação de Ronnie Atkins é outro grande momento, com ótimos riffs, e linhas vocais matadoras, assim como "Dweller in a Dream", outra a contar com os vocais de Michael Kiske.
Sobre as baladas, "Sleelwalking" é uma das faixas mais fracas que Tobias já compôs, com um apelo pop que não convence, deixando tudo bem piegas e "esquecível", ao contrário de "What Left of Me", na qual Eric Martin mostra todo seu talento vocal, contando com ótimas melodias e um refrão muito legal.
Por fim, quanto as faixas mais épicas, duas possuem mais de 10 minutos de duração, "Savior In The Clockwork" e "The Great Mystery", sendo ambas verdadeiras obras primas. A primeira possui as participações magistrais de Kiske, Byford e Turner, e conta com uma atmosfera obscura mas ao mesmo tempo positiva, com uma alta carga de dramaticidade. Já "Savior in the Clockwork", que encerra o trabalho, traz momentos sublimes com a participação de Bob Catley, além de contar ainda com as participações de Turner e Byford novamente.
As demais faixas, "Spectres", "The Watchmakers' Dream" (ambas com a participação de Joe Lynn Turner) e "Black Orchid" (com a participação de Biff Byford) também são muito boas, e merecem uma audição mais apurada.
Percebe-se, assim, que Tobias Sammet aproveitou bem as fórmulas dos discos anteriores, sem sair de sua zona de conforto, ao contrário do que havia feito nos discos anteriores, em que podemos dizer que acabou dando uma chacoalhada no meio do metal melódico, seja com os primeiros registros (inesperados para aquele período), seja pela saga iniciada em "The Scarecrow", em que incluiu elementos de hard rock e diversos outras influências, pegando o ouvinte de surpresa. Em "The Mystery of Time" não há tanta inovação, apenas uma nova abordagem dos elementos já constantes nos discos que o precederam (até porque o estilo é um dos mais saturados da atualidade), mas sem deixar de apresentar boas músicas.
Um disco indicado para todos os fãs do projeto que podem comprar o disco de olhos fechados, embora não tenha o mesmo impacto que os discos anteriores, pelos motivos mencionados no parágrafo anterior.
The Mystery of Time - Avantasia
(2013 – Nuclear Blast –Importado)
Formação:
Tobias Sammet - Vocals, Bass
Sascha Paeth - Guitars
Russell Gilbrook - Drums
Michael "Miro" Rodenberg
Bruce Kulick - Guitars
Arjen Anthony Lucassen - Guitars
Oliver Hartmann - Guitars
Eric Martin - Vocals
Ronnie Atkins - Vocals
Biff Byford - Vocals
Bob Catley - Vocals Amanda Somerville - Vocals
Joe Lynn Turner - Vocals
Michael Kiske - Vocals
Track List:
1. Spectres
2. The Watchmaker s Dream
3. Black Orchid
4. Where Clock Hands Freeze
5. Sleepwalking
6. Savior in the Clockwork
7. Invoke the Machine
8. What s Left of Me
9. Dweller in a Dream
10. The Great Mystery
Outras resenhas de Mystery of Time - Avantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Kerry King, do Slayer, acha que a Bíblia é um "conto de fadas"
David Gilmour elege suas seis favoritas do Pink Floyd
João Gordo: o incidente com Wanessa Camargo que motivou postura de Dado Dolabella na TV
Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson


Duas partes do "The Metal Opera", do Avantasia, ganham relançamento em vinil



