Matérias Mais Lidas

imagemNoel Gallagher revela seu único arrependimento em sair do Oasis

imagemO dia que Ivete Sangalo arrasou cantando Slayer com João Gordo na TV aberta

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagemA hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

imagemUriah Heep: a audição de David Coverdale para substituir David Byron

imagemGuitarrista Brian Ray conta como é ter Paul McCartney como patrão

imagemJohn Frusciante conta como "espíritos" auxiliam seu processo criativo

imagemO impagável apelido que Andre Matos deu a Luis Mariutti por sua pontualidade

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemO dia que Digão assistiu ensaio da Legião Urbana sem saber que era a banda

imagemBlackie Lawless relembra encontro inusitado com Cliff Burton em backstage

imagemO hit do Blind Guardian inspirado em história que deixou banda de queixo caído

imagem"Houve muita escuridão em minha vida", afirma James Hetfield

imagemO malévolo King Diamond registra encontro com Michael Sweet, ícone do rock cristão

imagemO Metallica não tem mais o que provar, muito menos algo novo para oferecer


Summer Breeze
Samael Hypocrisy

Iron Maiden: o que Bruce Dickinson diz sobre praticamente todas as músicas de Senjutsu

Por Igor Miranda
Postado em 06 de setembro de 2021

O vocalista Bruce Dickinson fez comentários aprofundados sobre praticamente todas as músicas de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, em entrevista à Apple Music. As falas do cantor foram traduzidas pelo Whiplash.Net.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apenas duas das 10 faixas do disco não foram abordadas por Dickinson na ocasião: "The Time Machine" e "Death of the Celts". Sobre esta última, porém, ele já havia falado em entrevista anterior à Forbes.

Iron Maiden: "não entendo a fixação com homens de saia", diz Bruce rindo de Steve

Antes de abordar as músicas separadamente, Bruce Dickinson comentou à Apple Music a respeito do álbum em si. O cantor brincou que a banda já havia "roubado" culturas de alguns países por meio de seu mascote, Eddie, no passado - então, pareceu uma opção natural fazer alusão ao Japão em "Senjutsu", tanto no título quanto nas ilustrações do personagem na capa e no encarte do disco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Já tivemos um Eddie maia, um Eddie de ficção científica, um Eddie monstro especial, um Eddie egípcio, um Eddie múmia. Já tivemos até um Eddie com espada de samurai no EP 'Maiden Japan' (1981), mas isso foi há muito tempo. A banda sempre foi muito popular no Japão, que é um lugar bem exótico com uma história de samurais bem rica. Mas a maioria das canções não tem relação com isso ou entre si", afirmou.

Veja, a seguir, os comentários de Bruce Dickinson sobre quase todas as músicas de "Senjutsu".

"Senjutsu", a música

Bruce Dickinson: "Essa começa com algumas batidas sinistras do que se destina a soar como aqueles grandes tambores taiko japoneses. Então Nicko (McBrain, baterista) chega com essa batida que não são como os Keystone Cops, porque acho que chegamos ao ponto em que nos sentimos confiantes o suficiente para sermos dramáticos sem ter pressa. E essa faixa tem drama por toda parte. Para mim, ela constrói e constrói e constrói. Há uma fuga vocal no meio, com ecos indo além, e, em seguida, outra linha vocal. Ela se dissolve lindamente nesta linha vocal realmente magistral conforme você chega na última metade da melodia. Tem um refrão? Não. Existem milhões de refrães diferentes, todos amarrados juntos. Na maior parte, o vocal é feito em uma harmonia de duas partes. É uma das minhas faixas favoritas e será uma ótima maneira de abrir um repertório ao vivo".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Stratego"

Bruce Dickinson: "Stratego é um jogo de tabuleiro. Eu nunca joguei, mas é parecido com o xadrez. Eu estava pesquisando um pouco e descobri que o Stratego era baseado em um jogo de tabuleiro francês do século 19. Esse jogo era baseado em algo chamado xadrez militar. O xadrez militar japonês, por sua vez, é um jogo chamado shogi. Os personagens são basicamente pedras planas com caligrafia japonesa, cada uma denotando um guerreiro de alguma descrição. Você tem um lado preto e um lado branco, mas é inteiramente possível que os personagens mudem de lado. Não só isso, mas também podem se transformar em um personagem diferente. É um jogo de estratégia e tática, mas também de traição e intriga".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Writing on the Wall"

Bruce Dickinson: "Essa música tem basicamente duas partes e a introdução define o cenário. Quando ouvi pela primeira vez, pensei: 'isto aqui é um pouco (como um filme do diretor Quentin) Tarantino, é um pouco deserto'. Via um cenário Mad Max se abrindo. Eu acho que (o guitarrista) Adrian (Smith) já tinha o título e um ótimo riff, então trabalhamos o corpo da música em torno disso. Achei que era um ótimo título para o que está acontecendo no mundo agora. Há muitas coisas surgindo em nosso espelho retrovisor - elas podem estar mais perto do que parecem. Há muitas escolhas que as pessoas precisam fazer sobre em que tipo de mundo querem viver. Eu compus a música sem tentar fazer qualquer tipo de pregação, mas para dizer: 'você não pode enterrar sua cabeça na areia, essas coisas vão te morder se você não fizer algo sobre isso'".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Lost in a Lost World"

Bruce Dickinson: "No início, você acreditaria que acidentalmente entrou em um álbum do Moody Blues ou no Pink Floyd fazendo algo por volta de 1973, com os vocais em camadas e coisas assim. Nunca fizemos nada tão explicitamente detalhado como isso antes. Mas não dura muito até que algum demônio saia e acerte você na cabeça com uma marreta e a faixa comece. E então ela te leva em uma jornada para um mundo fantástico que deixou de existir".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Days of Future Past"

Bruce Dickinson: "Essa faixa é o mais perto que você vai chegar das eras de 'Piece of Mind' (1983) ou 'Powerslave' (1984). Quatro minutos, riff superenergético, grande refrão do tipo hino, grandes vocais - tudo isso. Riff incrível de Adrian e basicamente nenhum solo de guitarra. A letra é uma reimaginação da história em quadrinhos 'Constantine', particularmente a versão cinematográfica com Keanu Reeves. É uma configuração interessante, porque sempre existe a suposição de que Deus é o mocinho. Mas nesse cenário, Deus parece ser um narcisista manipulador. Ele é quase como um psicopata: 'vou fazer todas essas coisas horríveis com você, e você apenas tem que me amar'. Como isso funciona? É isso que a música pede".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Darkest Hour"

Bruce Dickinson: "'Darkest Hour' não se refere apenas ao filme sobre Winston Churchill - é também sobre ele como pessoa. Muitas pessoas criticam Churchill porque ele cometeu muitos erros e fez coisas que as pessoas não aprovavam. Era quase certo que ele era um alcoólatra de verdade, mas um alcoólatra funcional. Ele disse coisas horríveis sobre as mulheres. Ele fez todas essas coisas pelas quais seria apropriadamente condenado. Mas a parte pela qual as pessoas perdoam tudo isso - certamente eu perdoo - é que ele enfrentou os nazistas e disse: 'não, eles são bárbaros; mesmo que as probabilidades estejam contra nós, nós, como nação, vamos resistir'. Metade de seu gabinete e governo teria ficado do lado dos nazistas e feito um acordo. Mas ele inspirou a nação a fazer a coisa certa".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Parchment"

Bruce Dickinson: "Você realmente tem que ter cuidado com esta aqui se você é uma dessas pessoas que gosta de tanques de isolamento e vai colocá-la nos fones de ouvido. É uma procissão, de verdade. O fim dela soa como o imperador voltando, o filho pródigo voltando para casa após uma longa jornada. Mas toda a seção intermediária é absolutamente hipnótica. É uma faixa monstruosa, mas a partir de camada sobre camada sobre camada de diferentes repetições. Se você parar pra entendê-la, é realmente complexo. Acho que Steve se trancou por dias para pensar nisso. Tivemos que aprendê-la em etapas porque era a única maneira possível".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Hell on Earth"

