Como um cover levou Ritchie Blackmore a sair do Deep Purple e formar o Rainbow
Por André Garcia
Postado em 12 de abril de 2022
O Deep Purple não era de seguir uma mesma direção por muito tempo. Fundado em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore, começou com um som mais psicodélico, mas sem uma proposta definida. O que mudou com a chegada de Ian Gillan e Roger Glover, com quem a banda se tornou mundialmente conhecida como um dos maiores percussores do heavy metal, com clássicos como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Deep Purple - Mais Novidades
Em 1973, Ian e Roger deram lugar a David Coverdale e Glenn Hughes, com quem a banda se reinventou sem perder a qualidade lançando "Burn" (1974). E, quando parecia que as coisas estavam no caminho certo, "Stormbringer" (1974) trouxe mais mudança.
Mudança essa que aconteceu, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, mais especificamente em 7 de abril de 1975 — o dia em que Ritchie Blackmore pegou a todos de surpresa (inclusive seus companheiros) ao deixar o Deep Purple.
A máquina de moer músicos
Para entender a saída do fundador da banda, é preciso entender que ela desde o começo da década emendava gravações e turnês. Rotina aquela que, com o grande sucesso atingido a partir de "Machine Head", se tornou massacrante. Tanto que o principal motivo da saída de Ian Gillan e Roger Glover havia sido justamente a exaustão.
Em 1975, os integrantes estavam acabados de tanto compor, gravar e viajar, o que também desgastou ainda mais a relação entre eles. Além da convivência forçada noite e dia, as tensões eram agravadas por doses cada vez maiores de drogas e vaidade. Blackmore, além de farto desses conflitos internos, estava ainda artisticamente frustrado e musicalmente insatisfeito com o Deep Purple.
Em "Stormbringer" Coverdale e Hughes acrescentaram suas influências pessoais, como soul music e funk, à sonoridade da banda, o que desagradou ao guitarrista, mais purista. Para piorar, durante as gravações ele quis gravar "Black Sheep of the Family", do Quatermass, mas a banda se recusou.
Se sentindo sem espaço em sua própria banda, ele chegou à conclusão de que precisava de novos ares. Assim, aproveitando uma pausa na turnê americana, Ritchie Blackmore gravou "Black Sheep of the Family" com Ronnie James Dio e sua banda, o Elf. No estúdio a química fluiu tão bem que eles decidiram gravar outra e outra… até terem aquilo que seria o disco de estreia do Rainbow.
Quando a massacrante rotina do Deep Purple foi retomada, já era claro para o guitarrista que não era ali que ele queria estar. Assim, após o fatídico show do dia 7 de abril em Paris, Blackmore chegou ao limite com aquela situação e finalmente deixou a banda. Pouco depois foi anunciada oficialmente a formação do Rainbow, bem como o lançamento de seu debut, que parecia ter saído do nada.
O Deep Purple seguiu em frente com Tommy Bolin como novo guitarrista, e com ele chegou a lançar "Come and Taste the Band", se separando pouco depois. Com o Rainbow, Ritchie Blackmore seguiu até 1984, quando reuniu o Deep Purple com a clássica formação de "Machine Head", que produziu "Perfect Strangers" (1984).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris


Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Como surgiu a incrível sintonia entre Steve Morse e Jon Lord no Deep Purple
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson
Glenn Hughes se arrepende até hoje de ter deixado o Trapeze
Como o maior riff da história do Rock foi roubado do Brasil


