Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
Por André Garcia
Postado em 09 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Dessa forma, em 1985, já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
Black Sabbath - Mais Novidades
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele tornou a ser comparado a seu antecessor como vocalista do Black Sabbath. Quando perguntado sobre como foi calçar os sapatos de Ozzy Osbourne, ou seja, ocupar seu posto, ele respondeu.
"Não é muito difícil calçar os sapatos de quem andou descalço a vida toda. Tipo, como alguém pode comparar Ozzy Osbourne a Ronnie Dio, principalmente como cantor? Ozzy é um personagem. É isso o que ele é. O que ele faz não é cantar, é outra coisa. Ele tem ataques cardíacos no palco, ele fere animais... para mim o que Ozzy faz é isso. Eu não tenho nada contra Ozzy, acontece dele ser até um amigo, só digo isso quando se fala de calçar os sapatos de outra pessoa."
"Repito: Não foi problema algum calçar os sapatos de alguém em quem os sapatos não couberam. Eles eram pequenos demais para mim — eu faço meus próprios sapatos. O desafio foi estar naquela situação. O desafio era estar no Black Sabbath, não tem nada a ver com Ozzy. Aquela banda era a combinação de Tony [Iommi], Geezer [Butler], Bill [Ward] e Ozzy. Não foi Ozzy sozinho, prova disso é que quando ele não estava mais, sobrevivemos e ficamos melhores do que estava com ele na banda. Principalmente os três últimos discos que Ozzy fez com a banda e os três últimos que eu fiz com a banda: a diferença é gritante."
"Não foi o mínimo problema para mim entrar naquela banda, foi um grande desafio e eu curti muito. Foi uma oportunidade para mim de pegar uma banda desgastada, que era só cinzas, e reerguer ela, dar a credibilidade que ela merecia. O desafio foi estar em uma banda que já era lendária, e ser meio que um intruso naquilo ali. Alguém que não cresceu no Black Sabbath, e teve que se provar digno de estar em uma banda que muita gente ama. Esse foi o desafio."
Ronnie James Dio se juntou ao Black Sabbath em 1979, assumindo o posto de Ozzy Osbourne. Das inevitáveis comparações surgiu uma rivalidade entre eles, que chegou a render troca de farpas por meio da imprensa. A rusga escalou a ponto de, em 1992, quando Dio estava de volta ao Black Sabbath, ele se recusou a fazer dois shows em que a banda abriria para Ozzy. Para seu lugar, assumiu temporariamente o vocal Rob Halford, frontman do Judas Priest.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Sem Brasil na agenda, Tank anuncia turnê pela América Latina
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu


A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos


