Kiko Loureiro conta como Teemu Mäntysaari foi escolhido para ser guitarrista do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de janeiro de 2024
O músico brasileiro Kiko Loureiro, ex-guitarrista das bandas Angra e Megadeth, concedeu longa entrevista à Guitar World. Como era de se imaginar, Kiko falou sobre a sua saída do grupo de Thrash Metal liderado por Dave Mustaine.
Kiko relembrou a recente participação no podcast Amplifica (apresentado por Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra), onde mencionou que saiu do Megadeth por conta de sua liberdade.
"Ele [Rafael] não queria perguntar nada sobre o Megadeth, mas eu sentia que precisava falar sobre tudo. Então, mencionei essa coisa de ‘liberdade’ e não tenho ideia de como a Internet interpretou isso, porque eu quase não acesso. Tenho certeza de que as pessoas interpretaram de formas diferentes.
Isso [a saída do Megadeth] surgiu de uma longa conversa sobre meus sentimentos em relação à minha vida - não se tratava de querer ficar livre do Megadeth de uma forma ruim. Sei que muitas pessoas não podem deixar seus empregos e optar por ficar desempregadas, mas eu tinha duas opções viáveis: estar no Megadeth ou não. Escolhi minha vida pessoal", relatou Kiko, que também contou como seu substituto Teemu Mäntysaari entrou no Megadeth.
"Dave é o comandante, certo? Então, eu disse a ele: ‘Você escolhe o guitarrista, e eu o ajudarei como puder’. Mas isso não estava acontecendo, então dei o primeiro passo, fiz uma lista de guitarristas, e Teemu estava nessa lista. Eu tinha ouvido coisas boas e visto alguns vídeos, e o fato de ele estar na Europa e poder viajar facilmente para participar da turnê europeia ajudou. Apresentei isso ao Dave, e ele concordou."
Embora ainda não fosse um integrante do Megadeth, Teemu começou a acompanhar o quarteto, para saber como as coisas funcionam dentro da banda.
"Fizemos com que ele assistisse ao maior número possível de shows durante o verão. Ele foi à minha casa e eu lhe dei acesso a tudo - minhas predefinições e até mesmo minhas guitarras. Eu disse: ‘Você também usa Ibanez. Se quiser, pode pegar emprestado o que quiser’.
Ele filmou os shows, e eu lhe mostrei todos os movimentos para prepará-lo. Mais tarde, ele foi ao meu quarto de hotel e fizemos tudo várias vezes. Eu queria fazer uma transição o mais limpa possível para mostrar que não estava saindo do Megadeth em condições ruins. Eu queria o melhor para a banda.
Então, qualquer guitarra, equipamento ou conhecimento que eu tivesse, eu oferecia a Teemu. Também ofereci uma visão da dinâmica de estar no Megadeth, que tem suas próprias regras - é como uma corporação e tem seu próprio estilo. Eu queria dar a ele conhecimento, para que eu não estivesse apenas dando ao Dave um cara para agora, mas um cara para sempre", explicou o talentoso guitarrista.
Kiko Loureiro foi guitarrista do Megadeth entre 2015 e 2023. Enquanto foi integrante do grupo, gravou os discos "Dystopia" e "The Sick, The Dying…And The Dead!". Leia mais sobre a sua saída na nota abaixo.
Saída de Kiko Loureiro do Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps