Resenha de novo álbum do Iron Maiden no BraveWords revela grandeza e frustração
Por Emanuel Seagal
Postado em 20 de agosto de 2021
Nick Balazs, da BraveWords, escreveu uma resenha do "Senjutsu", o novo álbum do Iron Maiden, que será lançado no dia 3 de setembro.
Confira abaixo alguns trechos transcritos da resenha e confira também a matéria original, em inglês, no site da BraveWords.
"A faixa-título de 8 minutos começa de forma moderada. Um ritmo militarista sobe ao palco ao longo desta marcha de batalha, quase parece metal industrial. Bruce Dickinson carrega a melodia com um forte desempenho vocal, mas no geral é uma abertura que não é exatamente uma explosão de energia. Os britânicos vão em alta velocidade com a seguinte 'Stratego', um tiro de canhão de 5 minutos que tem todas as marcas do Maiden clássico, refrão vigoroso, ritmos galopantes e um brilhante trabalho do trio de guitarras de Adrian Smith, Dave Murray, e Janick Gers. Este é um material único e definitivo e não ficaria surpreso se um vídeo fosse feito para ele.
[...]
"'Lost In A Lost World' poderia se encaixar nos dias de Blaze Bayley, especialmente no 'The X Factor". Bruce Dickinson faz uma abordagem atmosférica com os vocais antes de um efeito vocal fantasmagórico. A música se forma em um groove mid-tempo confortável preenchido com um refrão grandioso e mais partes melódicas vintage dos talentosos guitarristas.
"Completando o primeiro disco está o trecho de música mais curto, o 'Days Of Future Past' de 4 minutos [...] Adrian Smith e Bruce Dickinson estão no seu melhor aqui e devem ir bem ao vivo.
"'The Time Machine' contém mais progressivismos e também apresenta o refrão melódico mais empolgante que o álbum oferece. Liricamente lembra Rush com Bruce Dickinson no modo de contador de histórias e se destaca como uma das melhores músicas desde seu retorno.
"O disco 2 é onde residem a grandeza e a frustração, a 'Darkest Hour' de 7 minutos apresenta um tema de guerra e é liricamente arrepiante, lembrando 'A Matter Of Life And Death'. Ela não adota a abordagem usual em termos de estrutura; é quase como uma balada com Bruce Dickinson carregando o peso da música.
"A estrela do show é 'Death Of The Celts'. O épico de 10 minutos é o Iron Maiden em sua melhor e fantástica melodia principal, solo magistral e memorável, e Bruce Dickinson desliza com os vocais de levantar os punhos no ar, enquanto narra a queda dos celtas. Tem começo, meio e fim definidos e não parece uma música longa. Se o 'Senjutsu' terminasse aqui, seria altamente satisfatório, mas Steve Harris ainda não acabou com suas obras longas e prolongadas.
"'The Parchment', embora seja forte no refrão, ela continua indo e indo e indo. O ritmo aumenta na última metade da faixa com um solo enorme, mas, no geral, não há razão para que isso não possa ser reduzido para 7 ou 8 minutos.
"'Hell On Earth' tem uma estrutura semelhante, porém Steve Harris oferece uma de suas melhores melodias - uma que ficará na sua cabeça por dias. O problema é que a música continua; depois de um solo climático; deveria ter terminado aos 7 minutos, mas ela continua. Seria bom se o produtor Kevin Shirley ou alguém interviesse e falasse ao bom e velho Steve para se controlar um pouco.
"'Senjutsu' é outro ambicioso lançamento das lendas do heavy metal. Se você não é fã dos discos desde o retorno de Bruce, você ainda não será, mas se você amou o que a banda tem feito, então certamente vai adorar."
"Senjutsu" será lançado no dia 3 de setembro. O lançamento foi acompanhado de um vídeo para a faixa "The Writing On The Wall" cheio de easter eggs com referências à longa discografia do grupo, um trabalho que contou com dezenas de artistas, inclusive do Brasil.
Assista abaixo o vídeo de "The Writing On The Wall".
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Quanto Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Como surgiu o hit "I Was Made for Lovin' You", do Kiss, segundo Desmond Child
O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
O riff de Kerry King que nasceu nos bastidores da turnê de despedida do Slayer
A banda que "salvou o heavy metal nos anos 90", segundo Rob Halford
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira
A opinião de Dinho Ouro Preto do Capital Inicial sobre Digão, Canisso e a banda Raimundos
Veja os 23 easter eggs do vídeo de "The Writing On The Wall", do Iron Maiden
Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
"Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, será lançado em setembro
Confira mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Veja nova foto promocional do Iron Maiden; Bruce Dickinson com novo visual
Do CD ao vinil, confira os formatos físicos de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento
Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko
O ponto fraco de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, na opinião de Bruno Sutter
Blaze Bayley revela o que achou de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída



