Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
Por André Garcia
Postado em 09 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Dessa forma, em 1985, já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
Black Sabbath - Mais Novidades
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele tornou a ser comparado a seu antecessor como vocalista do Black Sabbath. Quando perguntado sobre como foi calçar os sapatos de Ozzy Osbourne, ou seja, ocupar seu posto, ele respondeu.
"Não é muito difícil calçar os sapatos de quem andou descalço a vida toda. Tipo, como alguém pode comparar Ozzy Osbourne a Ronnie Dio, principalmente como cantor? Ozzy é um personagem. É isso o que ele é. O que ele faz não é cantar, é outra coisa. Ele tem ataques cardíacos no palco, ele fere animais... para mim o que Ozzy faz é isso. Eu não tenho nada contra Ozzy, acontece dele ser até um amigo, só digo isso quando se fala de calçar os sapatos de outra pessoa."
"Repito: Não foi problema algum calçar os sapatos de alguém em quem os sapatos não couberam. Eles eram pequenos demais para mim — eu faço meus próprios sapatos. O desafio foi estar naquela situação. O desafio era estar no Black Sabbath, não tem nada a ver com Ozzy. Aquela banda era a combinação de Tony [Iommi], Geezer [Butler], Bill [Ward] e Ozzy. Não foi Ozzy sozinho, prova disso é que quando ele não estava mais, sobrevivemos e ficamos melhores do que estava com ele na banda. Principalmente os três últimos discos que Ozzy fez com a banda e os três últimos que eu fiz com a banda: a diferença é gritante."
"Não foi o mínimo problema para mim entrar naquela banda, foi um grande desafio e eu curti muito. Foi uma oportunidade para mim de pegar uma banda desgastada, que era só cinzas, e reerguer ela, dar a credibilidade que ela merecia. O desafio foi estar em uma banda que já era lendária, e ser meio que um intruso naquilo ali. Alguém que não cresceu no Black Sabbath, e teve que se provar digno de estar em uma banda que muita gente ama. Esse foi o desafio."
Ronnie James Dio se juntou ao Black Sabbath em 1979, assumindo o posto de Ozzy Osbourne. Das inevitáveis comparações surgiu uma rivalidade entre eles, que chegou a render troca de farpas por meio da imprensa. A rusga escalou a ponto de, em 1992, quando Dio estava de volta ao Black Sabbath, ele se recusou a fazer dois shows em que a banda abriria para Ozzy. Para seu lugar, assumiu temporariamente o vocal Rob Halford, frontman do Judas Priest.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"

Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
"Tony Iommi me intimida, e ele sabe disso", diz Ozzy Osbourne
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos


