Iron Maiden: A aposentadoria dos caras ainda está longe

Resenha - En Vivo! - Iron Maiden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Iron Maiden soa muito diferente em "En Vivo!", novo DVD e CD do grupo, gravado em 10 de abril de 2011 no Estadio Nacional, em Santiago do Chile. Dirigido por Andy Matthews, o vídeo mostra uma banda cheia de diferenças em relação aos seus últimos registros ao vivo, documentando uma espécie de mutação interna pela qual o Maiden passa atualmente.
2002 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor5000 acessosQueen: novas fotos do recluso John Deacon

A característica que mais chama a atenção é que a outrora épica e poderosa sonoridade do sexteto soa de maneira até então inédita em "En Vivo!". Há um balanço, um suingue, um feeling vindos diretamente do blues e injetados sem dó na estrutura básica das canções. O principal responsável por isso é Adrian Smith, o fenomenal guitarrista que hoje é protagonista de uma parcela considerável da musicalidade do Iron Maiden, ao lado do chefão Steve Harris e do vocalista Bruce Dickinson. Smith reinventou o seu jeito de tocar na tour de 2011, adicionando uma pra lá de bem-vinda - e até então insuspeita - influência do gênero nascido às margens do Rio Mississippi em suas linhas. Isso faz com que músicas que estão no setlist há décadas, como “2 Minutes to Midnight”, soem renovadas e cheias de vida. O maior exemplo disso é a versão simplesmente brutal da clássica “Running Free”, com a banda fazendo uma faixa com mais de três décadas de vida sair das caixas de som com gosto de novidade, como seu fosse o seu último single.

Outro fato que merece destaque é a força das composições recentes, lançadas nos discos gravados de 2000 para cá. A reação do público a sons como “Dance of Death”, “The Wicker Man” e “Blood Brothers” é fenomenal, equiparando esse material aos clássicos de sempre. Isso sem falar no impacto gigantesco que as músicas presentes no último disco de estúdio do grupo, o ótimo "The Final Frontier" (2011), têm ao vivo. A intensidade com que os integrantes do Maiden tocaram esse material durante toda a turnê foi capturada com perfeição em "En Vivo!", demonstrando que a banda está mais viva - e afiada - do que nunca. A performance em “The Talisman”, por exemplo, é de arrepiar. O mesmo vale para a linda “When the Wild Wind Blows”, que emociona e dá pintas de já ter se transformado em um novo clássico.

Tudo fica ainda mais forte com a ótima edição, que usa e abusa de telas divididas com cenas simultâneas dos músicos e da plateia. Esse recurso foi utilizado com precisão e inspiração por Matthews, e o resultado final é que boa parte da intensidade de um show do Maiden foi capturado e mantido em "En Vivo!".

O DVD, duplo, traz o show no primeiro disco e o documentário "Behind the Beast" no segundo. Esse documentário mostra tudo o que envolve uma turnê do Iron Maiden, do planejamento meses antes até o dia-a-dia dos shows, dos ensaios da banda a preparação do Eddie Force One. Uma verdadeira aula prática de produção, "Behind the Beast" demonstra o comprometimento total da numerosa equipe que acompanha o Iron Maiden na estrada, formada, em sua maioria, por profissionais que estão com o grupo há décadas.

Porém, o mais chocante e impressionante de todo o material é a revelação de que a banda estava há apenas 10 minutos do aeroporto de Tóquio quando aconteceu o terremoto que arrasou o Japão em 11 de março de 2011. Ou seja: se o grupo já estivesse em solo japonês, os músicos e a equipe poderiam estar entre as milhares de vítimas do sismo seguido de um enorme tsunami - no total foram mais de 13 mil mortos e 16 mil desaparecidos. As cenas mostram a banda desorientada, confusa e alarmada, sem saber como proceder durante o que rolava, até que conseguiu autorização para pousar na cidade de Nagoia.

Pessoalmente, sou da opinião de que o Iron Maiden possui hoje a melhor formação de sua história. Todos os músicos estão mais experientes e soam melhores do que nunca aos meus ouvidos, se completando e formando um gigante sonoro sem igual no universo do heavy metal. "En Vivo!" é um grande exemplo da força e da criatividade do Iron Maiden, pois captura a banda de maneira intensa e demonstrando uma energia e vivacidade que fazem crer que a aposentadoria dos caras ainda está longe de ocorrer.

Todos esses fatores fazem de "En Vivo!" um dos melhores registros em vídeo do Iron Maiden. O CD e o vinil picture fazem apenas parte do pacote, o item que realmente importa aqui é o DVD. Ele é diferenciado, ele acrescenta muito à história da banda - e, ainda por cima, vem em uma linda embalagem em metal.

Assista e comprove porque o Iron Maiden permanece no topo do heavy metal!

Faixas:

DVD 1
Satellite 15
The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes to Midnight
The Talisman
Coming Home
Dance of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When the Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
Fear of the Dark
Iron Maiden
The Number of the Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free

DVD 2
Documentário Behind the Beast
Clipe de “Satellite 15 ... The Final Frontier”
The Making of “Satellite 15 ... The Final Frontier”
The Final Frontier World Tour Show Intro

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de En Vivo! - Iron Maiden

5000 acessosIron Maiden: En Vivo! é mais do mesmo de novo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 22 de maio de 2012

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

2002 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor1555 acessosIron Maiden: Book Of Souls Tour chega ao fim ainda sem "Hallowed..."546 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego861 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1282 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Nicko McBrain: "nossos fãs são realmente leais"

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson mostrando mais uma habilidade

Iron MaidenIron Maiden
As 10 melhores músicas da atual formação

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

QueenQueen
Novas fotos do recluso John Deacon

Zakk WyldeZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico

SlashSlash
Chapação, a louca e atraente Fergie e Axl Rose

5000 acessosFelipe Andreoli: "Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra..."5000 acessosA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 2 - Mick Taylor5000 acessosSinceridade: e se as capas de discos dissessem a verdade?5000 acessosLed Zeppelin: "não espero que haja mais shows", diz Page5000 acessosLobão: Detonando Heavy Metal, Bethânia, Chico, Herbert, Bizz e deus e mundo no novo livro5000 acessosMax Cavalera: Korn, FNM e Black Sabbath nas gravações do "Roots"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online