Bruce Dickinson: "Steve é ??uma pessoa pouco convencional. Ele não é uma pessoa extrovertida - exceto no palco, quando ele enlouquece com um baixo. Mas acho que ele sente muitas coisas profundamente sobre o mundo em que está. A banda Blur tinha um álbum chamado 'Modern Life Is Rubbish' ('A vida moderna é um lixo', em tradução livre) e acho que Steve concordaria com esse sentimento e diria: 'Que tipo de mundo estamos criando? Talvez eu deva apenas dormir. E então, se eu passar para a próxima vida, talvez eu volte e tudo ficará melhor - porque este lugar é o inferno na terra'. Não acho que ele esteja recomendando acelerar sua passagem para o outro mundo, porque nós temos uma turnê a fazer. Mas ele está genuinamente preocupado com as coisas".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bônus: "Death of the Celts" (mas em outra entrevista, à Forbes)

Bruce Dickinson: "Não sei o que rola com homens de saia, mas Steve tem uma fixação nisso (risos). 'Death of the Celts' é uma música de Steve Harris, ele gosta muito de escrever músicas sobre pessoas que são meio que identidades tribais ameaçadas. Ele já fez isso antes com algumas músicas sobre os nativos americanos e coisas assim. Acho que ele sente algum tipo de afinidade com grupos cujas identidades estão ameaçadas - e que preferem morrer do que mudar quando estão nesse tipo de situação".

Iron Maiden: "não entendo a fixação com homens de saia", diz Bruce rindo de Steve


Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"

Iron Maiden: "Senjutsu", novo álbum, será lançado em setembro; confira capa e tracklist

Iron Maiden: Mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum da banda

Iron Maiden: Veja nova foto promocional do grupo; Bruce Dickinson com novo visual

Iron Maiden: o que dizem Steve Harris e Bruce Dickinson sobre novo álbum "Senjutsu"

Iron Maiden: do CD ao vinil, confira os formatos físicos do novo álbum "Senjutsu"

Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento

Iron Maiden: pre-order e detalhes de todos formatos de "Senjutsu"

Iron Maiden: gráficos detalham quem mais compôs músicas - e resultados surpreendem

Iron Maiden: Bruce gravou duas músicas do próximo disco com tendão de Aquiles rompido

Iron Maiden: ouvindo reclamações dos fãs, artista brasileiro melhora capa de "Senjutsu"

Iron Maiden: por que eles só mostram o novo álbum a jornalistas na versão em vinil

Iron Maiden: veja prévia da versão de "Senjutsu" exclusiva do fã-clube da banda

Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbum

Iron Maiden: artista cria nova versão samurai do Eddie inspirada no álbum "Senjutsu"

Iron Maiden: "Senjutsu" tem toques de prog, folk, blues e trilha sonora, segundo revista

Iron Maiden: edição nacional do novo álbum "Senjutsu" está em pré-venda no Brasil

Iron Maiden: em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se "Belshazzar's Feast"

Iron Maiden: assista o trailer de animação de val Andrade para o álbum "Senjutsu"

Iron Maiden: 9 curiosidades sobre "Senjutsu", o próximo álbum de estúdio da banda

Iron Maiden: Senjutsu... What a hell?

Iron Maiden: "Senjutsu" é mais complexo e variado que "The Book of Souls", diz Bruce

Iron Maiden: uma resenha faixa a faixa do novo álbum "Senjutsu", publicada pelo Loudwire

Iron Maiden: Adrian relembra gravações do "Senjutsu"; "um dos melhores que fizemos"

Iron Maiden: o integrante que é a carta secreta de "Senjutsu", segundo Bruce

Iron Maiden: ouça "Stratego", nova música da banda, lançada nesta quinta-feira(19)

Iron Maiden: resenha do álbum "Senjutsu" pela BraveWords revela grandeza e frustração

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta por que gosta tanto de compor com Adrian Smith

