A falta de legendas nos DVDs brasileiros
Por Ricardo Seelig
Postado em 29 de janeiro de 2008
Eu moro no Brasil. Eu falo português. É, aquele língua do "Ivo-viu-a-uva" que ensinam no colégio. Tenho TV a cabo em casa, e quanto assisto qualquer programa, aparecem legendas para eu entender o que os caras estão falando. Quando vou na locadora e pego um filme é a mesma coisa: é só selecionar a legenda e apertar o play. Mas, quando chegamos na música , parece que moramos na Inglaterra e nos EUA…
Os DVDs musicais evoluíram muito nos últimos tempos. Na primeira leva dessa mídia, geralmente os títulos eram compostos por apenas um disco, que trazia, na maioria das vezes, apenas um show musical. Mas, com o passar do tempo, o público ficou mais exigente, as gravadoras perceberam o imenso filão de mercado que se abria, e esses dois fatores levaram à produção de itens cada vez mais sofisticados e complexos.
Hoje, praticamente a maioria dos DVDs musicais lançados contém dois discos. O primeiro traz o show, e o segundo os já obrigatórios extras, como documentários, cenas de backstages, entrevistas com músicos e fãs, enfim, uma quantidade enorme de material interessante, mas que nós, brasileiros que falamos português, na grande maioria das vezes somos privados de entender. Porque? Somos burros? Não, não somos. As gravadoras é que são, já que pensam que, aqui no Brasil, as pessoas falam inglês, e, por causa disso, não legendam todos esses extras.
Isso é ridículo. Isso é patético. Isso é vergonhoso. Isso é uma falta de respeito. Você pode não saber, não se dar conta, mas formamos um grupo muito grande de consumidores. O mercado de DVDs cresceu enormemente nos últimos anos, em um ritmo muito maior do que o de CDs. Os preços, mesmo ainda discutíveis em alguns casos, caíram bastante, e hoje é possível comprar itens interessantíssimos e excelentes por um preço muito atraente. Ou seja, tudo evoluiu, a não ser as legendas…
Eu não sei o que se passa dentro das gravadoras. Nunca fui em nenhuma delas, nunca passei de suas portas, mas, cada vez mais, penso que elas vivem em cavernas, em um mundo muito, muito, muito distante de seu público. Sim, eu prefiro me agarrar à metáforas para explicar isso, porque só mesmo neandertais deslocados no tempo seriam capazes de lançar materiais em um país que fala português sem legendar estes itens. Você tem uma explicação melhor? Alguém, alguém???
Nós moramos no Brasil. Nós falamos português. Nós compramos DVDs. Chega dessa falta de respeito! Nós queremos o pacote completo. De que adianta comprar discos duplos, triplos, quádruplos, se só conseguimos aproveitar um deles, o que tem o show! Se é para ser assim comecem a lançar apenas DVDs simples, comecem a vendê-los por dez reais nas bancas, porque não existe sentido em comprar um box cheios de extras, onde estes extras vêm em uma língua que não entendemos.
Dois exemplos recentes exemplificam muito esse paradoxo. O DVD "Remember That Night – Live At The Royal Albert Hall", do David Gilmour, foi lançado no Brasil em uma embalagem belíssima em digipack, com slipcase, em um acabamento gráfico excelente. O pacote, é claro, vem com dois discos, o primeiro com o show e o segundo cheio de extras, incluindo um ótimo documentário. O material, pasmem, veio com legendas em português (é, essa língua mesmo que nós falamos aqui no Brasil), o que faz com que nós, rockeiros, amantes da música, consumidores, possamos nos deliciar com um dos melhores lançamentos que o formato já nos presenteou.
Porém, no lado oposto, temos exemplos como "One Cold Winter´s Night", do Kamelot. A apresentação que esse título da banda americana, lançado no Brasil pela Hellion, traz, é um dos melhores itens disponíveis no mercado para quem curte Heavy Metal. Ele é duplo, claro, mas o segundo disco não traz NENHUMA legenda, NENHUMA mísera letra para que posssamos entender todo o extenso material colocado ali pela banda. E isso, infelizmente, ocorre com aproximadamente 90% dos títulos lançados aqui.
Hellion Records, Rock Brigade Records, Century Media, Nuclear Blast, EMI, Universal, Sony, Warner, todas as gravadoras, acordem. Deixem de brincadeira, tratem seus consumidores com respeito. Queremos entender o que os nossos ídolos falam. Queremos DVDs com legendas na língua que nós, brasileiros que falam português, falamos. Parem de ser hipócritas, deixem de ser surdas. Legendar um DVD é um processo simples, fácil e barato. O que falta é apenas vontade e respeito com os consumidores.
Mas respeito, no mercado brasileiro de música, é, sempre foi e, provavelmente, continuará sendo, um produto em falta…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
O hit diferentão do Led Zeppelin que John Bonham detestava: "Muito chato"

A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Iron Maiden: Fantasmas e navegadores na melhor música após volta
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte



