Avantasia: fãs do projeto podem comprar de olhos fechados
Resenha - Mystery of Time - Avantasia
Por Junior Frascá
Postado em 25 de março de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ninguém mais tem dúvida de que Tobias Sammet é o músico mais inquieto e criativo da atual cena do metal melódico. Além de manter uma carreira bem consistente com o EDGUY, ainda é responsável por um dos projetos mais bem sucedidos do metal contemporâneo, o AVANTASIA, que possui uma legião de fãs em todas as partes do mundo, incluindo o Brasil. E agora, novamente contando com a participação de um time estrelado, Tobias volta com sua mais nova obra, "The Mystery of Time", inaugurando uma nova saga do projeto.
E apesar de manter alguns convidados que já estavam presentes nos discos anteriores, o alemão conseguiu dar uma boa variada nos músicos chamados, sendo que o disco conta com a participação de Arjen Lucassen (AYREON e outros), Eric Martin (MR. BIG), Ronnie Atkins (PRETTY MAIDS), Biff Byford (SAXON) e Joe Lynn Turner, além de figuras já carimbadas, como Michael Kiske (UNISONIC), Bob Catley (MAGNUN) e outros.
O disco, no geral, segue a linha de seus antecessores, "The Wicked Symphony" e "Angel of Babylon", variando entre faixas mais pesadas e voltadas ao power metal melódico, com outras mais épicas e bombásticas, além de conter duas baladas. Ademais, o lado mais hard rock foi deixado um pouco mais de lado, embora presente em alguns momentos mais pontuais.
Dentre as faixas mais metálicas e rápidas, o destaque fica para a maravilhosa "Where Clock Hands Freeze" em que Michael Kiske mostra o porquê de ser considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos, atingindo tons altíssimos. Outrossim, a faixa conta com um refrão muito cativante e grudento, típico dos primeiros registros do AVANTASIA. "Invoke the Machine", que conta com a participação de Ronnie Atkins é outro grande momento, com ótimos riffs, e linhas vocais matadoras, assim como "Dweller in a Dream", outra a contar com os vocais de Michael Kiske.
Sobre as baladas, "Sleelwalking" é uma das faixas mais fracas que Tobias já compôs, com um apelo pop que não convence, deixando tudo bem piegas e "esquecível", ao contrário de "What Left of Me", na qual Eric Martin mostra todo seu talento vocal, contando com ótimas melodias e um refrão muito legal.
Por fim, quanto as faixas mais épicas, duas possuem mais de 10 minutos de duração, "Savior In The Clockwork" e "The Great Mystery", sendo ambas verdadeiras obras primas. A primeira possui as participações magistrais de Kiske, Byford e Turner, e conta com uma atmosfera obscura mas ao mesmo tempo positiva, com uma alta carga de dramaticidade. Já "Savior in the Clockwork", que encerra o trabalho, traz momentos sublimes com a participação de Bob Catley, além de contar ainda com as participações de Turner e Byford novamente.
As demais faixas, "Spectres", "The Watchmakers' Dream" (ambas com a participação de Joe Lynn Turner) e "Black Orchid" (com a participação de Biff Byford) também são muito boas, e merecem uma audição mais apurada.
Percebe-se, assim, que Tobias Sammet aproveitou bem as fórmulas dos discos anteriores, sem sair de sua zona de conforto, ao contrário do que havia feito nos discos anteriores, em que podemos dizer que acabou dando uma chacoalhada no meio do metal melódico, seja com os primeiros registros (inesperados para aquele período), seja pela saga iniciada em "The Scarecrow", em que incluiu elementos de hard rock e diversos outras influências, pegando o ouvinte de surpresa. Em "The Mystery of Time" não há tanta inovação, apenas uma nova abordagem dos elementos já constantes nos discos que o precederam (até porque o estilo é um dos mais saturados da atualidade), mas sem deixar de apresentar boas músicas.
Um disco indicado para todos os fãs do projeto que podem comprar o disco de olhos fechados, embora não tenha o mesmo impacto que os discos anteriores, pelos motivos mencionados no parágrafo anterior.
The Mystery of Time - Avantasia
(2013 – Nuclear Blast –Importado)
Formação:
Tobias Sammet - Vocals, Bass
Sascha Paeth - Guitars
Russell Gilbrook - Drums
Michael "Miro" Rodenberg
Bruce Kulick - Guitars
Arjen Anthony Lucassen - Guitars
Oliver Hartmann - Guitars
Eric Martin - Vocals
Ronnie Atkins - Vocals
Biff Byford - Vocals
Bob Catley - Vocals Amanda Somerville - Vocals
Joe Lynn Turner - Vocals
Michael Kiske - Vocals
Track List:
1. Spectres
2. The Watchmaker s Dream
3. Black Orchid
4. Where Clock Hands Freeze
5. Sleepwalking
6. Savior in the Clockwork
7. Invoke the Machine
8. What s Left of Me
9. Dweller in a Dream
10. The Great Mystery
Outras resenhas de Mystery of Time - Avantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
A incrível música do Pink Floyd que David Gilmour tinha muita dificuldade para cantar
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal


Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



