O cara que recusou Deep Purple mesmo após Ritchie Blackmore demitir membro e chamá-lo
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2025
Uma história pouco conhecida dos bastidores do rock voltou a circular após o crítico musical Regis Tadeu comentar o caso em uma live em seu canal, resgatada pelo canal CrimsonCortes. Segundo ele, em plena fase de ouro do Deep Purple, o baixista e vocalista do Thin Lizzy, Phil Lynott, foi cogitado para substituir Roger Glover — que chegou a ser demitido por pressão de Ritchie Blackmore.
Deep Purple - Mais Novidades

"É inacreditável", disse Regis, ao relembrar o episódio. "O Roger Glover era amigo do cara, mas o Blackmore não queria mais saber. Mandaram o baixista embora e foram atrás do Phil Lynott. Só que o Phil disse ‘não’. Preferiu continuar no Thin Lizzy, que começava a engrenar com Whiskey in the Jar."
A situação se conecta a um rumor real da época: em 1972, Blackmore e o baterista Ian Paice chegaram a ensaiar um power trio com Lynott, batizado de Baby Face. O projeto, porém, nunca decolou. "A voz dele era assombrosa, maravilhosa, mas ele não sabia tocar baixo no nível que precisávamos. Quando são apenas três, todos têm que ser muito bons. Ele ainda não estava pronto", relembrou Paice anos depois.

Deep Purple e Phil Lynott?
Apesar da recusa, Blackmore insistia na ideia de ter Phil ao seu lado — a ponto de propor não só a saída de Glover, mas também a de Ian Paice, formando um trio alternativo. Mais uma vez, Lynott recusou. "Imagina, vou sair do Thin Lizzy pra isso?", teria respondido o músico irlandês, segundo relatos.
Sem a adesão de Lynott, o Deep Purple seguiu seu caminho, vivendo mudanças de formação e consolidando-se como um dos gigantes do hard rock. Já Phil Lynott se tornou um dos grandes nomes da música irlandesa, com o Thin Lizzy ganhando reconhecimento definitivo apenas após sua morte em 1986.
"Histórias como essa mostram como as demissões e convites em bandas muitas vezes seguem lógicas inacreditáveis", concluiu Regis Tadeu em sua análise. "O que parecia certo nos bastidores poderia ter mudado completamente a história do rock — mas não aconteceu."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps