O hit do Capital Inicial inspirado em prisão de Renato Russo e censurado quatro vezes
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de julho de 2023
O hit "Veraneio Vascaína" foi gravado pelo Capital Inicial, mas surgiu na época da banda Aborto Elétrico, com membros que fundariam a banda e também o Legião Urbana.
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou todos os detalhes desse verdadeiro hit do rock nacional dos anos 1980.
Capital Inicial - Mais Novidades
A composição
"Ela foi censurada e deu ao Capital Inicial um disco de ouro no álbum de estreia. Em junho de 1980, estava rolando uma festa em Brasília. Tinham barracas com a cultura de cada estado do Brasil. Era para matar a saudade de casa. O Renato Russo, Fê Lemos e o resto da galera estava por lá e passou uma patrulha da polícia, que fazia a segurança.
Era com um carro chamado Chevrolet Veraneio. A polícia quis saber quem eram esses garotos todos. Se não tivessem documentos, eram levados embora. Depois de alguns vinhos, o Renato foi conversar com um policial e perguntou qual era o signo dele. Recebeu golpes de cacetete em resposta.
Acabaram prendendo-o. No dia seguinte a essa visita na delegacia, ia rolar um ensaio do Aborto Elétrico. O Renato foi na casa dos Lemos e mostrou uma letra baseada na violência policial. O Flávio já tinha composto uma progressão harmônica. Não tinha letra e aí as duas coisas se juntaram".
O carro Veraneio
"A letra tinha como personagem principal essa viatura da PM. A Veraneio foi apresentada ao mercado brasileiro no 4º Salão do Automóvel. Cabiam seis até nove pessoas. Ela tornou-se a queridinha dos órgãos públicos e virou símbolo de xilindró. Esses carros tinham uma listra no meio, como o time do Vasco. Os adolescentes fugiam desses carros. O carro parou de ser produzido em 1994. O Renato não queria que a letra soasse como defesa de sua própria classe social, por isso acusa a polícia de ser elitista".
A centura
"O Aborto Elétrico existiu até o começo dos anos 1980. Depois, surgiu o Capital Inicial e a Legião Urbana. O Flávio e o Fê foram para o Capital. Não houve divisão oficial das músicas do Aborto entre Legião e Capital. Assim, o Capital tocou ‘Música Urbana’, ‘Fátima’ e ‘Veraneio Vascaína’.
O Capital foi para São Paulo e lançou um compacto. Uma coisa interessante foi a luta para liberar a música da censura. Em 1986, as letras precisavam ser aprovadas. O Fê disse que enviou para aprovação em 1981 e precisaram prestar esclarecimentos sobre ‘Veraneio Vascaína’. Eles nunca apareceram naquela época e o processo foi arquivado. Em 1986, precisavam aprovar. Eles mandaram só com o nome ‘Veraneio’, e foi vetada.
Começou uma disputa que levou meses. A censura disse que induzia o desprestígio da polícia, podendo provocar incitamento contra as autoridades. A gravadora recorreu. Depois, disseram que o texto afrontava a polícia. A gravadora recorreu ao diretor da Polícia Federal, que manteve o veto.
Foi para o Conselho Superior de Censura. Isso com o disco já gravado e com 40 mil cópias produzidas. Um conselheiro disse que não era admissível levar ao público uma letra que denegria a instituição. Pensaram em riscar a faixa. Rolou uma negociação e eles poderiam gravar, mas não passar nas rádios.
O acordo é que o encarte precisaria estar lacrado. O Capital fez uma estratégia de marketing em cima e falou: ‘Se você ainda não tem 18 anos, vale a pena esperar ou peça para seu irmão mais velho’. Todos ficaram curiosos e o disco vendeu 240 mil cópias em dois meses".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
O menos famoso acidente de Dinho Ouro Preto nos anos 80: "Machuquei bastante"
Capital Inicial: cinco músicas que foram escritas por Pit Passarell, do Viper


