O melhor álbum ao vivo da história segundo Lars Ulrich (Metallica)
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2025
O canal oficial do Deep Purple no YouTube publicou um vídeo de Lars Ulrich falando sobre o álbum "Made in Japan". Nele, o baterista do Metallica fala sobre a importância do trabalho, que ganhou edição super deluxe recentemente. A caixa conta com 5 CDs e Blu-ray trazendo a íntegra dos três shows usados no registro de 1972. O material foi remixado pelo músico e produtor Steven Wilson. Detalhes completos no link abaixo.

"Olá a todos. Lars aqui. Só quero tirar um tempinho e dizer que há 53 anos, neste mesmo fim de semana, o Deep PURPLE esteve no Japão pela primeira vez e aqueles três shows foram gravados. Duas noites em Osaka, uma noite em Tóquio foram gravadas e acabaram se tornando o álbum 'Made In Japan' — na minha humilde opinião, sem dúvida o melhor álbum ao vivo de hard rock de todos os tempos. Já o ouvi umas 18 mil vezes e cada vez que o escuto de novo fica cada vez melhor, é tão louco e incrível. É tão animado, tão energético e simplesmente 'aarghhh'. Sabem o que quero dizer? Sabem o que quero dizer?
Agora, há uma reedição, uma remasterização, todas essas coisas 're', uma versão do álbum que inclui — deixe-me ver se entendi — todas as três noites dos três shows. Então, não apenas uma versão de cada uma das músicas, mas três versões diferentes de cada uma delas. Está saindo agora e tem, obviamente, todo o resto, dependendo do pacote que você comprar. Tem a pia da cozinha, mais peças da pia da cozinha, uma pia maior e todas essas coisas.
Mas voltando à música, a coisa mais louca de ouvir isso, e como eu disse, já ouvi muito, é que quando você ouve as três noites dos três shows diferentes, as versões das músicas, elas são todas muito f*das, mas são diferentes umas das outras. Então, numa noite, ‘Child In Time’ tem uma duração diferente a cada registro. Ritchi Blackmore está com um humor diferente. Ian Paice está tocando contra ele dessa forma, e isso cria essas vibrações. E então Ian Gillan aparece enquanto Roger Glover está segurando as pontas. E Jon Lord também é muito f*da nos teclados.
Talvez este seja o vídeo mais longo homenageando e saudando este grande trabalho. Prometo que vou calar a boca agora. Mas 'Made In Japan', pessoal, 'Made In Japan', 'Made In Motherfucking Japan' está saindo de novo como uma reedição e todas essas coisas boas. Confiram. Só confiram. Talvez vocês já tenham ouvido 9.000 vezes. Talvez nunca tenham ouvido. Onde quer que vocês estejam, só confiram, porque em termos de hard rock and roll ao vivo, isso é o melhor que existe. Obrigado por ouvirem essa baboseira. Lars dizendo ‘câmbio e desligo’."
A relação de Lars Ulrich com o Deep Purple vem de longa data. Em 2016, o músico dinamarquês foi selecionado para o texto introdutório da banda no Rock and Roll Hall of Fame. O discurso pode ser conferido na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead é ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Deep Purple anuncia box-set super deluxe de "Made in Japan"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Seria do Iron Maiden o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos?


