O guitarrista que David Gilmour adora e Pink Floyd cogitou contratar: "Não seria perfeito"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de agosto de 2025
Ao longo das últimas décadas, David Gilmour se consolidou como um dos guitarristas mais reconhecíveis do rock. Seu estilo contemplativo, emocional e técnico ajudou a definir a identidade sonora do Pink Floyd, sobretudo após a saída de Syd Barrett. Mas, quando o assunto é influência e admiração, Gilmour nunca escondeu quem ocupa o topo da lista em sua opinião: Jeff Beck.
Pink Floyd - Mais Novidades

"Provavelmente a pessoa que mais admirei de forma consistente como guitarrista", disse Gilmour, em entrevista de 2022. As entrevistas foram compiladas pela Far Out. "Um cara adorável." A reverência não é recente. Já em 1990, em entrevista ao The Observer, Gilmour dizia que Beck era "o guitarrista mais brilhante e constante dos últimos 25 anos". Também em um documentário sobre a carreira de Beck, Gilmour foi enfático ao classificá-lo como "um guitarrista fora da curva, que não gosta de se repetir e assume riscos o tempo todo".
O encontro entre os dois, ainda que tardiamente, aconteceu no palco. Em 2009, Gilmour foi convidado por Beck a participar de uma apresentação no Royal Albert Hall. A performance selou um reconhecimento mútuo que vinha se desenhando havia décadas.

Apesar disso, o vínculo entre Beck e o universo do Pink Floyd poderia ter sido ainda mais profundo. Em entrevista à revista Guitarist francesa, publicada em 2002, Gilmour revelou que, antes mesmo de ser chamado para integrar a banda, os integrantes do Pink Floyd cogitaram recrutar Jeff Beck para o posto de guitarrista. "Eles sempre disseram que adorariam tê-lo na banda. Ele é um guitarrista incrível", contou. "Mas não sei se ele seria perfeito para o trabalho. A história teria sido bem diferente."
Depois da saída de Syd Barrett, o Pink Floyd não sabia ao certo como seria seu futuro. Gilmour entrou como uma espécie de "seguro" para suprir a ausência crescente de Barrett, mas rapidamente assumiu papel central na formação. Embora Beck fosse tecnicamente brilhante, Gilmour sugere que a química com o restante da banda talvez não tivesse sido a mesma.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps