Nicko revela música mais difícil de tocar na bateria em "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Por Igor Miranda
Postado em 14 de setembro de 2021
Nicko McBrain é, certamente, um dos grandes destaques de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden. Mesmo aos 69 anos de idade, o baterista conseguiu entregar mais uma grande performance no instrumento - não à toa, o vocalista Bruce Dickinson definiu o colega como a "arma secreta" do disco.
Como era de se esperar, algumas músicas foram mais complicadas do que outras para Nicko McBrain em "Senjutsu". Qual teria sido, então, a mais difícil de se gravar?
Em entrevista ao podcast Talk is Jericho, com transcrição via Ultimate Guitar, o próprio baterista revelou a resposta. Na visão dele, a faixa "Stratego" foi a responsável por mais fazê-lo suar a camisa.
"Em 'Stratego', são tercinas (triplets) no bumbo o tempo todo, em um ritmo de 130 BPM (batidas por minuto), esse tipo de tempo, então, fica bem no limite", afirmou, inicialmente.
McBrain lembrou que o baixista Steve Harris, um dos compositores de "Stratego" ao lado do guitarrista Janick Gers, foi o responsável por introduzir o ritmo peculiar à música. Dessa forma, o baterista precisou tirar um tempo para estudar a parte rítmica da canção.
"Lembro de quando Steve a trouxe, falou: 'oh, eu sinto a tercina, sinto o galope'. Quando tentamos, tive dificuldade. Falei: 'você vai ter que deixar eu me acostumar um tempo com ela, preciso praticar para limpá-la'. Eles me deram algum tempo. Lembro também que 'Death of the Celts' foi feita em partes", disse, citando outra faixa de "Senjutsu".
Mencionando o baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts, falecido recentemente, Nicko destacou: "Quando falamos sobre Charlie Watts, o que está entre as notas... você toca o que é necessário para a música. Se for similar com algo que já foi feito, que seja. Não vou mudar algo só porque parece com algo que fiz antes, tipo 'Where Eagles Dare', sabe? Sou o condutor da parte rítmica, somos Steve e eu. Baixo e bateria são a espinha dorsal da banda. O que Steve toca dita o que eu toco".
O baterista completa: "Como digo para Adrian (Smith, guitarrista): 'é tudo culpa sua'. Ele diz: 'não, você preparou a cama, agora precisa se deitar nela'. É o que a música precisa. Não é porque é tipo: 'oh, esse é o galope do Maiden, vou colocar em todo lugar'. Não, faço o necessário. Eu gostaria de tocar o bumbo apenas nos compassos um e três, seria divertido, tipo a versão discoteca (risos)".
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Kam Lee (Massacre, ex-Death) será o vocalista do Benediction no show em São Paulo
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
O integrante do Iron Maiden que é a carta secreta de "Senjutsu", segundo Bruce
Confira mais informações sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Veja nova foto promocional do Iron Maiden; Bruce Dickinson com novo visual
Do CD ao vinil, confira os formatos físicos de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Iron Maiden: novo álbum estava gravado desde 2019, mas pandemia atrasou lançamento
A reação de Bruce Dickinson ao ficar sabendo do título do próximo álbum do Iron Maiden
Adrian Smith dá primeira entrevista ao Brasil sobre "Senjutsu", novo do Iron Maiden
Iron Maiden: eles já nem ligam mais se uma nova composição dura 12 minutos, diz Nicko
O ponto fraco de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, na opinião de Bruno Sutter
Blaze Bayley revela o que achou de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Como o Iron Maiden foi de banda banida por "satanismo" a símbolo de liberdade no Chile
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Nicko McBrain anuncia o livro "Hello Boys and Girls!", que será lançado em outubro
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson


