Adrian Smith teve problema com música que ele mesmo fez para "Senjutsu", do Iron Maiden
Por Igor Miranda
Postado em 17 de dezembro de 2021
O novo álbum do Iron Maiden, "Senjutsu", tem uma série de músicas bem elaboradas. Com média de 8 minutos por faixa, o disco volta a explorar uma pegada mais progressiva por parte da banda, que adota uma postura arrojada ao criar melodias e arranjos para as canções.
Em entrevista à Guitar World, o guitarrista Adrian Smith revelou que teve problemas para concluir uma de suas próprias composições para o trabalho. "The Writing on the Wall", parceria autoral com o vocalista Bruce Dickinson, foi desafiadora nesse sentido.
"As músicas mais difíceis para mim foram aquelas que eu mesmo compus, porque você acaba investindo nelas de maneira muito pessoal. Tive muitos problemas com 'The Writing on the Wall'. Você tem três guitarras tocando o mesmo riff - um acorde em Ré (D) aberto - e a entonação é crucial. É simples, mas tem que ter as três guitarras tocando aquele acorde, e todos tocam o acorde de maneira um pouco diferente", explicou, inicialmente.
Por estar muito envolvido com a criação da música, Smith não aceitava qualquer tipo de performance na gravação da faixa. "Os outros ficavam tipo: 'oh yeah, está indo bem'. E eu: 'não, soa azedo e desafinado'. Sou muito sensível a isso. Tive que fazer uma pausa e caminhar por Paris por algumas horas para endireitar minha cabeça (risos). Acho que acabamos tocando uma guitarra só e os outros fizeram overdub", disse.
Dave Murray e Janick Gers, colegas de instrumento de Adrian Smith, também participavam da entrevista. Os dois, assim como o parceiro, foram convidados a escolher seus momentos de maior complicação nas gravações de "Senjutsu". Suas respostas foram um pouco mais amplas, sem citar faixas específicas.
"São muitos riffs pesados e padrões difíceis neste álbum", declarou Dave. "São peças complexas. Em muito disso, o que pegava era o tempo: se você está tocando uma linha melódica, às vezes você não precisa estar 100% certo na nota, você pode recuar um pouco ou jogar um pouco para frente, para criar uma sensação diferente", completou.
Gers, por sua vez, comentou: "Acho que o desafio foi a quantidade de melodias por trás do material vocal. Mas não é algo sobre mim. Estou procurando juntar as músicas. A partir desse contexto, acho que tudo parece se encaixar e tudo parece bom".
"Senjutsu" está disponível nas plataformas digitais desde o último mês de setembro. O álbum também conta com uma edição nacional em CD à venda pela Amazon.
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps