Resenha de novo álbum do Iron Maiden no BraveWords revela grandeza e frustração
Por Emanuel Seagal
Postado em 20 de agosto de 2021
Nick Balazs, da BraveWords, escreveu uma resenha do "Senjutsu", o novo álbum do Iron Maiden, que será lançado no dia 3 de setembro.
Confira abaixo alguns trechos transcritos da resenha e confira também a matéria original, em inglês, no site da BraveWords.
"A faixa-título de 8 minutos começa de forma moderada. Um ritmo militarista sobe ao palco ao longo desta marcha de batalha, quase parece metal industrial. Bruce Dickinson carrega a melodia com um forte desempenho vocal, mas no geral é uma abertura que não é exatamente uma explosão de energia. Os britânicos vão em alta velocidade com a seguinte 'Stratego', um tiro de canhão de 5 minutos que tem todas as marcas do Maiden clássico, refrão vigoroso, ritmos galopantes e um brilhante trabalho do trio de guitarras de Adrian Smith, Dave Murray, e Janick Gers. Este é um material único e definitivo e não ficaria surpreso se um vídeo fosse feito para ele.
[...]
"'Lost In A Lost World' poderia se encaixar nos dias de Blaze Bayley, especialmente no 'The X Factor". Bruce Dickinson faz uma abordagem atmosférica com os vocais antes de um efeito vocal fantasmagórico. A música se forma em um groove mid-tempo confortável preenchido com um refrão grandioso e mais partes melódicas vintage dos talentosos guitarristas.
"Completando o primeiro disco está o trecho de música mais curto, o 'Days Of Future Past' de 4 minutos [...] Adrian Smith e Bruce Dickinson estão no seu melhor aqui e devem ir bem ao vivo.
"'The Time Machine' contém mais progressivismos e também apresenta o refrão melódico mais empolgante que o álbum oferece. Liricamente lembra Rush com Bruce Dickinson no modo de contador de histórias e se destaca como uma das melhores músicas desde seu retorno.
"O disco 2 é onde residem a grandeza e a frustração, a 'Darkest Hour' de 7 minutos apresenta um tema de guerra e é liricamente arrepiante, lembrando 'A Matter Of Life And Death'. Ela não adota a abordagem usual em termos de estrutura; é quase como uma balada com Bruce Dickinson carregando o peso da música.
"A estrela do show é 'Death Of The Celts'. O épico de 10 minutos é o Iron Maiden em sua melhor e fantástica melodia principal, solo magistral e memorável, e Bruce Dickinson desliza com os vocais de levantar os punhos no ar, enquanto narra a queda dos celtas. Tem começo, meio e fim definidos e não parece uma música longa. Se o 'Senjutsu' terminasse aqui, seria altamente satisfatório, mas Steve Harris ainda não acabou com suas obras longas e prolongadas.
"'The Parchment', embora seja forte no refrão, ela continua indo e indo e indo. O ritmo aumenta na última metade da faixa com um solo enorme, mas, no geral, não há razão para que isso não possa ser reduzido para 7 ou 8 minutos.
"'Hell On Earth' tem uma estrutura semelhante, porém Steve Harris oferece uma de suas melhores melodias - uma que ficará na sua cabeça por dias. O problema é que a música continua; depois de um solo climático; deveria ter terminado aos 7 minutos, mas ela continua. Seria bom se o produtor Kevin Shirley ou alguém interviesse e falasse ao bom e velho Steve para se controlar um pouco.
"'Senjutsu' é outro ambicioso lançamento das lendas do heavy metal. Se você não é fã dos discos desde o retorno de Bruce, você ainda não será, mas se você amou o que a banda tem feito, então certamente vai adorar."
"Senjutsu" será lançado no dia 3 de setembro. O lançamento foi acompanhado de um vídeo para a faixa "The Writing On The Wall" cheio de easter eggs com referências à longa discografia do grupo, um trabalho que contou com dezenas de artistas, inclusive do Brasil.
Assista abaixo o vídeo de "The Writing On The Wall".
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Twisted Sister anuncia box-set com seus cinco álbuns de material inédito
Vocalista admite ter imitado seu antecessor em novo single do Fear Factory
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
O guitarrista preferido de James Hetfield; "ele me inspirou a querer tocar pesado"
O profundo significado de "Quicksand Jesus", balada inesquecível do Skid Row
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
Veja os 23 easter eggs do vídeo de "The Writing On The Wall", do Iron Maiden
Como equipe de 60 pessoas trouxe Eddie, mascote do Iron Maiden, à vida
"Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, será lançado em setembro
Confira mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Veja nova foto promocional do Iron Maiden; Bruce Dickinson com novo visual
Do CD ao vinil, confira os formatos físicos de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento
Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko
O ponto fraco de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, na opinião de Bruno Sutter
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"



