Paul McCartney em Brasília: Lotando estádio por 50 anos
Resenha - Paul McCartney (Estádio Mané Garrincha, Brasília, 23/11/2014)
Por Lincoln Melo
Postado em 28 de novembro de 2014
Um Beatle no Cerrado. Pela primeira vez em Brasília, e debaixo de muita chuva, PAUL MCCARTNEY apresentou um show de quase 3 horas de duração para uma plateia de aproximadamente 46.000 pessoas de todas as faixas etárias. Quem já foi para um show de MCCARTNEY ou do RINGO STAR sabe como é indescritível a emoção de ver ao vivo um Beatle, tanto para a maioria da humanidade que gosta da banda quanto para os que detestam mas no fundo sabem da importância dos Fab Four de Liverpool para a música e para o rock n roll.
Foram executadas 39 canções, sendo a grande maioria músicas dos BEATLES, 26 no total, e praticamente todos os álbuns foram lembrados, exceto " Beatles For Sale" e "Rubber Soul". O repertório passou também pela fase solo, WINGS e o mais recente trabalho "New".
Paul McCartney - Mais Novidades
O show já começa levando a loucura beatlemaníacos com "Magical Mistery Tour" para em seguida emendar a dançante "Save Us", excelente música do mais recente CD "New" talvez uma das melhores do novo trabalho. Logo depois de expressar as primeiras de muitas frases em português da noite, acontece o primeiro arrepio, o primeiro coro, o primeiro grito uníssono da plateia com a clássica "All My Loving". Imediatamente entram em cena as canções dos WINGS com "Listen To What The Man Said" e a boa "Let Me Roll It".
Muitas foram as homenagens da noite começando com a atual esposa Nancy na música "My Valentine"; para o grande amor Linda com "Maybe I´m Amazed"; o eterno JOHN LENNON com "Here Today", nesse momento PAUL toca num palco elevado a 8 metros de altura; e o tranquilo GEORGE HARRISON com uma das mais belas canções já feitas, "Something", com o público cantando em harmonia. Impossível conter as lágrimas.
Teve homenagem também para a garotada, direto de um certo submarino amarelo, "All Together Now". Aliás, a garotada merece um parágrafo a parte, pois além de muitos adolescentes, era impressionante a quantidade de crianças presentes e mais impressionante ainda era a reação delas ficando em pé nas escadarias das arquibancadas dançando, pulando, balançando a cabeça a cada música mais rápida. A renovação de PAUL MCCARTNEY e principalmente dos BEATLES está garantida pela eternidade.
Casais apaixonados também tiveram o seu momento com a romântica "And I love her". Entre repertórios de WINGS, BEATLES, e as músicas novas, Sir PAUL continuava com a plateia na mão. Mesmo tomando uma baita chuva, pulavam e cantavam com "Obla Di Obla Da", se divertiam com "Paperback Writer", "I´Ve Just Seen A Face", "We Can Work It Out", "Lady Madonna", "Eleanor Rigby" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite!" do espetacular "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, disco que marcou a segunda fase dos BEATLES, e se emocionaram com "Another Day" e com a melhor música dos WINGS: "Band On The Run".
Para o grande final uma sucessão de clássicos com "Back In The USSR", a clássica "Let It Be" numa imagem belíssima de luzes de celulares iluminando as cadeiras do estádio, a apresentação performática de "Live And Let Die" com explosões no palco e fogos por cima do estádio, e, encerrando a primeira parte do show, a fantástica "Hey Jude" com o seu famoso "Na Na Na... Na Na Na", impossível não se comover com a resposta do público.
Como ninguém tirava o pé do estádio, PAUL MCCARTNEY volta carregando uma bandeira do Brasil e o primeiro Bis veio com "Day Tripper", quem estava sentado a essa altura não resistiu, todos ficaram de pé para dançar, pular e cantar esse clássico. "Get back" manteve o êxtase do público, impossível não lembrar da última apresentação dos BEATLES em cima do telhado da Apple Studios. O primeiro bis termina com "I Saw Her Standing There" transformando o Mané Garrincha numa enorme pista de dança.
As poucas pessoas que estavam saindo do estádio voltaram correndo quando escutaram os primeiros acordes de "Yesterday", a música mais regravada de todos os tempos. Em contraste, logo após "Yesterday", é entoada a canção mais pesada dos BEATLES "Helter Skelter" e para encerrar de vez esse grande show e a temporada internacional de Brasília em 2014 a trinca"Golden Slumbers/Carry That Weight/The End".
Talvez hoje, PAUL MCCARTNEY, ao lado de BRUCE SPRINGSTEEN, possui o melhor show da atualidade (AC/DC está voltando). Aos 72 anos faz um show de quase 3 horas com uma energia regular, cantando, tocando baixo, piano, tudo isso com muita simpatia, interagindo com o público o tempo todo e acompanhado por músicos extremamente competentes.
Agora uma questão fica no ar: como pode um artista lotar estádios no mundo inteiro por aproximadamente 50 anos? Sir PAUL sabe a resposta.
Setlist:
01 - Magical Mistery Tour
02 - Save Us
03 - All My Loving
04 - Listen To What The Man Said
05 - Let me roll it
06 - Paperback Writer
07 - My Valentine
08 - 1985
09 - Long And Winding Road
10 - Maybe I´m Amazed
11 - I´Ve Just Seen A Face
12 - We Can Work It Out
13 - Another day
14 - And I Love Her
15 - Blackbird
16 - Here Today
17 - New
18 - Queenie Eye
19 - Lady Madonna
20 - All Together Now
21 - Lovely Rita
22 - Everybody Out There
23 - Eleanor Rigby
24 - Being For The Benefit Of Mr. Kite!
25 - Something
26 - Obla Di Obla Da
27 - Band On The Run
28 - Back In The USSR
29 - Let It Be
30 - Live And Let Die
31 - Hey Jude
BIS 1:
32 - Day Tripper
33 - Get Back
34 - I Saw Her Standing There
BIS 2:
Segundo bis
35 - Yesterday
36 - Helter Skelter
37 - Golden Slumbers/
38 - Carry That Weight/
39 - The End
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Yngwie Malmsteen revela título do próximo álbum de estúdio
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O baterista que não tinha técnica alguma e é um dos favoritos do Regis Tadeu
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso
O trio norte-americano que Jimmy Page aprecia; "É disso que se trata o Rock 'N' Roll"


A cantora que Paul McCartney chamou de "a maior" em um estilo vocal
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último
Paul McCartney quer aproveitar gravação de Prince para collab póstuma
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