Iron Maiden: Bruce diz que Harris estava paranoico com ideia de "Senjutsu" vazar

Iron Maiden: como um anti-herói dos quadrinhos inspirou o novo disco do grupo

Iron Maiden: o que Bruce Dickinson pensa de quem reclama de músicas e álbuns longos

Iron Maiden: à Folha, Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre Senjutsu

Iron Maiden: resenha do álbum "Senjutsu" pelo Blabbermouth revela mais detalhes do disco

Iron Maiden: Bruce, com camiseta do Doutrinador, fala do Senjutsu

Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko

Iron Maiden: confira "Senjutsu", novo álbum da banda, lançado nesta sexta-feira (3)

Iron Maiden: Resenha faixa a faixa do novo álbum "Senjutsu" (vídeo)

Iron Maiden: o grande ponto fraco de Senjutsu, na opinião de Bruno Sutter

Iron Maiden: banda divulga belas capas personalizadas para músicas de "Senjutsu"

Rock e metal: 7 álbuns de destaque lançados nesta sexta-feira (03/09) para você ouvir

Resenha - Senjutsu - Iron Maiden

Iron Maiden: Bruno Sutter faz sua própria produção do novo disco, "Senjutsu"

Iron Maiden: Uma Pesquisa sobre o novo álbum "Senjutsu"

Steve Harris: de Blaze Bayley a Djokovic, a curiosa lista de agradecimentos em Senjutsu

Iron Maiden: lista detalhada mostra qual guitarrista toca cada solo de "Senjutsu"

Iron Maiden: Senjutsu atinge posições expressivas nas paradas, mas não o topo

Iron Maiden: Nicko revela a música mais difícil de se tocar na bateria em "Senjutsu"

Iron Maiden: o elemento sonoro de Senjutsu que eles nunca fizeram antes, segundo Nicko

Resenha - Senjutsu - Iron Maiden

Iron Maiden: ficção e ideologia em "The Time Machine" (vídeo)

Iron Maiden: compre com desconto o novo álbum Senjutsu, em CD duplo e vinil triplo

Iron Maiden: Blaze Bayley revela o que achou de Senjutsu, novo álbum da banda

"Senjutsu", do Iron Maiden, é eleito o disco do ano por colaboradores da Classic Rock

Adrian Smith teve problema com música que ele mesmo fez para "Senjutsu", do Iron Maiden

Nicko McBrain comemora campanha do "Senjutsu"; "transformamos fãs em Sherlock Holmes"

Iron Maiden planeja fazer uma turnê tocando "Senjutsu" na íntegra" para os grandes fãs"

Todas as matérias sobre "Iron Maiden - O álbum "Senjutsu""

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Judas Priest: quando a banda chegou ao topo com o álbum "Screaming for Vengeance"

A grande diferença entre shows do Iron Maiden e Smith/Kotzen, segundo Julia Lage

Cinco músicos que nunca voltarão para as bandas que os consagraram

O motivo pelo qual Steve Harris escolheu Within Temptation para abrir shows do Iron Maiden

Bandas de heavy metal que lançaram discos em cinco décadas diferentes

Por que Steve Harris e Bruce Dickinson se dão bem, segundo tour manager

O rockstar dos anos 1970 que Bruce Dickinson convidou para show do Iron Maiden e tietou

Heavy Metal: um guia para começar a ouvir o estilo

Nickelbeck: Chad Kroeger diz que maconha na platéia melhora os shows da banda

Iron Maiden com descontos de 25%, 41% e até 72% na Semana Black Friday Amazon

Axl Rose achava os caras do Iron Maiden legais, mas não queria ser como eles

A surpreendente parte mais difícil de montar do palco do Iron Maiden

Tour manager desmente Regis Tadeu e diz que Dave Murray não quer sair

Shout At The Beast: Motley Crue usa imagem similar a do Iron Maiden em camiseta

Judas Priest: "Sad Wings of Destiny" definiu as principais características do heavy metal

Iron Maiden: Os mesmos três acordes em quarenta músicas

Brasil: Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país

Cabelos: Blaze Bayley aprova técnica de implante capilar

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregos

Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.