Os dois discos do Deep Purple que Ritchie Blackmore gostaria de esquecer
Por Bruce William
Postado em 05 de agosto de 2025
Ao longo de sua trajetória com o Deep Purple, Ritchie Blackmore foi responsável por alguns dos riffs mais marcantes da história do rock, registrados em trabalhos hoje considerados clássicos como "Machine Head" e "In Rock." Mas nem todos os álbuns da banda agradam ao próprio guitarrista, que, com o passar dos anos, apontou dois discos que ele considera ruins - coincidentemente ambos lançados durante a fase de reunião com Ian Gillan nos anos 1980 e 1990.
Deep Purple - Mais Novidades
O primeiro alvo de suas críticas é "The House of Blue Light", de 1987. Foi o segundo trabalho após a volta da formação clássica, e apesar do sucesso comercial em países europeus, a relação entre os integrantes já estava abalada. A tensão se refletiu no clima das gravações e, segundo o próprio Blackmore, no resultado final. "Achei 'Perfect Strangers' muito bom. Mas 'The House of Blue Light', achei terrível", afirmou à Record Collector em 1998, em fala resgatada pela Rock and Roll Garage.
Já o segundo álbum rejeitado por Blackmore é "The Battle Rages On", de 1993. O disco marcou a última tentativa de manter Gillan e Blackmore na mesma formação, algo que não deu certo. O guitarrista chegou a elogiar as faixas instrumentais antes dos vocais serem adicionados, mas considerava que o vocalista não combinava com a proposta do grupo naquele momento. O clima nos bastidores ficou tão pesado que ele decidiu abandonar o barco no meio da turnê.
Em uma entrevista posterior, Blackmore disse ter escrito uma carta à banda avisando que ficaria mais seis semanas para que encontrassem um substituto, mas não suportava mais a convivência com Gillan. Apesar das tentativas anteriores de reconciliação, os dois nunca chegaram a um entendimento artístico real. "Escrevi uma carta dizendo que não aguentava mais aquele circo. Amo a banda, mas não suporto o cantor. Sabia que não daria certo, mas aceitaram minha volta mesmo assim. Depois de seis semanas na estrada, percebi que não dava mais. A percepção musical dele e a minha são mundos diferentes."
Após sua saída definitiva do Deep Purple em 1993, Blackmore encerrou sua trajetória no hard rock por um bom tempo. No ano seguinte, iniciou o projeto Blackmore's Night ao lado da esposa Candice Night, explorando sonoridades renascentistas e acústicas. Já os últimos registros com o Purple ainda lhe trazem lembranças amargas, marcadas por desentendimentos e frustrações criativas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence


Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire


