Eric Clapton: ele apoia Van Morrison, critica isolamento e pede ajuda a quem faz shows
Por Igor Miranda
Postado em 02 de outubro de 2020
O guitarrista Eric Clapton declarou apoio à campanha "Save Live Music", mobilizada pelo cantor Van Morrison no Reino Unido. Morrison anunciou que irá lançar três músicas com críticas ao isolamento social e ao lockdown - uma delas, "Born To Be Free", já liberada - e realizou três shows no London Palladium, em Londres, na última semana.
Diferentemente de Van Morrison, que tem dito que é seguro retomar os shows com capacidade máxima de lotação dos locais mesmo durante a pandemia, Eric Clapton não manifestou tantas teorias conspiratórias ao declarar apoio à "Save Live Music". Porém, o lendário guitarrista de blues rock disse que é "perturbador notar que poucos shows estão acontecendo por causa das restrições do lockdown".
"Muitos de nós apoiamos Van e seus esforços para salvar a música ao vivo, ele é uma inspiração! Devemos nos levantar e fazer com que nossas opiniões sejam ouvidas, pois precisamos achar uma forma de sair dessa bagunça. A música ao vivo pode nunca se recuperar", afirmou, em comunicado publicado pelo The Sun.
Van Morrison complementou: "Obrigado a todos que foram aos shows e apoiaram o novo single. Os shows foram ótimos e provaram que os shows ao vivo podem operar de forma segura. Agora, precisamos que o governo diminua ainda mais as restrições e dê confiança, mostrando que os locais estão seguros agradáveis a todos".
O jornal "The Guardian" apurou que diversas pessoas que adquiriram ingressos para os shows de Van Morrison acabaram não comparecendo. O Reino Unido vive, atualmente, uma segunda onda de infecção por Covid-19, o que fez o governo local aumentar novamente as restrições de circulação e medidas de isolamento social.
Por outro lado, o mercado da música no Reino Unido afirma ter a expectativa de 900 milhões de libras (cerca de R$ 6,5 bilhões) em perdas em 2020. O valor corresponde a 81% da contribuição anual deste segmento à economia britânica. O governo local anunciou um programa de 1,6 bilhão de libras para salvar teatros e casas de shows da falência.
Em agosto, nos Estados Unidos, um festival chamado "Sturgis Motorcycle Rally" contrariou as recomendações locais de não promover aglomerações e reuniu mais de 460 mil pessoas em 10 dias, com shows de Smash Mouth, Buckcherry, .38 Special e Drowning Pool, entre outras bandas. Alguns músicos, como o vocalista Steve Harwell, do Smash Mouth, chegaram a protestar contra medidas de isolamento.
Semanas após a realização do evento, pelo menos 260 pessoas que estiveram no festival testaram positivo para o novo coronavírus - e acredita-se que o número seja bem maior. Não foi possível realizar o acompanhamento para descobrir quantas transmissões foram ocasionadas por esses 260, mas especialistas afirmam que um doente pode contagiar até seis pessoas e provocar o dobro de casos em 3 dias.
Eric Clapton - As opiniões polêmicas na pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps