O melhor álbum ao vivo da história segundo Lars Ulrich (Metallica)
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2025
O canal oficial do Deep Purple no YouTube publicou um vídeo de Lars Ulrich falando sobre o álbum "Made in Japan". Nele, o baterista do Metallica fala sobre a importância do trabalho, que ganhou edição super deluxe recentemente. A caixa conta com 5 CDs e Blu-ray trazendo a íntegra dos três shows usados no registro de 1972. O material foi remixado pelo músico e produtor Steven Wilson. Detalhes completos no link abaixo.

"Olá a todos. Lars aqui. Só quero tirar um tempinho e dizer que há 53 anos, neste mesmo fim de semana, o Deep PURPLE esteve no Japão pela primeira vez e aqueles três shows foram gravados. Duas noites em Osaka, uma noite em Tóquio foram gravadas e acabaram se tornando o álbum 'Made In Japan' — na minha humilde opinião, sem dúvida o melhor álbum ao vivo de hard rock de todos os tempos. Já o ouvi umas 18 mil vezes e cada vez que o escuto de novo fica cada vez melhor, é tão louco e incrível. É tão animado, tão energético e simplesmente 'aarghhh'. Sabem o que quero dizer? Sabem o que quero dizer?
Agora, há uma reedição, uma remasterização, todas essas coisas 're', uma versão do álbum que inclui — deixe-me ver se entendi — todas as três noites dos três shows. Então, não apenas uma versão de cada uma das músicas, mas três versões diferentes de cada uma delas. Está saindo agora e tem, obviamente, todo o resto, dependendo do pacote que você comprar. Tem a pia da cozinha, mais peças da pia da cozinha, uma pia maior e todas essas coisas.
Mas voltando à música, a coisa mais louca de ouvir isso, e como eu disse, já ouvi muito, é que quando você ouve as três noites dos três shows diferentes, as versões das músicas, elas são todas muito f*das, mas são diferentes umas das outras. Então, numa noite, ‘Child In Time’ tem uma duração diferente a cada registro. Ritchi Blackmore está com um humor diferente. Ian Paice está tocando contra ele dessa forma, e isso cria essas vibrações. E então Ian Gillan aparece enquanto Roger Glover está segurando as pontas. E Jon Lord também é muito f*da nos teclados.
Talvez este seja o vídeo mais longo homenageando e saudando este grande trabalho. Prometo que vou calar a boca agora. Mas 'Made In Japan', pessoal, 'Made In Japan', 'Made In Motherfucking Japan' está saindo de novo como uma reedição e todas essas coisas boas. Confiram. Só confiram. Talvez vocês já tenham ouvido 9.000 vezes. Talvez nunca tenham ouvido. Onde quer que vocês estejam, só confiram, porque em termos de hard rock and roll ao vivo, isso é o melhor que existe. Obrigado por ouvirem essa baboseira. Lars dizendo ‘câmbio e desligo’."
A relação de Lars Ulrich com o Deep Purple vem de longa data. Em 2016, o músico dinamarquês foi selecionado para o texto introdutório da banda no Rock and Roll Hall of Fame. O discurso pode ser conferido na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
Os 50 maiores solos de metal de todos os tempos, segundo Bradley Hall
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda

Deep Purple anuncia box-set super deluxe de "Made in Japan"
Ian Gillan nunca se cansou de cantar "Smoke on the Water", do Deep Purple
A reação empolgada de Joe Satriani ao tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Ian Paice diz que nova turnê do Deep Purple pode ser a última
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
A maior banda da história do heavy metal, segundo Mike Portnoy
A melhor banda de metal nacional para cada letra do alfabeto


