Resenha - En Vivo! - Iron Maiden

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - En Vivo! - Iron Maiden


  | Comentários:

É notável a mania que o Iron Maiden tem de nunca inovar em seu repertório. E, eis que, em 26 de março de 2012, é lançado o novo álbum ao vivo do grupo: “En Vivo!”, gravado durante a turnê do último trabalho de estúdio da banda, “The Final Frontier” (2010).

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
“En Vivo!”, lançado em DVD e em CD, só é interessante para quem quiser saber como as canções de “The Final Frontier” soam ao vivo. Só! No restante, é mais do mesmo. Clássicos como “The Number Of The Beast”, “The Trooper”, “Hallowed Be Thy Name” ou “The Evil That Men Do”, com o perdão da palavra, já encheram o saco. Quem quiser ouvi-las pela ducentésima vez pega os álbuns e é feliz para sempre.

Algo notável é que os integrantes do Maiden não são mais garotos, mas ainda têm fôlego: a performance é impecável, mesmo levando em conta um Bruce Dickinson extremamente exagerado – de modo que sua gritaria fica irritante em certos trechos. Ele não consegue falar nem com a plateia. É tudo na base do grito.

O álbum será comprado por aqueles que estão conhecendo a banda agora ou por quem é realmente fã do grupo e coleciona a discografia, porque, no restante, ninguém é louco de comprar “The Number Of The Beast”, por exemplo, pela enésima vez.

Em turnês recentes, o Iron Maiden voltou ao passado e trouxe aos fãs clássicos absolutos como “Rime of The Ancient Mariner” ou “Moonchild”. No entanto, as referidas músicas foram apresentadas “numa daquelas” turnês em que a banda faz “uma viagem no tempo” (ou uma genial jogada de marketing) e toca os clássicos. E por que nenhum daqueles clássicos inusitados está presente nesse novo disco ao vivo? O Metallica, arquirrival do Maiden, é o exemplo de banda que inventa moda em seu repertório: volta e meia a banda está trazendo coisas inesperadas aos fãs, enquanto o repertório do Iron Maiden é mais manjado que “Nome do Pai” em missa.

A banda podia colocar nesse repertório chato algo como “Revelations”, “22 Acacia Avenue” ou “Powerslave”. Até (a injustiçada) “Bring Your Daughter... To The Slaughter” seria mais interessante que ouvir “The Trooper” MAIS UMA VEZ. Se a ideia é tocar material recente, que tal investir numa “Man On The Edge”, “Sign Of The Cross” ou “Ghost Of Navigator”, abandonada desde a turnê do “Brave New World” (2000)? Mas, não! A banda, por opção clara, continua vendendo o pão de ontem como sendo o de hoje. Com paciência, alguém poderia fazer um gráfico estatístico a respeito de quantas vezes “The Number Of The Beast” ou “The Trooper”, por exemplo, foram (vendidas) lançadas no catálogo oficial da banda. Os números assustariam.

Os pontos altos do disco, repetindo, são as versões ao vivo das canções de “The Final Frontier”, a performance da banda, a produção e, claro, o fato de não haver nenhuma música do medonho “A Matter Of Life And Death” (2006), disco mais sonífero que qualquer coisa inventada por uma certa banda chamada Yes.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: algumas curiosidades sobre a banda
Deep Purple: Dickinson e Hughes em homenagem a Jon Lord
Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Igor Z. Martins

Jornalista do interior do Paraná, Igor entrou no mundo do rock pesado em 1998, com "The X Factor", do Iron Maiden. Posteriormente, cairam em seus ouvidos Metallica, Guns N'Roses, Dream Theater, Megadeth, etc. Eclético, consegue escutar Oasis, Death, Pantera e Pink Floyd em sequência! Gasta mais da metade do que ganha com CDs, sendo, assim, chamado de "burro" por aqueles que acreditam que "é só baixar da Internet". Quer lhe dar um presente, fazê-lo feliz? Dê-lhe um CD! Comportar-se como criança diante de um CD novo e sentir o cheiro de encartes são marcas de sua paixão louca pela música!

Mais matérias de Igor Z. Martins no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas