Kiko Loureiro, ex-guitarrista do Megadeth, diz que indicou e treinou Teemu Mäntysaari
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de novembro de 2023
O músico brasileiro Kiko Loureiro, que foi integrante do Megadeth entre 2015 e 2023, participou do episódio número 188 do podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, guitarrista e membro fundador do Angra. Durante a longa conversa, que foi ao ar na noite da última terça-feira (28 de novembro), os dois talentosos artistas falaram sobre um dos assuntos mais comentados no universo do metal: a saída de Kiko do Megadeth.
Segundo Kiko, as longas turnês do Megadeth foram determinantes para que ele se afastasse do grupo liderado por Dave Mustaine.
"É tipo um dilema, tipo… eu tenho algumas questões de família, que eu queria ficar mais em casa (...). Sempre as pessoas acham que tem um problema muito sério na minha vida acontecendo pra poder abrir mão, entendeu? E ninguém consegue imaginar assim: ‘Não, o cara tomou uma decisão, simplesmente’.
Existe uma questão que eu preciso ficar em casa mais. Eu não posso ficar três meses em turnê, mais seis meses fora de casa. É muito tempo", afirmou Kiko, que em outro ponto do vídeo, falou sobre o seu substituto, o finlandês Teemu Mäntysaari.
"Eu que indiquei, eu treinei. O cara foi na minha casa, tocamos, mostrei, fiz vídeo, fiz tudo", complementou o ex-membro das bandas Megadeth e Angra.
Clique no player abaixo e confira um pouco da conversa entre Kiko e Rafael.
O afastamento de Kiko Loureiro
Membro do Megadeth desde 2015, Kiko Loureiro anunciou em setembro deste ano que se afastaria das atividades da banda, por razões familiares. Dois meses depois, o guitarrista informou que seu afastamento iria se prolongar por 2024.
Em setembro, tive que me afastar da parte norte-americana da turnê por motivos familiares. Olhando para o futuro, durante 2024, prevemos uma agenda de turnês ainda mais pesada para o Megadeth. Após profunda reflexão e discussões com Dave Mustaine e a gestão do Megadeth, concordamos coletivamente que é a decisão certa prolongar minha ausência. Não quero atrapalhar nenhum plano da banda ou o trabalho duro de todas as pessoas incríveis envolvidas na turnê.
Meus nove anos com o Megadeth foram uma jornada inacreditável, repleta de incontáveis momentos que precisei me beliscar. Turnês inesquecíveis, um prêmio Grammy por 'Dystopia', uma indicação ao Grammy e vários elogios por 'The Sick, The Dying, And The Dead' são apenas alguns dos destaques. É difícil colocar em palavras a magnitude destas experiências. Tenho certeza de que qualquer fã de heavy metal pode apreciar o quão incrível é tocar e criar música em uma banda que você cresceu ouvindo e dividir o palco com uma lenda da guitarra como Dave Mustaine junto com músicos fenomenais como James LoMenzo e Dirk Verbeuren, sem mencionar nossa incrível equipe. No entanto, o aspecto mais querido desses nove anos foi conhecer o incrível exército de fãs devotos do Megadeth ao redor do mundo. Sua dedicação é inspiradora e tenho imensa admiração e respeito por todos", escreveu Kiko.
Kiko Loureiro fora do site oficial (e do Megadeth)
Alguns dias após o pronunciamento de Kiko, a sua ficha técnica desapareceu do site do Megadeth e foi substituída pela ficha com os dados de seu substituto. Desde o dia 26 de novembro, o guitarrista aparece no site da banda como um ex-membro.
Quem é Teemu Mäntysaari?
Escolhido como o substituto de Kiko Loureiro, Teemu Mäntysaari é um guitarrista finlandês que também faz parte das bandas Wintersun e Smackbound. Nascido em janeiro de 1987, Teemu é guitarrista profissional desde os anos 2000.
Embora tenha feito poucos shows com o Megadeth, Teemu recebeu elogios de seu novo chefe. Mustaine falou sobre as habilidades do guitarrista durante entrevista concedida ao youtuber Wes Styles.
"Ele é realmente ótimo. Estou super animado com o que Teemu trouxe. E é estranho porque ele toca muito como Marty [Friedman]. E é realmente emocionante. Em certos momentos eu simplesmente fecho meus olhos durante o set e ouço essas músicas tocadas, seja como Kiko no passado ou Teemu agora, parece realmente mágico porque esses caras aprenderam essas músicas e eles não estão apenas indo lá e tocando suas guitarras; eles realmente aprenderam os solos com alguns dos virtuosos com quem toquei ao longo da minha carreira", afirmou Mustaine.
Para mais informações sobre Teemu Mäntysaari, acesse a nota a seguir.
Saída de Kiko Loureiro do Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps