Resenha de novo álbum do Iron Maiden no BraveWords revela grandeza e frustração
Por Emanuel Seagal
Postado em 20 de agosto de 2021
Nick Balazs, da BraveWords, escreveu uma resenha do "Senjutsu", o novo álbum do Iron Maiden, que será lançado no dia 3 de setembro.
Confira abaixo alguns trechos transcritos da resenha e confira também a matéria original, em inglês, no site da BraveWords.
"A faixa-título de 8 minutos começa de forma moderada. Um ritmo militarista sobe ao palco ao longo desta marcha de batalha, quase parece metal industrial. Bruce Dickinson carrega a melodia com um forte desempenho vocal, mas no geral é uma abertura que não é exatamente uma explosão de energia. Os britânicos vão em alta velocidade com a seguinte 'Stratego', um tiro de canhão de 5 minutos que tem todas as marcas do Maiden clássico, refrão vigoroso, ritmos galopantes e um brilhante trabalho do trio de guitarras de Adrian Smith, Dave Murray, e Janick Gers. Este é um material único e definitivo e não ficaria surpreso se um vídeo fosse feito para ele.
[...]
"'Lost In A Lost World' poderia se encaixar nos dias de Blaze Bayley, especialmente no 'The X Factor". Bruce Dickinson faz uma abordagem atmosférica com os vocais antes de um efeito vocal fantasmagórico. A música se forma em um groove mid-tempo confortável preenchido com um refrão grandioso e mais partes melódicas vintage dos talentosos guitarristas.
"Completando o primeiro disco está o trecho de música mais curto, o 'Days Of Future Past' de 4 minutos [...] Adrian Smith e Bruce Dickinson estão no seu melhor aqui e devem ir bem ao vivo.
"'The Time Machine' contém mais progressivismos e também apresenta o refrão melódico mais empolgante que o álbum oferece. Liricamente lembra Rush com Bruce Dickinson no modo de contador de histórias e se destaca como uma das melhores músicas desde seu retorno.
"O disco 2 é onde residem a grandeza e a frustração, a 'Darkest Hour' de 7 minutos apresenta um tema de guerra e é liricamente arrepiante, lembrando 'A Matter Of Life And Death'. Ela não adota a abordagem usual em termos de estrutura; é quase como uma balada com Bruce Dickinson carregando o peso da música.
"A estrela do show é 'Death Of The Celts'. O épico de 10 minutos é o Iron Maiden em sua melhor e fantástica melodia principal, solo magistral e memorável, e Bruce Dickinson desliza com os vocais de levantar os punhos no ar, enquanto narra a queda dos celtas. Tem começo, meio e fim definidos e não parece uma música longa. Se o 'Senjutsu' terminasse aqui, seria altamente satisfatório, mas Steve Harris ainda não acabou com suas obras longas e prolongadas.
"'The Parchment', embora seja forte no refrão, ela continua indo e indo e indo. O ritmo aumenta na última metade da faixa com um solo enorme, mas, no geral, não há razão para que isso não possa ser reduzido para 7 ou 8 minutos.
"'Hell On Earth' tem uma estrutura semelhante, porém Steve Harris oferece uma de suas melhores melodias - uma que ficará na sua cabeça por dias. O problema é que a música continua; depois de um solo climático; deveria ter terminado aos 7 minutos, mas ela continua. Seria bom se o produtor Kevin Shirley ou alguém interviesse e falasse ao bom e velho Steve para se controlar um pouco.
"'Senjutsu' é outro ambicioso lançamento das lendas do heavy metal. Se você não é fã dos discos desde o retorno de Bruce, você ainda não será, mas se você amou o que a banda tem feito, então certamente vai adorar."
"Senjutsu" será lançado no dia 3 de setembro. O lançamento foi acompanhado de um vídeo para a faixa "The Writing On The Wall" cheio de easter eggs com referências à longa discografia do grupo, um trabalho que contou com dezenas de artistas, inclusive do Brasil.
Assista abaixo o vídeo de "The Writing On The Wall".
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
Graham Bonnet anuncia detalhes do seu novo álbum, "Circuit Breaker"
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O álbum do Slayer que ainda arrepia Dave Lombardo depois de décadas
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Max Cavalera reforça que saída do Sepultura não foi por causa de Gloria e conta motivo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Jimmy Page
O álbum de covers que Slash considera um dos maiores de todos os tempos

Veja os 23 easter eggs do vídeo de "The Writing On The Wall", do Iron Maiden
Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
"Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, será lançado em setembro
Confira mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Veja nova foto promocional do Iron Maiden; Bruce Dickinson com novo visual
Do CD ao vinil, confira os formatos físicos de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento
Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko
O ponto fraco de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, na opinião de Bruno Sutter
Blaze Bayley revela o que achou de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden

O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath



