O que Bruce Dickinson, do Iron Maiden, pensa de quem reclama de músicas e álbuns longos
Por Igor Miranda
Postado em 26 de agosto de 2021
Desde as voltas do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith ao Iron Maiden, muitos fãs têm reclamado do tempo de duração mais longos das músicas produzidas pela banda a partir dali. Os álbuns também estão sendo considerados "extensos" demais por parte do público do grupo.
Os comentários sobre esse assunto ganharam força, em especial, com os dois álbuns mais recentes do Maiden: "The Book of Souls", lançado em 2015, e "Senjutsu", que ainda vai chegar a público no próximo dia 3 de setembro. Os dois discos são os únicos trabalhos de estúdio em formato duplo da história da banda - muito disso em decorrência da duração mais longa das músicas.
Qual seria a opinião de Bruce Dickinson com relação aos fãs que reclamam das durações de músicas e álbuns mais recentes do Iron Maiden? Em entrevista à Revolver, o vocalista revelou entender que as pessoas estão com cada vez menos tempo à disposição, mas destacou que uma banda tão experiente sempre quer oferecer mais.
"Entendo que as pessoas agora tenham períodos de atenção supostamente curtos, mas não estou 100% convencido de que isso seja verdade. Algumas pessoas têm, claro, mas há outras pessoas que ainda podem entender o drama e as luzes e sombras de uma música", afirmou.
Dickinson ainda deixou claro que o Maiden "não está mais fazendo o que fazia quando surgiu no metal". "Nós fizemos aquilo nos cinco ou seis primeiros álbuns, mas nós estamos agora no álbum de número 17. Podemos fazer muito mais agora, levando as pessoas realmente a uma jornada", disse.
Na visão do cantor, projetos como "Senjutsu" e "The Book of Souls" são ideais para o formato de álbum - e oferecem sensações que músicas mais curtas, ou singles isolados, não são capazes de dar aos fãs.
"Essa é a beleza de ser antiquado e gostar de álbuns, pois ainda pensamos desse jeito. Ainda pensamos como disco de vinil, em lado A e lado B. Uma das coisas legais do vinil era que ele te provocava a contar uma história nos primeiros 25 minutos, e então você virava o disco e haveria outros 25 minutos que poderiam ser diferentes. É tipo capítulo um e dois: você sempre pensa: 'como será que o capítulo dois começa, como ele termina?'. É uma experiência completa", pontuou.
Steve Harris e as músicas longas do Iron Maiden
Em outras entrevistas, Bruce Dickinson havia deixado claro que o responsável pela maioria das canções longas dos álbuns mais recentes do Iron Maiden é Steve Harris. O baixista e líder da banda é um grande fã de rock progressivo e tem explorado essa vertente há um bom tempo nas composições do grupo.
À Revolver, o cantor voltou a destacar como o método criativo do baixista interfere no resultado final de algumas músicas. "Passamos algumas semanas fazendo bases e, claro, isso também envolveu o processo de composição, que tendia a ser Steve pegando alguns trechos de outra pessoa, como Adrian e Janick (Gers, guitarrista), trancando-se em seu covil por dois a cinco dias e voltando: 'oh, acho que tenho uma música' - e seria uma dessas de 9, 10, 11 minutos", revelou.
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Felipe Andreoli cita Warren Buffett para explicar se música dá ou não dinheiro atualmente
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?

"Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, será lançado em setembro
Confira mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Veja nova foto promocional do Iron Maiden; Bruce Dickinson com novo visual
Do CD ao vinil, confira os formatos físicos de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento
A reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbum do Iron Maiden
Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko
O ponto fraco de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, na opinião de Bruno Sutter
Blaze Bayley revela o que achou de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis


