A curiosa ligação entre duas músicas do Pink Floyd que foram lançadas com 24 anos de diferença
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2025
Lançada em 1994, "High Hopes" encerra o álbum "The Division Bell" com um tom melancólico e reflexivo, sendo até hoje uma das canções mais queridas por David Gilmour (youtube). No entanto, poucos percebem que, logo nos primeiros segundos da música, há uma conexão direta com o passado distante do Pink Floyd. Os sinos que ecoam na abertura não são apenas um recurso dramático, eles são literalmente os mesmos que introduzem "Fat Old Sun", faixa composta por Gilmour em 1970 para o disco "Atom Heart Mother" (youtube).

Mais do que um detalhe técnico, esse reaproveitamento sonoro estabelece uma ponte entre duas fases bem distintas da banda e, de certa forma, abrem e fecham um ciclo. Em 1970, o Pink Floyd ainda buscava sua identidade após a saída de Syd Barrett. "Fat Old Sun" foi uma das primeiras composições solo de Gilmour, e ele próprio tocou a maioria dos instrumentos na gravação original: guitarras, baixo, bateria e vocais. Richard Wright contribuiu apenas com o órgão. A canção foi tocada ao vivo pela banda entre 1970 e 1971, mas ganhou vida nova nos shows solo de Gilmour, especialmente a partir de 2006.
Gilmour revelou que tem um carinho especial por "Fat Old Sun", a ponto de tentar incluí-la na coletânea "Echoes: The Best of Pink Floyd". "Eu sempre gostei dessa música, uma das primeiras que escrevi. Tentei convencer o pessoal a colocá-la na coletânea, mas eles não quiseram. Eu toquei a bateria na gravação original, mas ficou horrível", brincou. O som dos sinos, extraído da biblioteca de efeitos sonoros do estúdio Abbey Road, acabou se tornando parte essencial do clima pastoral da faixa.
Já em "High Hopes", os mesmos sinos cumprem papel diferente. Se antes evocavam a calmaria de vilarejos britânicos, agora anunciam um adeus e não só ao disco, mas a uma era inteira do Pink Floyd. A música, escrita por Gilmour com a letrista Polly Samson, é cheia de referências sutis ao passado da banda. O verso final, "The endless river / Forever and ever", ecoa a letra de "See Emily Play", lançada em 1967, e inspirou o nome do último álbum do grupo, "The Endless River" (2014).
É curioso como essas conexões não se dão apenas pelas letras ou temas, mas também por sons específicos, reutilizados de forma precisa, quase como se Gilmour estivesse fechando ciclos com gestos discretos. O mesmo sino que marcava o começo tímido de sua trajetória como compositor passou a anunciar o encerramento emocional da discografia do Pink Floyd.
O elo entre "Fat Old Sun" e "High Hopes" mostra que, mesmo num universo sonoro tão vasto quanto o do Pink Floyd, certas notas ressoam mais do que outras, e às vezes, elas voltam a tocar quando menos se espera.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Tarja Turunen afirma que não voltaria a trabalhar com ex-parceiros de Nightwish
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
A estrada real que inspirou "Highway to Hell", segundo Brian Johnson
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira



Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
Pink Floyd "não é uma banda de rock", segundo um de seus músicos
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles


