Eric Clapton: sem evidências, ele diz que vacina contra Covid pode afetar fertilidade
Por Igor Miranda
Postado em 14 de junho de 2021
O guitarrista Eric Clapton voltou a falar sobre efeitos colaterais da vacina contra Covid-19. Em entrevista à Oracle Films, o músico afirmou, sem apresentar evidências de sua declaração, que o imunizante pode afetar a fertilidade de quem o recebeu.
Conforme transcrito pela Far Out Magazine, Clapton contou novamente sobre sua experiência particular ao ser vacinado. O guitarrista disse que o imunizante "sacudiu seu sistema imunológico", causando efeitos colaterais mesmo depois de um bom tempo após receber a injeção.
"Li muitas evidências sobre pessoas que tiveram reações adversas e isso estava na lista: danos ao sistema imunológico", afirmou.
Em seguida, o músico foi perguntado se sentia que estava ciente dos supostos riscos antes de ser vacinado. "Oh, Deus, não", respondeu. "Perdi o uso das minhas mãos por cerca de três semanas. Pensei que estava realmente encrencado", completou o artista, que sofre desde 2015 de neuropatia periférica, uma doença que afeta o sistema nervoso e a movimentação dos membros.
Clapton disse que recebeu ajuda do arquiteto italiano Robin Monotti, conhecido nas redes sociais por ser um ativista anti-lockdown e compartilhar informações falsas sobre a pandemia. Ele revelou ter sentido que não tinha mais ninguém com quem conversar sobre o assunto.
"Agora, parei de assistir TV. Um desenho animado trazia um cara entrevistando dois Quakers. Um diz: 'como ninguém de sua comunidade pegou Covid?'. O outro fala: 'bem, não assistimos TV'. É tão verdade, cara, muito de nossa doença está em nossas mentes", declarou.
Por fim, o artista declarou que tem "medo" do que a vacinação pode causar a suas filhas, compartilhando uma informação, sem comprovação científica, de que o imunizante compromete a fertilidade. "Talvez essa seja a grande razão pela qual estou falando com você agora. Para falar com minhas filhas sobre como elas podem não ser capazes de terem filhos, elas provavelmente não se importam com isso nesse momento da vida dela, não é um problema para elas", concluiu.
No início deste ano, um estudo divulgado pelo periódico científico British Medical Journal aponta que não há conexão entre a vacina contra Covid-19 e suposta perda de fertilidade. Especialistas em todo o mundo reforçam essa informação.
Em entrevista à BBC, Lucy Chappell, professora de Obstetrícia da Universidade King's College, em Londres, e porta-voz do Royal College de Obstetras e Ginecologistas britânicos, declarou que não existe nenhum "mecanismo biológico plausível" que justificaria qualquer vacina afetar a fertilidade de uma pessoa.
A vacina contra a Covid-19 "não tem nem a capacidade de transmitir o vírus, nem de alterar a composição genética do corpo", conforme apontado pela especialista. Ela cita o caso específico da Pfizer: o imunizante envia uma espécie de sinal ao corpo, permitindo-o produzir um fragmento da proteína "spike" do coronavírus, considerando inofensivo para a saúde humana, mas importante para ativar o sistema imunológico, com a geração de anticorpos e células brancas.
O vídeo em que Eric Clapton compartilha informações sem comprovação sobre a vacina contra Covid-19 pode ser assistido no player a seguir.
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps