RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemOs 15 maiores shows de rock da história segundo a Loudwire (Inclui um no Brasil)

imagemO clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden

imagemTimo Tolkki anuncia o projeto Strato, que reúne formação original do Stratovarius

imagemTudo melhorou ao largar vegetarianismo e passar a comer animais selvagens, diz Kiedis

imagem25 álbuns de rock sem nenhuma música ruim, segundo a Loudwire

imagemO profundo significado das caveiras por trás de toda capa da Nervosa, segundo Prika

imagemA música antiga do Iron Maiden que Bruce Dickinson considera uma merda

imagemO hit da Legião Urbana com triste frase que resume a profunda solidão de Renato Russo

imagemO disco quase punk do Judas Priest que o Sepultura gostaria de fazer

imagemVocalista do Royal Blood dá piti e manda o dedo do meio para o público durante show

imagemJames Hetfield relembra o momento em que teve que decidir entre o metal e o futebol

imagemJoão Gordo e Andreas Kisser divergem sobre cancelamento de Phil Anselmo após saudação

imagem5 curiosidades que ajudam a contar a história do casamento de Nando Reis com Vânia

imagemNando Reis reflete sobre o grande amor de sua vida e diz que não quer voltar ao inferno

imagemO álbum do Slipknot que é tão brutal a ponto de ter causado paralisia facial em baterista


Haken: apresentação técnica e precisa em Toronto

Resenha - Haken (Lee's Palace, Toronto, 24/08/2017)

Por Rodrigo Altaf
Postado em 26 de agosto de 2017

Apesar da impressão de ser uma banda relativamente nova na cena prog, os britânicos do Haken já têm dez anos de estrada, e estão em turnê pra comemorar essa data. Fui conferir a apresentação deles em Toronto nessa quinta-feira, dia 24 de Agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Pra quem não conhece, o Haken costuma ser definido como "Dream Theater com o Jon Anderson do Yes nos vocais". Eu diria que é uma definição até certo ponto justa, mas após quatro discos e um EP lançados, um tanto simplista, já que eles adquiriram a própria personalidade. Todos os álbuns têm conceitos ambiciosos, e uma atmosfera própria que envolve o ouvinte do início ao fim. Não chegam a ser conceituais, mas cada disco carrega uma ideia central que permeia todas as faixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Aliás, a associação da banda com o Dream Theater não é por acaso: alguns integrantes juntaram-se a Mike Portnoy em sua Shattered Fortress Tour (os guitarristas Richard Henshall e Charlie Griffiths o baixista Connor Green e o tecladista Diego Tejeida). Além disso, Portnoy e Jordan Rudess já subiram ao palco com a banda em 2015 (confira abaixo a reportagem).

Dream Theater: Mike Portnoy e Jordan Rudess juntos no palco

Cheguei ao local e fui checar o stand de merchandise, que pra minha surpresa vendia, entre camisas, álbuns e tourbooks, o café da marca Haken. O que as bandas não fazem nos dias atuais pra garantir um trocado a mais, não? Acabei não comprando nada dessa vez, embora tenha achado algumas camisas que valessem ser compradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A abertura dos shows dessa tour tem sido do guitarrista Sithu Aye, cuja banda investe em um prog metal instrumental com toques de jazz. Assisti ao show com boa vontade, mas honestamente, nenhuma música me chamou muito a atenção. Não que seja mal tocado, mas parece faltar punch a esse estilo, e a tímida comunicação com o público não ajudou. Mas alguns dos presentes curtiram bastante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O Haken entra no apertado palco executando o tema instrumental "Premonition", do álbum Visions. O carismático vocalista Ross Jennings entra apenas na segunda música "In Memoriam", do aclamado álbum Mountain, saudando a galera. Em seguida, emendam com "Nocturnal Conspiracy". A voz de Ross é pequena, e a opção de cantar em falsete por vezes o prejudica, já que é bem difícil conseguir um sustain decente usando essa técnica. Como resultado, Ross soa desafinado em algumas músicas. Mas sua presença de palco é bastante energética, e compensa as deficiências técnicas eventuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

O show prossegue com a faixa "Insomnia", e com um longo e incrível medley de músicas do álbum de estreia, Aquarius. O carisma de Ross e a destreza do instrumental conquistam o público bastante jovem, que parece hipnotizado pela presença da banda. Nesse medley, Ross mostrou sua versatilidade, por vezes investindo em vocais guturais. O baixista Conner Green se espremia nas laterais do palco e suava pra acompanhar ritmos tão quebrados.

A seguir vieram dois temas do álbum mais recente, Affinity: "Red Giant" e "1985". As duas lembram propositalmente o direcionamento que várias bandas prog tomaram nos anos 80, com toques de Yes da fase 90125 e Rush da fase Power Windows. Bateria eletrônica com ritmos bastante quebrados, e teclados como elemento marcante das composições, mas concluindo com uníssonos de guitarras e teclado. Ross entra em cena com uma gravata fina e óculos verdes que brilham no escuro, jogando vários outros óculos pra galera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Facchini Medeiros | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |

A próxima música, Cockroach King, inicia com um riff matador, e parte para um ritmo quase dançante, lembrando uma trilha sonora de desenho animado, quase um King Crimson vers. O falsete de Ross aqui é um pouco irritante, mas as harmonias dos vocais ao final soam muito bem, com a participação do tecladista Diego Tejeida. Aliás, chamou a atenção que Ross também assume os teclados quando Diego pega seu teclado portátil estilo "Polegar" e vai à frente do palco.

A evolução da banda fica evidente quanto são tocados mais dois temas de Affinity: The Endless Knot e The Architect. Esta última começa com uma mistura de climas: alterna teclados que lembram uma trilha sonora de filmes do David Cronemberg (fechando os olhos, dá pra se sentir dentro de "Scanners, Sua Mente Pode Destruir") com riffs poderosos de guitarra, lembrando um pouco Octavarium, do Dream Theater. É incrível notar como os seis músicos estão sincronizados e sintonizados no palco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um trilhão de notas depois, o final apoteótico veio com a execução da faixa título do álbum Visions, de mais de vinte minutos, cuja última frase, "I know I'll come back for more", soou como uma promessa da banda para os fãs. A apresentação de cada membro da banda arrancou aplausos, culminando com Ross dizendo "together, we are Haken". Acabei encontrando Ross e Richard na saída do show, quando já caminhavam para o tour bus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Ainda é cedo para dizer se esses britânicos vão causar na jovem e devotada plateia o impacto que um dia causaram Yes, Rush, Genesis e Dream Theater, mas é uma banda cujos próximos passos merecem ser acompanhados com carinho.

Setlist:
• Premonition
• In Memoriam
• Nocturnal Conspiracy
• Insomnia
• Aquarius Medley
• Red Giant
• 1985
• Cockroach King
• The Endless Knot
• The Architect
• Visions

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Haken: produtora anuncia turnê este ano com duas datas no Brasil


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Facchini Medeiros | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rodrigo Altaf

Mineiro nascido em 1974, esse engenheiro civil que vive e trabalha no Canadá começou a ouvir heavy metal aos dez anos, após acompanhar o Rock in Rio I pela televisão. Após vários anos sem colaborar pro Whiplash.Net, está em busca de todos os shows possíveis em Toronto. Entre suas influências estão Iron Maiden, Van Halen, Rush, AC/DC e Dream Theater.
Mais matérias de Rodrigo Altaf.